Responda rápido: você conhece todas as vantagens oferecidas pelo seu cartão de crédito? Se não conseguiu se lembrar de nenhuma ou só se recordou do programa que acumula pontos, então este conteúdo é para você.

Apesar de ser um dos meios de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, muitas pessoas ainda desconhecem a variedade de benefícios oferecidos pelos cartões de crédito. Por isso não conseguem explorar todo o potencial que eles podem proporcionar.

Querendo resolver essa questão, o Blog BB preparou um guia com dicas para ajudá-lo a aproveitar o seu cartão de crédito ao máximo e desfrutar de vantagens que somente ele pode oferecer. Confira!

Quais são as vantagens do cartão de crédito?

Os cartões de crédito têm benefícios mais populares, como o parcelamento de compras, e outros menos conhecidos, como a garantia estendida de produtos. Dessa forma, conhecer todas as vantagens que o emissor e a bandeira fornecem para seu cartão pode ajudar a economizar dinheiro e tornar o uso muito mais conveniente.

Uma dica valiosa aqui é sempre conferir quais benefícios de bandeira seu cartão tem acesso e checar as condições para usá-los. Um bom exemplo do motivo para ter essa atenção é em relação aos benefícios de seguros disponíveis em diversas modalidades de cartões, pois quase todas as bandeiras exigem a emissão do bilhete do seguro em seu próprio site de benefícios em data anterior a da compra realizada com o cartão. Daí é sempre bom cadastrar o seu cartão no site da respectiva bandeira e já deixar emitido todos os bilhetes que tem acesso para não ter uma surpresa desagradável na hora de acionar o benefício.

Dentre as principais estão:

Parcelamento de compras

Uma das principais vantagens do cartão de crédito é, sem dúvidas, a possibilidade de parcelar a compra de um item em mais de uma prestação. Isso facilita, por exemplo, adquirir produtos como eletrodomésticos e móveis, além de serviços como viagens e manutenção de veículos, sem comprometer o orçamento mensal. Porém vale ressaltar a recomendação de sempre conferir as condições de parcelamento antes de efetuar uma compra, visto que, dependendo do número de parcelas, a operação pode conter juros e outros encargos.

Gestão de gastos

Acompanhar as suas despesas é mais fácil com um cartão de crédito, já que cada transação é registrada em uma fatura mensal. Isso possibilita o controle de orçamento e o planejamento financeiro, pois, ao identificar se você gasta mais com alimentação, despesas pessoais, educação, lazer ou transporte, por exemplo, fica mais fácil estipular um limite e não extrapolá-lo.

Proteção de preço

Imagine que você comprou um par de tênis por R$ 299 no seu cartão de crédito. Três dias depois, viu o mesmo calçado custando R$ 229. Caso o seu cartão tenha um seguro de proteção de preço, é possível solicitar o reembolso da diferença do valor e não ficar no prejuízo.

Proteção de compra

Algumas bandeiras também oferecem a chamada proteção de compra: um seguro para casos de roubo, furto ou danos físicos causados a produtos adquiridos com o cartão de crédito. Essa proteção permite consertar, substituir e até mesmo receber um reembolso no valor do item.

Proteção contra fraudes

Com o avanço da tecnologia, as emissoras de cartões de crédito conseguem monitorar em tempo real as transações realizadas. Os sistemas de detecção de fraudes conseguem identificar atividades suspeitas, como compras em locais incomuns, grandes quantias de dinheiro ou transações que não se encaixam nos padrões de gastos anteriores. Dessa forma, se uma transação suspeita for detectada, o emissor do cartão de crédito pode entrar em contato com o titular para verificar a autenticidade da transação e evitar que as fraudes continuem. Entretanto, caso uma compra não autorizada ainda aconteça, é possível contestar a compra e evitar prejuízos financeiros.

Garantia estendida

Comprou uma geladeira, e ela só tem 12 meses de garantia pelo fabricante? O cartão de crédito pode ser a solução. Algumas bandeiras estendem automaticamente a garantia de produtos comprados com o cartão, o que pode ser muito útil para proteger itens eletrônicos e eletrodomésticos por um período mais longo.

Programa de Relacionamento

Outro benefício muito importante do cartão de crédito é o programa de relacionamento que ele disponibiliza. No caso do BB, temos um dos melhores e mais completos programas do mercado, o Benefícios BB. Com ele ao pagar a fatura do cartão, o cliente pode acumular pontos para serem transferidos para milhas aéreas, trocados por produtos e até utilizados para ressarcir pagamento de contas (cashback com pontos). Caso prefira, o cliente ainda pode escolher a adesão à conversão automática e receber parte do valor pago da fatura em cashback ou em investimento ao invés de acumular pontos. Os valores do cashback são creditados direto na conta corrente e, no caso do investimento, em um fundo específico. É importante conferir as condições para fazer a escolha que melhor se encaixa para cada perfil.

Construção de crédito

Pagar as faturas em dia demonstra responsabilidade financeira e melhora a sua pontuação de crédito. Ou seja, ser um bom pagador contribui para a criação de um bom histórico de crédito e ainda aumenta a confiabilidade das instituições financeiras – o que é fundamental ao obter empréstimos, financiamentos e conseguir negociar taxas de juros mais baixas, por exemplo.

Serviços de seguros e assistências em viagens

Este tipo de seguros e assistências podem ser muito vantajosas para quem gosta de viajar. Os serviços disponibilizados pelas bandeiras podem incluir uma variedade de benefícios voltados para viagens, como seguro viagem internacional que atenda ao Tratado de Schengen, inclusive com suporte em caso de emergências médicas, além de outras coberturas de seguros e assistências para viagens atrasadas, perda de bagagem, cancelamento de viagens, reservas de hotéis e transporte, tradução e orientação em caso de problemas de comunicação, substituição emergencial de cartão, entre outros.

Acesso às salas VIPs em aeroportos

Alguns cartões de crédito oferecem aos seus clientes acesso às salas VIPs de vários aeroportos. Esses espaços costumam ser mais confortáveis e tranquilos para os passageiros aguardarem os seus voos e, geralmente, oferecem comodidades como acesso a Wi-Fi gratuito, estações de carregamento, áreas de trabalho, lanches e bebidas gratuitas, jornais, revistas e até vestiários com chuveiros.

Concierge

Pessoas que precisam de uma assistência adicional ao planejar viagens, um jantar em um restaurante disputado e até auxílio na escolha de um presente para alguém especial,podem usufruir deste serviço oferecido por algumas bandeiras de cartão de crédito. O concierge oferece assistência personalizada e pode facilitar a reserva de voos, hospedagem, atividades, aluguel de carros e muito mais. Além disso, podem oferecer sugestões e recomendações com base nas preferências e no orçamento de cada cliente.

Como aproveitar o meu cartão de crédito ao máximo?

É plenamente possível usar todos os benefícios do seu cartão e, ainda, fazê-lo de maneira consciente. Confira as dicas a seguir.

1. Conheça os termos e os benefícios do seu cartão

Para compreender todos os benefícios disponíveis, é essencial entender os termos e as condições que regem cada um deles. Identifique seu cartão e verifique todas as vantagens que ele dá acesso junto ao seu emissor. Se você já tem um cartão do BB, você pode consultar as informações principais do seu cartão na respectiva página do produto.

2. Estabeleça um limite de gastos mensal

Uma das chaves para aproveitar o seu cartão de crédito de forma completa e consciente é definir um limite de gastos mensal realista. Defina quanto pode gastar e certifique-se de que pode pagar o valor gasto integralmente. Dessa forma, você evita a cobrança de juros e o acúmulo de dívidas.

3. Maximize as suas recompensas

Analise o seu planejamento e verifique a possibilidade de usar o seu cartão de crédito em compras do dia a dia, como mantimentos e assinaturas recorrentes como plataformas de streaming, academias, entre outros. Essa é uma forma de acumular mais pontos e trocá-los por milhas aéreas, serviços ou ter o retorno de parte do valor gasto em cashback ou investimento se essas opções estiverem disponíveis no seu cartão.

4. Aproveite ofertas e desconto

Fique atento a ofertas e descontos exclusivos a titulares de cartões de crédito. Existem programas que oferecem desconto e cashback em compras de lojas parceiras, promoções em restaurantes, ofertas especiais para espetáculos teatrais e festivais de música, além de parcerias com agências de viagens.

5. Planeje uma viagem

Organize uma viagem com as vantagens oferecidas pelo seu cartão. Resgate os pontos acumulados e pague passagens aéreas, hospedagem ou aluguel de veículos. Aproveite o conforto de salas VIP e utilize desconto e ofertas para economizar em atividades, restaurantes e atrações durante o passeio. E lembre-se de checar se seu cartões possui benefícios de viagem da bandeira para economizar e ainda ter mais comodidade.

6. Pague o valor total da fatura em dia

Faça o possível para se manter dentro do seu planejamento e pagar o valor total da fatura. O pagamento do valor mínimo pode resultar em juros acumulados e causar uma dívida significativa. No intuito de evitar atrasos e surpresas negativas, uma boa alternativa é autorizar o débito automático da fatura. Se acontecer algum imprevisto, efetuar o parcelamento da fatura poderá valer a pena para evitar acumulo de dívidas.

7. Acompanhe sua fatura e faça o controle de todas as despesas

Isso ajudará no controle do seu orçamento e evitará surpresas desagradáveis. Além de poder acompanhar os gastos do seu cartão de crédito em tempo real no App Ourocard, os clientes Banco do Brasil têm à sua disposição o Minhas Finanças, uma funcionalidade do App BB que organiza a vida financeira por meio de uma visão unificada, simples e ordenada dos gastos pessoais.

8. Proteja as suas informações:

Mantenha os detalhes do seu cartão de crédito seguros e evite compartilhar informações pessoais sensíveis. Se for fazer compras em sites e aplicativos, certifique-se de que sejam seguros e confiáveis, e lembre-se de utilizar um cartão virtual. Além disso, use senhas fortes e ative medidas de segurança, como a autenticação de dois fatores. E, para evitar possíveis golpes de phishing e fraudes por telefone, não forneça dados pessoais a menos que a autenticidade da solicitação tenha sido verificada.

Mais vantagens com o Ourocard

Se você gosta dos benefícios e das recompensas do seu cartão de crédito, vai adorar as novidades do Programa de Benefícios BB.

Agora, além da possibilidade de continuar acumulando pontos Livelo ou Dotz nas suas compras com os cartões Ourocard, é possível optar por converter parte do valor pago da fatura automaticamente em duas novas opções: cashback depositado na conta corrente ou investimento, aplicado no novo fundo específico do BB.

Saiba mais detalhes sobre a conversão automática e escolha a melhor opção para você acessando aqui

Transforme o seu cartão de crédito em uma ferramenta valiosa

Agora que já conhece algumas vantagens do seu cartão de crédito, explore novas possibilidades e tenha em mãos uma ferramenta valiosa para atender às suas necessidades.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...