Sabia que a bandeira do seu cartão de crédito impacta diretamente a sua experiência como consumidor? É verdade! A bandeira é muito importante, pois determina onde será possível usar o seu cartão de crédito e quais vantagens poderão ser desfrutadas a cada transação.

Mas o que é a bandeira do cartão? Qual a finalidade? Como escolher a melhor? O Blog BB preparou um guia para responder a essas e a outras dúvidas, além de ajudar você a escolher a bandeira e o cartão que mais combinam com o seu perfil e momento de vida. Confira!

O que é a bandeira do cartão de crédito? 

Sabe quando vai pagar por um produto e aproxima ou insere o seu cartão na maquininha? É a bandeira que faz a comunicação entre o cartão, a máquina e o emissor do cartão. Ou seja, é uma intermediadora das operações.

É a bandeira do cartão que regulamenta as transações realizadas e os parcelamentos oferecidos, além de garantir aos lojistas e a outros tipos de empresas o recebimento dos valores pagos nas vendas de crédito ou débito.

Também é responsável por determinar em quais maquininhas o cartão é aceito e se pode ser utilizado em outros países.

Qual a diferença entre bandeira e emissor de cartão? 

Apesar de atuarem juntos, as funções e os objetivos da bandeira e do emissor do cartão são bem distintos.

É o emissor (instituição financeira, banco) que faz a avaliação financeira do cliente, determina o limite do cartão e estabelece as taxas de manutenção, além de emitir o cartão e enviar a fatura todo mês.

Já a bandeira é responsável por verificar as transações de vendas, confirmar os dados e as informações, bem como trabalhar para que o cartão seja aceito no maior número de locais.

Banner com o fundo amarelo e lustração de uma pessoa com uma sacola na mão e na outra um carrinho de compras  Título: Ourocard para tudo que você imaginar Texto de apoio: Pagamento por aproximação, cashback, descontos, pontos e muito mais. Botão: Conheça as vantagens

Como funciona a bandeira do cartão de crédito? 

A bandeira desempenha um papel essencial no processo de pagamento e na aceitação do cartão em diversos estabelecimentos. É possível resumir o seu funcionamento em alguns passos.

1. Processamento da transação: ao fazer uma compra, os detalhes da transação (como o valor da compra, número do cartão, etc.) são transmitidos pelo estabelecimento para a rede da bandeira. 

2. Comunicação com o emissor do cartão: a rede da bandeira se comunica com a instituição que emitiu o cartão no intuito de verificar se o titular tem crédito disponível para a transação e se há alguma restrição de uso.

3. Autorização da transação: se aprovada, a transação é autorizada, permitindo que o estabelecimento conclua a venda. Caso contrário, a transação pode ser recusada.

4. Registro: a transação aprovada é registrada nos sistemas do emitente do cartão. Em seguida, ao fim de um ciclo, você receberá a fatura com a compra efetuada.

Quais são as principais bandeiras de cartão de crédito?

Há várias bandeiras de cartão de crédito atuando no Brasil. Os cartões Ourocard, emitidos pelo Banco do Brasil, podem ser Mastercard, Visa e Elo. Confira, a seguir, mais informações sobre cada uma delas, as vantagens e características.

Visa 

A Visa é uma das bandeiras mais utilizadas no Brasil e no mundo. Fundada em 1958, é aceita em mais de 200 países e conta com mais de 1 bilhão de cartões emitidos. Veja os principais benefícios dos seus cartões no BB. 

– Classic Internacional: conta com serviço de informação de viagem Click to Pay, saque e substituição emergencial do cartão.

Gold: os titulares do Visa Gold têm, à disposição, os seguros Proteção de Preço e Proteção de Compra, bem como garantia estendida original.

– Platinum: os clientes dos cartões Visa Platinum podem utilizar serviços de Concierge, Luxury Hotel Collection, Seguro Emergência Médica Internacional e muito mais.

– Infinite: quem tem o Visa Infinite conta com o Visa Airport Companion (VAC), que dão acesso a salas VIP, além de seguro viagem com cobertura para atraso de embarque, perda ou roubo de bagagem, seguro para atraso ou perda de conexão aérea, seguro para veículo de locadora, entre outros.

– Altus: é um cartão Infinite ++. Quem tem o cartão Visa Altus pode acessar todos os benefícios do Visa Infinite e muito mais, como alta pontuação no programa de relacionamento, pontos que nunca expiram e acessos ilimitados a salas VIP para o titular e acompanhantes.

Todos os cartões da bandeira Visa participam do programa de benefícios Vai de Visa, que oferece acesso a diversas promoções, desconto e vantagens para investir nos estudos, na saúde e muito mais. 

Elo 

A Elo foi fundada em 2011 e é uma bandeira 100% brasileira. Mesmo sendo mais nova, já é uma das mais utilizadas no Brasil e aceita em mais de 200 países e territórios. No BB, a bandeira oferece quatro cartões.

Internacional: aceitação mundial, acesso a ofertas, desconto, promoções e prêmios.

Mais: já o cartão Elo Mais permite que o cliente personalize o benefício do cartão na plataforma Elo Flex de acordo com as suas necessidades. Ele pode escolher entre benefícios como seguro proteção de compras, garantia estendida, bônus celular e acesso ao Deezer.

Grafite: esse cartão permite ao cliente escolher até três benefícios Elo Flex (Seguro Viagem, Seguro Garantia Estendida e muito mais) e também dá acesso a assistências residenciais e para o seu veículo.

Nanquim: o titular do Elo Nanquim pode escolher até seis benefícios Elo Flex (Seguro viagem, assistência pet, Sala VIP Priority Pass e muito mais) e também dá acesso a assistências para cuidar do seu bem-estar, da sua residência e do seu veículo.

Nanquim Diners Club: o titular do Elo Nanquim pode escolher até quatro benefícios Elo Flex (assistência pet, seguros de compras, assistências do lar e do veículo e muito mais) e também dá acesso a Sala VIP Priority Pass, Seguro Viagem e Transfer Aeroporto.

Todos os cartões da bandeira Elo participam do programa Use Elo, que dá acesso a diversos descontos e ofertas em parceiros, promoções especiais e pré-venda de shows. 

Mastercard 

Fundada em 1966, a Mastercard é a bandeira mais aceita no mundo. Abrange 210 países e já conta com mais de 700 milhões de cartões emitidos. A seguir, veja os benefícios da Mastercard no BB de acordo com o tipo de cartão.

– Gold: os titulares desse cartão contam com seguro proteção de preço, compra protegida e garantia estendida original.

– Platinum: além de todas as vantagens do cartão anterior, esse oferece benefícios específicos a viajantes, como Priceless Cities, Concierge Mastercard Platinum, MasterSeguro de Automóveis, serviço de assistência de viagem, entre outros.

Black: já os clientes com Mastercard Black têm acesso a sala VIP no Aeroporto de Guarulhos, seguro médico em viagens, proteção de bagagem, segurança contra roubo em caixas eletrônicos, seguros de compras, concierge e muito mais.

A bandeira também tem um programa de vantagens exclusivo chamado Mastercard Surpreenda, que dá um ponto a cada compra realizada no cartão de crédito, débito ou pré-pago. Os pontos podem ser trocados por ofertas especiais em lojas e restaurantes parceiros.

Banner com fundo lilás, qrcode e ilustração de pessoa com um cartão Ourocard na mão.
Título: Quem tem Ourocard tem tudo
Peça o seu cartão pelo app e aproveite todas as vantagens de ser BB. 
Botão: Quero o meu

Como escolher a bandeira mais adequada ao meu perfil? 

Para escolher a bandeira de cartão ideal, é preciso analisar as suas necessidades pessoais, os seus interesses, gastos e quais benefícios mais importam a você.

Viaja muito? Então talvez seja melhor optar por uma modalidade de cartão e bandeira com acesso a salas VIP em aeroportos e proteção de bagagem, por exemplo. No entanto, se gosta de fazer muitas compras, cartões que ofereçam desconto em lojas e restaurantes pode ser uma opcão melhor. Então confira direitinho os benefícios mais atrativos e, até mesmo, as condições e coberturas de cada um para fazer a escolha certa.

Verifique as opções, faça uma lista de prós e contras e busque a bandeira mais adequada às suas preferências. Lembre-se de que essa escolha pode impactar não só o seu dia a dia, mas também o seu planejamento financeiro.

Vale ressaltar: confira com o seu banco se há a possibilidade de realizar essa escolha, porque algumas instituições trabalham apenas com uma bandeira.

Os cartões Ourocard têm todas as vantagens que você merece

Sabia que todos os perfis combinam com os cartões Ourocard? São cheios de vantagens e perfeitos para todos os momentos e todas as necessidades, porque é você que escolhe quais benefícios quer ganhar direto no App BB.

Você decide, por exemplo, se prefere receber cashback, no qual, após pagar a fatura do cartão, uma porcentagem das compras feitas com Ourocard retorna diretamente à sua conta corrente. Caso prefira, é possível ter esse cashback aplicado no novo fundo de investimentos do BB. Há também a opção de acumular pontos Livelo ou Dotz e trocá-los por produtos e serviços incríveis.

Defina o benefício ideal ao seu momento de vida e troque-o sempre que precisar. A escolha é sempre sua! Acesse www.bb.com.br/useourocard e saiba mais. 

Banner com foto de homem sorrindo e no fundo estante de livros
Título: Escolha. Mude. Use
Escolha o benefício à sua maneira e troque quando quiser. A adesão é fácil e o controle está em suas mãos. 
Botão: Quero aderir

Blog BB Recomenda

Quer saber como funcionam as vantagens oferecidas pelas bandeiras dos cartões na prática? Então se liga nas dicas que a curadoria do Blog BB selecionou. 

O Bruno Guzela mostra como funciona o seguro para perda de bagagem. 

Já o Arthur França gravou um vídeo mostrando três benefícios oferecidos pelas bandeiras dos cartões.  

E a Murillo Investor compartilhou com os seus seguidores as vantagens do seguro viagem da bandeira Elo.  

Leia também: 

Vale a pena ter cartão que renda pontos? 

Cartão de crédito: o que é, como utilizar e quais os benefícios 

Viagem de férias: saiba como conhecer o Brasil e ainda economizar 

Sem planos do que fazer com os pontos do cartão? Saiba como transformá-los em cashback  

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...