Você sabia que o cartão de crédito pode ser um grande aliado do seu planejamento financeiro? Mais do que apenas um meio de pagamento, o cartão pode se tornar uma ferramenta útil para arcar com despesas diárias, economizar para metas futuras e, ao mesmo tempo, flexibilizar o seu orçamento.

Mas como fazer isso? Algumas estratégias, quando utilizadas da maneira certa, permitem que o cartão de crédito seja utilizado de forma eficiente e com muitos benefícios. O Blog BB preparou um guia com alguns pontos importantes para você considerar. Confira!

O que é um planejamento financeiro?

Antes de entrar nas dicas práticas, é importante relembrar o conceito geral de um planejamento financeiro. Basicamente, serve para facilitar o gerenciamento do que entra e sai do seu orçamento, permitindo a você evitar situações de endividamento e realizar os seus sonhos e as suas metas.

E não importa o tamanho do seu objetivo. O planejamento é a melhor ferramenta que você pode utilizar para pensar tanto em situações a curto prazo, como a troca de um eletrodoméstico ou outro bem de consumo, quanto em cenários a longo prazo, por exemplo a sua aposentadoria.

O planejamento não precisa ser complicado. Basta registrar tudo o que recebe e todos os gastos realizados. Dessa forma, você começa a compreender como, onde e quando utiliza o seu dinheiro. 

Se você se sente mais confortável registrando esse controle à mão ou em planilhas no computador, não tem problema. Mas hoje é possível fazer a mesma coisa de um jeito bem mais prático e descomplicado. No App BB, por exemplo, dá para acompanhar tudo por meio do Minhas Finanças, que oferece uma visão unificada, simples e organizada de suas finanças pessoais.

Com a ferramenta, é possível definir metas para manter o controle financeiro e evitar despesas além do que foi planejado, criar categorias de gastos no intuito de entender melhor como você utiliza o seu orçamento, bem como configurar um calendário para ficar de olho no seu planejamento financeiro atual e futuro.

Outra facilidade do Minhas Finanças é o extrato multibanco. Com ele, é possível reunir as movimentações de todas as suas contas e os seus cartões de outros bancos em um só lugar. Para isso, basta compartilhar os seus dados de outras instituições bancárias com o BB. E o melhor é que você decide quais dados e por quanto tempo deseja compartilhar essas informações.  

Cartões de crédito e planejamento financeiro: os aliados do seu orçamento

Agora você já tem um planejamento em mãos e sabe quanto entra, quanto sai e quanto guarda do seu orçamento todos os meses, além de compreender o peso que o cartão de crédito tem no seu controle financeiro.

Apesar de muitas pessoas ainda apresentarem alguns receios quanto à utilização, o cartão de crédito é, na verdade, um grande instrumento de planejamento e organização financeira que pode ajudá-lo a alcançar metas e ainda gerar muitas vantagens.

Imagine que você precise comprar uma geladeira nova. Depois de escolher o modelo ideal, você pesquisa em várias lojas e encontra o melhor preço. Aí, após conversar com o vendedor ou checar as condições no site, descobre que não há desconto para o pagamento à vista no débito ou no Pix e que existe a opção de pagamento parcelado.

Essa é uma das situações em que o cartão de crédito entra em ação como aliado do seu orçamento. Se não existe desconto e a loja permite o parcelamento com opções sem juros, utilizar o cartão de crédito pode ser uma boa maneira de adquirir esse eletrodoméstico sem apertar demais as contas naquele mês. Além disso, como os cartões de crédito costumam ter uma série de benefícios, é possível que mesmo pagando à vista no crédito, ao invés de parcelar ou pagar no débito, você tenha retorno de parte do valor gasto, o que significa uma economia para o seu bolso.

E, a depender da modalidade e bandeira do seu cartão, você ainda acumula pontos e outros benefícios.

Contudo, é preciso ter em mente que essa compra vira uma despesa recorrente de acordo com o número de parcelas definidas. Portanto, é recomendado que todas as prestações façam parte do seu planejamento financeiro.

Boas práticas com o cartão de crédito

É importante notar que o cartão de crédito funciona como uma espécie de empréstimo de curto prazo, mas com condições de pagamento muito melhores. Afinal, pagando o valor total da fatura, você pode economizar – como o caso da geladeira descrito anteriormente – e ainda aproveitar outras vantagens oferecidas pelo seu cartão.

Porém, para que o cartão seja sempre um aliado e você saia ganhando nessa relação, é preciso se atentar a alguns pontos.

Pague sempre o valor total da fatura: pagar parcialmente a fatura do cartão de crédito gera incidência de juros e outros encargos. E aí toda a estratégia de utilizar esse tipo de pagamento como um aliado das finanças vai por água abaixo. Portanto, separe sempre, no seu orçamento, o valor da fatura total. Se por acaso tiver algum imprevisto, antes de pagar apenas o valor mínimo da fatura ou deixar ela em aberto, verifique as condições de parcelamento da fatura.

Acompanhe a sua fatura: para separar o dinheiro do seu orçamento, é importante saber quanto vai gastar naquele mês com as despesas do cartão de crédito. Portanto, acompanhe frequentemente os gastos lançados no cartão e estabeleça limites mensais para que você tenha o controle total do orçamento.

Cuidado com os parcelamentos das compras: várias pequenas compras podem acabar extrapolando a sua capacidade de pagamento – e levá-lo a uma situação de endividamento. Organize as compras e parcelas para a sua realidade financeira sem perder o controle da fatura mensal.

Concentre seus gastos: a depender dos benefícios, pode ser interessante concentrar gastos recorrentes (como assinaturas de serviços de streaming, mensalidades da escola ou academia, entre outros) em um cartão só para que você receba ainda mais com o uso. Faça uma avaliação de acordo com sua realidade e aproveite, ao máximo, o seu cartão. Uma ótima opção, é focar em sempre realizar suas compras no cartão de crédito, assim você evita gastar no débito e no crédito e chegar ao final do mês com menos saldo na conta do que esperava. Sem contar que fica muito mais fácil acompanhar os seus gastos na fatura! Uma outra dica é pedir cartões adicionais para os membros da família que já fazem uso de cartão de crédito, assim você centraliza todos os gastos da casa e ainda pode garantir ainda mais vantagens. Ah! Se tiver qualquer preocupação quanto ao limite de gasto dos adicionais, pode ficar tranquilo que você pode definir o valor do limite dos cartões de cada um.

Busque benefícios: se um cartão oferece pontos para trocar por milhas aéreas ou cashback na sua conta, você está ganhando mais do que flexibilidade financeira. Analise os tipos de benefícios entre os cartões disponíveis para o seu perfil e escolha aquele que se encaixa melhor em seus gostos.

Compartilhe seus dados: um dos objetivos do Open Finance é a possibilidade de compartilhar os seus dados financeiros. Ao consentir que outras instituições acessem informações relacionadas à conta corrente, a pagamentos e à utilização do cartão de crédito, você aumenta as chances de receber um limite maior no cartão e passa a ter acesso a vantagens exclusivas. Tudo isso de acordo com o seu perfil de pagamento. No BB, é possível compartilhar os seus dados bancários pelo app ou WhatsApp.

Conte com os cartões do BB no seu planejamento

Você já sabe que dá para incluir o cartão de crédito no planejamento financeiro. Que tal aproveitar todos os benefícios oferecidos? Os cartões Ourocard contam com ofertas e promoções em lojas parceiras e em eventos culturais e esportivos, bem como descontos nas plataformas de ofertas de cada bandeira.

Além disso, seja para compras, seja para viagens, você tem acesso a diversas assistências e seguros que oferecem proteção contra imprevistos. Dessa maneira, é possível aproveitar todos os momentos com tranquilidade.

Quem tem Ourocard também pode ter acesso a um dos programas de relacionamento mais completos do mercado, o Benefícios BB. Ao pagar a fatura do cartão, o cliente pode acumular pontos ou, se optar pela conversão automática, receber um percentual do valor pago em cashback ou investimento.

Caso você já tenha o seu Ourocard, clique aqui para conhecer todas as vantagens. Se não, solicite agora mesmo. É rápido, fácil, e nem precisa sair de casa!

Blog BB Recomenda

O Blog BB adora compartilhar conteúdos de organização financeira. Por isso, a curadoria de hoje tem ótimas dicas.      

O Tarcisio, do canal Rico Mestre, explica como se organizar quando a pessoa tem mais de um cartão de crédito.

Já o Felippe Narloch fez um vídeo rápido e didático com três regras importantes para utilizar o cartão da melhor forma.

Leia também:

Entenda o que é resiliência financeira e saiba como alcançá-la

Educação financeira: dicas para começar

Vale a pena ter cartão que renda pontos?

Cartão de crédito: o que é, como utilizar e quais os benefícios

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...