O sonho da casa própria é compartilhado por muita gente. Afinal, quem nunca quis ter um cantinho para chamar de seu, né? De acordo com a última pesquisa Radar Febraban, publicada em dezembro de 2023, 31% dos brasileiros pretendem comprar um imóvel em 2024, caso haja melhora na situação econômica e nas sobras do orçamento doméstico.
Mas você sabia que, mesmo sendo um momento de muito entusiasmo, a compra do primeiro imóvel exige abordagem cuidadosa e disciplinada em relação às finanças? Por isso, o Blog BB preparou um conteúdo cheio de dicas práticas para mostrar a possibilidade de transformar esse sonho em realidade, com educação financeira e planejamento financeiro detalhado.

Como pagar o primeiro imóvel?
Os primeiros passos são escolher o bairro onde você quer morar, pesquisar os preços dos imóveis naquela localidade, definir a forma de pagamento do imóvel e saber quanto tempo levaria para economizar o valor necessário.
Se você fez a sua pesquisa e encontrou a média de valores dos imóveis na área desejada, está na hora de colocar o seu plano em prática.
Mas, antes de começar o seu planejamento financeiro, é importante definir a forma de pagamento da sua casa nova. É possível pagar uma parte à vista ou é necessário juntar dinheiro para entrada? Pesquise também as opções de financiamento imobiliário disponíveis no mercado e tente definir qual se encaixa melhor em seu momento de vida.
Caso opte pelo financiamento, fique atento aos requisitos necessários. Algumas instituições financiam até 80% do valor do imóvel, ou seja, é preciso dar entrada de 20%. Se você escolher uma propriedade de R$ 300 mil, por exemplo, será necessário financiar R$ 240 mil e dar R$ 60 mil de entrada.
Como organizar as finanças para comprar o primeiro imóvel?
Com o orçamento e a forma de pagamento definidos, é hora de organizar as finanças. Utilizando uma planilha ou um aplicativo no celular, faça uma análise completa de todos os seus ganhos e gastos fixos e variáveis.
Nessa etapa, é importante saber o valor disponível para pagar as parcelas do financiamento imobiliário e as formas de alcançar esse objetivo. Lembre-se de que a prestação mensal deve ficar em torno de 30% da renda familiar.
Se você tem dívidas, verifique a possibilidade de negociar aquelas que comprometem o seu orçamento. Converse com credores e negocie condições para um plano de pagamento adequado ao seu bolso.
E, se possível, tenha uma reserva de emergência. Assim você estará mais preparado para lidar com eventuais imprevistos. Quer saber como criar a sua? Dê uma olhada neste conteúdo aqui do blog.
Além disso, há outras estratégias importantes de organização. Veja algumas a seguir.
• Simular opções de financiamento – as calculadoras podem ajudar você a simular diversos cenários dentro do financiamento, levando em conta o preço do imóvel, a taxa de juros, a entrada e o número de parcelas. Com esses dados em mãos, fica mais fácil saber o valor necessário e, assim, planejar melhor o seu orçamento.
• Economizar para a entrada – se decidiu fazer um financiamento e ainda não tem o valor da entrada, tente economizar o máximo. Por exemplo, você consegue diminuir gastos com restaurantes, vestuário, transporte ou serviços de streaming? Cada real conta, já que uma entrada substancial reduzirá o preço do empréstimo e das parcelas mensais.
• Falar com um especialista – tanto o mercado quanto os termos imobiliários podem ser complicados. Por isso, caso sinta necessidade, busque a ajuda de um profissional da área para esclarecer algumas dúvidas e encontrar as melhores opções que atendam às suas necessidades.
• Utilizar a tecnologia a seu favor – precisa de ajuda com a análise das suas finanças? O Minhas Finanças, do App BB, é a solução ideal para você. Com a ferramenta, é possível controlar, de forma simples, as entradas e saídas da sua conta corrente, fazer um planejamento financeiro, separar despesas por categorias e ainda investir. Tudo isso em um só lugar e na palma da sua mão.

Quais são os custos extras na compra de um imóvel?
Na compra de um imóvel, além do preço da casa ou do apartamento em si, você tem gastos relacionados a impostos, registros e outros. É importante considerar todos esses custos durante o seu planejamento e estar preparado para dar conta dessas despesas adicionais, que giram em torno de 4% a 8% do valor da propriedade.
Esses gastos podem variar de acordo com o tipo de financiamento, a instituição financeira e as condições de cada contrato de crédito. Veja, a seguir, alguns desses custos extras.
ITBI – o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo cujo valor varia de acordo com cada município e o preço do imóvel. No BB, o ITBI e as outras despesas cartorárias podem ser incluídos no seu financiamento imobiliário.
Você sabia que é possível obter desconto no ITBI? Alguns municípios descontam até 50% do valor total do imposto como forma de incentivar a compra do primeiro imóvel. Verifique, no seu estado, quais são os requisitos necessários e como solicitar o desconto.
Escritura Pública – a escritura comprova a transferência do imóvel de um proprietário para o outro em casos de compra à vista. O valor de confecção do documento dependerá do preço do imóvel e do município onde está localizado. Se você financiar o seu imóvel, o contrato de financiamento com a instituição financeira será equivalente à escritura e, no Banco do Brasil, não há custos para o cliente.
Registros – o registro de imóvel é a declaração de propriedade formal e legal. Feito no Cartório de Registro de Imóveis, esse documento serve para comprovar a transferência do bem para outra pessoa. O valor do registro dependerá do preço do imóvel e do município onde está localizado.
Além do valor da propriedade e dos custos extras, fique atento aos gastos relacionados à mudança, à reforma, à mobília nova, à decoração e ao dia a dia do imóvel, como IPTU, condomínio e contas fixas. Todas essas despesas devem fazer parte do seu planejamento e orçamento mensal.

Financie o seu primeiro imóvel com o BB
Você pode contar com o BB para realizar o sonho do cantinho próprio. No Banco do Brasil, é possível financiar até 80% do valor do imóvel em até 420 meses e ainda ter carência de até seis meses para pagar a primeira parcela.
No BB, também é possível utilizar o FGTS como entrada ou amortização da operação. E tem mais! Com o Mês Pula, você pode escolher um mês para pular o pagamento do seu financiamento imobiliário. Nesse mês, somente os prêmios dos seguros habitacionais são cobrados.
Os clientes BB podem simular e contratar pelo App BB ou Site BB.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp. Se você ainda não é cliente BB, clique aqui e abra a sua conta sem sair de casa.
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