O cartão de crédito é uma ferramenta financeira onipresente na vida dos brasileiros. Mas, apesar da conveniência, da flexibilidade e de uma série de benefícios, ainda existem muitas dúvidas e preocupações ligadas ao seu uso.

Algumas informações equivocadas, inclusive, acabam impedindo os consumidores de usarem todas as vantagens que essa forma de pagamento tem a oferecer.

Para desfazer os mal-entendidos e ressaltar as verdades sobre o assunto, o Blog BB preparou um post com informações que ajudarão na tomada de decisões conscientes e no aproveitamento máximo dos benefícios disponíveis no seu cartão de crédito.

1 – O cartão de crédito ajuda a organizar o orçamento familiar

Verdade! O cartão oferece uma perspectiva muito interessante para a organização do orçamento, já que é possível acompanhar, em tempo real, todas as transações realizadas. Ao identificar se você gasta mais com alimentação, despesas pessoais, lazer ou transporte, por exemplo, fica mais fácil estipular um limite e não extrapolar.

Além disso, a maioria dos cartões têm programas de recompensas, como pontos e cashback, que podem ser utilizados para economizar dinheiro em futuras compras ou até mesmo ao pagar a fatura. Ah! Alguns cartões também têm benefícios de bandeiras, como os seguros voltados para compras e viagens, que dão acesso a diversas comodidades e ainda poupa seu bolso de ter que arcar com alguns gastos.

Por isso lembre-se de incluir o cartão de crédito em um planejamento financeiro bem estruturado, pois ele se tornará uma ferramenta muito útil na gestão financeira.

2 – Cancelar o cartão de crédito faz o score subir

Mito! O score nada mais é do que um indicativo da sua confiabilidade financeira. Um score alto demonstra às instituições que você é um bom pagador e consegue manter uma gestão financeira responsável.

Assim, utilizar o seu cartão de crédito de forma responsável e pagar as faturas integralmente até a data do vencimento se torna um atestado da sua responsabilidade, o que ajudará na hora de conseguir um empréstimo ou financiamento, por exemplo.

3 – É preciso usar todo o limite do cartão

Mito! O limite do cartão de crédito é o valor máximo dos gastos no cartão. Ou seja, esse limite vai diminuindo conforme o valor total das suas compras a medida que você gasta no cartão de crédito, e retorna à medida que as faturas são pagas. Esse é o funcionamento padrão e não significa que você precise utilizar todo o limite de uma vez.

Na verdade, é aconselhável usar o cartão de forma consciente e manter as compras dentro da sua possibilidade de pagamento, mesmo que ainda haja limite sobrando.

4 – O cartão de crédito é uma espécie de empréstimo

Verdade! Mais do que uma forma de pagamento, o cartão é uma linha de crédito a curto prazo que permite às pessoas realizar compras em lojas físicas e online em um momento e pagar por elas depois, de acordo com a data de vencimento escolhida para a fatura.

Ou seja, ao usar o cartão de crédito, você está pedindo dinheiro emprestado à administradora do cartão e assumindo o compromisso de devolvê-lo posteriormente. Caso não pague o valor integral da fatura até a data de vencimento, estará sujeito à cobrança de juros e outros encargos determinados no contrato.

5 – Existe um dia ideal para utilizar o cartão de crédito

Verdade! Uma das vantagens do cartão de crédito é oferecer um prazo de até 40 dias para o cliente pagar uma compra, já que, dependendo do período de fechamento da fatura, novos gastos passarão ao próximo mês. Normalmente, o dia seguinte ao fechamento da fatura é chamado de “melhor dia para compras”.

Se a data de vencimento for todo dia 20, por exemplo, e o dia de fechamento da fatura for 9, uma compra feita no dia 8 será cobrada no dia 20 do mesmo mês, enquanto um gasto realizado dois dias depois, no dia 10, só será cobrado no dia 20 do outro mês. Ou seja, nesse caso, a melhor data é no dia 10. Confira o melhor data para compras na fatura do seu cartão. No BB, uma forma bem fácil de saber essa data é enviando uma mensagem para no WhatsApp para 4004-0001 perguntando ao nosso atendente virtual “qual é o melhor dia para compra no cartão?”.

6 – O cartão de crédito só deve ser utilizado quando não há mais dinheiro na conta

Mito! Uma das boas práticas na utilização do cartão de crédito é concentrar grande parte dos gastos e compras nele, ao invés do débito, para ter acesso a mais benefícios, como o acúmulo de pontos ou cashback. Dessa forma, você evita gastar no débito e crédito, e também chega ao fim do mês com mais saldo na conta corrente. 

Se utilizado da forma adequada, o cartão de crédito vira um aliado com diversas vantagens e ainda ajuda a economizar.

7 – Cartão de crédito é um meio de pagamento seguro

Verdade! Além da senha numérica, os cartões de crédito têm camadas de segurança muito importantes. Uma delas é o chip, que, por meio de criptografia, impede o roubo dos dados quando você o passa numa maquininha.

Outra bastante relevante é o CVV, abreviação de Card Verification Value, cuja tradução literal é Valor de Verificação do Cartão. Esse código de segurança, normalmente presente no verso do cartão de crédito, é composto por três ou quatro dígitos. É utilizado para comprovar que o cartão está em posse do titular em compras online e, assim, evitar fraudes.

Por isso fique atento! Não compartilhe dados do seu cartão e sempre o mantenha sob supervisão ao realizar pagamentos em maquininhas. Ao realizar compras e pagamentos em aplicativos e/ou sites, dê preferência ao cartão virtual. E sabia que as compras com os cartões via carteiras digitais são ainda mais seguras? Isso porque são aplicadas ainda mais camadas de segurança sobre suas transações. Demais, não é mesmo? 

8 – Pagar a fatura do cartão antes do vencimento diminui o score

Mito! Pagar a fatura do cartão antes do vencimento é uma prática financeira saudável e não prejudicará o seu histórico de crédito. Na verdade, isso demonstra que a sua organização financeira está em dia. Uma influência negativa na sua pontuação de crédito é pagar a fatura atrasada ou não pagar o seu valor total. Portanto, se gosta de se antecipar e deseja pagar a fatura antes da data de vencimento, continue assim!

9 – Cartão de crédito é tudo igual

Mito! Os cartões de crédito podem ter a mesma finalidade, ou seja, oferecer conveniência e flexibilidade aos titulares na realização de compras de produtos e serviços. Porém as suas características podem mudar segundo fatores como: instituição financeira emissora, bandeira, programa de benefícios, anuidade, entre outras. Além disso, alguns cartões são projetados para fins específicos, como viagens ou compras em lojas diversas.

Então é importante comparar diferentes opções de cartões de crédito e encontrar aquele que atenda às suas necessidades, aos hábitos de consumo, objetivos financeiros e, claro, momento de vida.

10 – O Ourocard é o cartão ideal para todos os momentos

Verdade! Os cartões Ourocard contam com ofertas e promoções em lojas parceiras e em eventos culturais e esportivos, bem como desconto nas plataformas de ofertas e benefícios de cada bandeira.

Seja para compras, seja para viagens, você tem acesso a diversas assistências e seguros que oferecem proteção contra imprevistos. Dessa maneira, é possível aproveitar todos os momentos com tranquilidade.

Quem tem Ourocard também pode acessar um dos programas de relacionamento mais completos do mercado, o Benefícios BB. Ao pagar a fatura do cartão, acumule pontos ou, se optar pela conversão automática, receba um percentual do valor pago em cashback ou investimento. É você quem escolhe!

Caso já tenha o seu Ourocard, clique aquipara conhecer todas as vantagens. Se não, solicite agora mesmo. É rápido, fácil e nem precisa sair de casa!

Blog BB Recomenda

É a mais pura verdade que todas as dicas selecionadas na curadoria do Blog BB são sensacionais. As de hoje, por exemplo, estão imperdíveis.

A Patrícia Lages gravou um vídeo com dicas para usar o cartão de crédito sem apertar o orçamento.

Já o Victor Marinho explica como funciona o seguro proteção de preço do cartão de crédito.

E a Carina Crozatto compartilhou um depoimento muito sincero sobre os benefícios de utilizar o cartão de crédito.

Leia também:

Vale a pena ter cartão que renda pontos?

Cartão de crédito: o que é, como utilizar e quais os benefícios

Sem planos do que fazer com os pontos do cartão? Saiba como transformá-los em cashback 

Educação financeira: dicas para começar

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...