Que tal um teste? Você sabe responder, de forma rápida, exatamente o quanto ganha e quanto gasta por mês? E onde estão os seus maiores gastos: alimentação, transporte, lazer?  Difícil, né?  

Conhecer bem os caminhos do seu dinheiro, principalmente aqueles relacionados aos seus gastos, é um bom ponto de partida para quem quer organizar as finanças. Afinal, cuidar direitinho do seu dinheiro tem tudo a ver tanto com o planejamento de metas, sonhos e objetivos de longo prazo, quanto com o controle mais tranquilo das pequenas despesas do dia a dia. 

Apesar de toda essa importância, muitos brasileiros, de todos os níveis de renda, também teriam dificuldades em responder ao teste lá do início do texto, porque as dúvidas sobre como montar um bom planejamento financeiro são bastante comuns. 

É o que demonstram os dados de um estudo recente da fintech de educação financeira Leve. No levantamento, 52% das pessoas disseram não possuir ou não saber como construir um planejamento financeiro. E 46% afirmaram que não se sentem confiantes para estabelecer metas de longo prazo.

A boa notícia é que hoje em dia já é possível contar com alguns aliados importantes nessa tarefa, e eles podem estar aí no seu bolso, dentro do seu celular. Quer conhecer um ótimo exemplo? 

Pensando em ajudar você a fazer a gestão da sua vida financeira, o Banco do Brasil criou o Minhas Finanças, uma funcionalidade gratuita do App BB. Nele, você pode traçar o seu perfil de consumo, programar despesas futuras e ficar por dentro dos seus saldos de investimentos. Tudo num só lugar! 

Com a chegada do Open Finance, a funcionalidade te ajuda a realizar a melhor escolha financeira, a partir de uma visão unificada, simples e organizada de suas finanças pessoais. 

Entenda como funcionam as ferramentas do Minhas Finanças 

 Agenda financeira

Na Agenda financeira, você acompanha diariamente a movimentação da conta corrente, poupança e transações feitas em cartões de crédito. Todas as operações realizadas nas suas contas e nos cartões BB aparecem automaticamente por aqui. E é bem tranquilo diferenciar os números: entradas na cor azul e saídas na cor vermelha. 

Neste espaço, você também pode visualizar informações de contas e cartões de outras instituições financeiras. Basta compartilhar os dados via Open Finance. Se preferir, você pode adicionar os lançamentos manualmente. 

Na Agenda, também é possível olhar movimentações financeiras passadas e programar ganhos e gastos futuros. Basta navegar pelo calendário, clicar no dia desejado e, depois, no campo ‘adicionar lançamento’. Aparecerão duas opções: receita ou despesa para que você escolha o que melhor se adequa ao momento.  

Extrato multibanco 

Todas as entradas e saídas das suas contas e os lançamentos em cartões num só lugar. No Extrato multibanco, você visualiza ganhos e gastos de maneira unificada.  

Se optou por compartilhar informações de outras instituições financeiras com o BB, elas também aparecem nesse extrato. Para visualizar dados de um banco específico, basta clicar nas tags destacadas no topo da tela.  

Meus gastos

É o espaço em que você pode organizar lançamentos por categoria, como alimentação, casa, despesas pessoais, educação, faturas, investimentos, lazer, tarifas/impostos e transporte. Cada uma recebe um ícone para facilitar a navegação.  

O próprio BB categoriza automaticamente os lançamentos, mas você tem total liberdade para reorganizar os gastos e trocá-los de categoria como desejar. 

Aqui, bem como no Extrato multibanco e na Agenda financeira, você pode visualizar e personalizar gastos e lançamentos de outros bancos.  

Planejamento financeiro 

Sabe aquelas categorias do Perfil de consumo? Na parte de Planejamento financeiro, o BB sugere metas de gastos a partir do seu comportamento nas contas do Banco e de outras instituições financeiras, caso tenha compartilhado seus dados de outros bancos com o BB. 

Assim, você tem uma noção exata do quanto gasta mensalmente com alimentação, saúde, lazer, casa e outras áreas e pode criar limites para cada categoria. Essa aplicação do Minhas Finanças ajuda a saber a situação do seu orçamento e ainda sugere opções de investimento para fazer render o dinheiro que sobra no fim do mês. 

Como todas as funções do Minhas Finanças, esse espaço também pode ser editado a qualquer momento, de acordo com seu desejo e sua necessidade. 

Entradas e saídas

No entradas e saídas você visualiza todo dinheiro que entrou e todo dinheiro que saiu da sua conta no BB e de todas as suas contas vinculadas pelo Open Finance. 

É sua visão simplificada do resultado de suas movimentações financeiras. 

 

Ajuda com o Imposto de Renda 

Você já deve ter visto por aí que as datas para a declaração do Imposto de Renda foram divulgadas: de 15 de março a 31 de maio. 

Neste espaço do Minhas Finanças, você encontra todos os lançamentos feitos ao longo do ano e pode gerar o informe de rendimentos, documento fundamental para fazer a declaração do IR. 

Além do Minhas Finanças, que tal conhecer a assessoria Objetivos de Vida, também do app BB? 

Objetivos de Vida

Quais são os seus planos para o futuro? Quer trocar de carro, iniciar o financiamento de um imóvel ou realizar aquela viagem dos sonhos?

Aqui, o BB, por meio de um questionário simples de responder, identifica o seu perfil de investidor. Depois, você pode traçar objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo e dar o nome que desejar. Basta acessar no Menu > Investimentos > Investir com um objetivo

Na imagem ilustrativa ao lado, por exemplo, foi criado um fundo de dinheiro para imprevistos.  

Você pode estimar quanto tempo precisa para alcançar o objetivo, escolher o quanto quer investir mensalmente e, até, a data preferencial para debitar esse valor diretamente da sua conta. 

Gostou deste conteúdo? Fique ligado no Blog BB para mais notícias sobre educação e organização financeira. Não deixe também de compartilhar com os amigos!  

Leia mais 

Dicas de livros e filmes sobre educação financeira 

Educação financeira: dicas para começar 

Como começar a poupar? 

Como melhorar minhas finanças? 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...