Você é daqueles que ama fazer compras pela internet? Já está comprando online até o amaciante de roupas, só para evitar fila em supermercado? Os amantes do comércio eletrônico têm mil e um motivos explicando por que preferem comprar nos canais digitais, mas quase todas as razões passam por praticidade e facilidade.

Tão ou mais importante que essas vantagens é a questão da segurança. Sim, comprar pela internet é seguro, especialmente ao observar as recomendações dos especialistas contra fraudes.

Mas toda medida adicional para garantir uma transação mais confiável é bem-vinda, não é mesmo? E é aí que entra em campo um dos grandes aliados do pagamento de compras online: o cartão de crédito virtual.

O Blog BB separou as principais informações necessárias ao utilizar essa forma de pagamento com toda a tranquilidade e segurança proporcionada. Confira!

O que é cartão de crédito virtual?

Caso nunca tenha ouvido falar disso, o cartão de crédito virtual é um espelhamento de um cartão físico a ser utilizado apenas em compras online.

A ideia é poder usar o cartão virtual – com numeração, validade e código de segurança próprios – em compras únicas ou recorrentes, mas tendo um maior controle sobre o seu uso. Além disso, todos os gastos realizados são contabilizados na mesma fatura do cartão físico.

Quais são as vantagens do cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual oferece diversos benefícios, especialmente em termos de conveniência e controle:

Versatilidade: crie quantos cartões quiser, além de poder personalizar os seus dados e alterar ou cancelá-los a qualquer momento.

Controle financeiro: defina um limite de gastos para cada cartão virtual, o que ajuda muito a manter o controle do seu orçamento.

Validade limitada: o cartão virtual, geralmente, tem uma validade específica menor que a do cartão físico. Além disso, você também pode personalizar a data de validade para um tempo ainda menor. Proporcionando um maior controle sobre as transações.

Agilidade: a criação de um cartão virtual, normalmente, é instantânea e pode ser feita no aplicativo do cartão ou do próprio banco.

Privacidade: ao utilizar um cartão virtual, os dados do são cartão físico são resguardados.

Conveniência: você pode gerar um cartão virtual para cada uma das suas lojas virtuais preferidas, sem arriscar perder aquele número caso o seu cartão físico sofra algum problema. O mesmo vale nas suas assinaturas e nos serviços de streaming.

O cartão virtual é mais seguro do que o físico?

Esta é uma das principais vantagens do cartão virtual. Na prática, a compra por meio do cartão virtual é mais segura porque você pode cadastrá-lo, por exemplo, em uma única transação, resguardando os dados do cartão físico, caso haja vazamento de dados ou qualquer outra tentativa de fraude.

Se suspeitar de fraude, basta desativar ou excluir o cartão virtual. Essa operação não compromete seu cartão físico e o contrário também é verdade: se você tiver o seu cartão físico bloqueado, os dados do seu cartão virtual não são comprometidos e você pode seguir utilizando-o normalmente. É possível, também, criar parâmetros específicos para fugir de golpes, como utilizá-lo em um único lançamento, estabelecer limites diferenciados e bloquear compras recorrentes.

Como criar e usar um cartão de crédito virtual?

Quase todas as instituições financeiras que trabalham com cartões de crédito também emitem cartões virtuais. No BB, conte com toda a segurança e praticidade do Ourocard-e.

E criar o seu Ourocard-e é muito fácil. Basta fazer login na sua conta, acessar a área de cartões e seguir as instruções.

Após gerá-lo no app, ele estará disponível logo abaixo das informações do cartão físico do qual ele foi espelhado. Para acessar seus dados, basta clicar nele para ver a numeração do cartão virtual, o CVV e a data de validade. Daí sempre que quiser usá-lo, é só inserir esses dados quando estiver finalizando uma compra na sua loja preferida.

O cartão virtual tem custos?

Muita gente se pergunta se contar com essa comodidade e praticidade do cartão virtual resulta em algum tipo de cobrança. E a resposta é não. Os cartões virtuais são gerados gratuitamente para quem já tem um cartão de crédito que disponibiliza essa funcionalidade. É mais segurança e praticidade, e você não paga nada a mais por isso.

Quais cuidados devo ter com o cartão de crédito virtual?

Contar com a praticidade e a segurança de um cartão de crédito virtual é, sem dúvidas, um plus pra quem compra pela internet. Mas não há imunidade contra fraudes, pois os golpistas estão sempre se reinventando a fim de tirar proveito de consumidores mais desatentos.

Portanto, a primeira dica de ouro é utilizar o seu cartão virtual apenas em sites oficiais e confiáveis. Evite acessar diretamente links de origem duvidosa. Digite o endereço da sua loja preferida na barra de endereço do seu navegador. Ou, se estiver utilizando um smartphone, certifique-se de que a sua compra está sendo realizada pelo app oficial da loja.

Outro cuidado é contra as tentativas de phishing, que podem chegar pelos caminhos mais diversos, como mensagens SMS ou via WhatsApp, e-mails e perfis em redes sociais não oficiais. Nesse caso, os criminosos se passam por sites sérios, muitas vezes replicando com bastante semelhança os comércios verdadeiros, e simulam vendas de produtos e serviços que parecem reais.

O desejo dos golpistas é que você insira os dados do seu cartão nos sites fraudulentos e envie as informações. Para evitar dores de cabeça e dar essa vitória a eles, fique atento quanto à autenticidade do lugar de compra.

E se for golpe? Procure o BB!

No intuito de ajudar na sua proteção e a evitar golpes, além do Blog BB, que tem uma editoria de segurança digital, um site com dicas de segurança está disponível: bb.com.br/seguranca.

Há ainda um número para ligar e tirar todas as dúvidas, 4004-0001. No WhatsApp BB (61 4004-0001), basta digitar #segurança que o assistente virtual iniciará uma conversa sobre o tema, incluindo dicas, um relato sobre os golpes mais comuns e as soluções de proteção oferecidas pelo BB.

Conte com os benefícios que só o BB oferece

Cliente BB tem acesso a produtos e serviços com diversos benefícios, como cheque especial, Pix, empréstimos, investimentos, seguros e o cartão Ourocard, incluindo a versão virtual, cheio de vantagens e perfeito para todos os momentos e todas as necessidades.

Com o Ourocard, fica a seu critério escolher quais benefícios quer ganhar, direto no App BB. Você decide, por exemplo, se ao pagar a fatura do cartão de crédito você quer receber Cashback, no qual uma porcentagem das compras retornam direto para a sua conta corrente, ou se prefere ter esse valor aplicado diretamente em um fundo de investimentos do BB com essa finalidade. Ou também pode escolher a opção de continuar acumulando pontos Livelo ou trocar por Dotz.

Defina o benefício ideal ao seu momento de vida e troque-o sempre que precisar. A escolha é sempre sua! Acesse www.bb.com.br/useourocard e saiba mais.

Blog BB Recomenda

Como o cartão virtual é sinônimo de segurança, a curadoria do Blog BB separou algumas recomendações valiosas sobre o tema.

A Vivi preparou um vídeo com dicas de segurança para quem vai fazer compras online, principalmente na Black Friday.

E o canal Casal Policial também tem uma dica muito importante sobre compras com cartões de crédito.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...