Se você é empreendedor, provavelmente conhece os desafios da gestão de um negócio. Mas sabia que ter um cartão de crédito empresarial pode ser uma estratégia inteligente para manter as finanças da empresa em dia?

Uma pesquisa do Sebrae aponta que quatro em cada dez donos de pequenos negócios usam o cartão de crédito como modalidade de financiamento. Mas como utilizar esse meio de pagamento e manter o orçamento controlado e bem organizado? Quais são as vantagens?

O Blog BB reuniu as principais informações para ajudar você a conhecer melhor essa ferramenta e usá-la a favor da sua empresa. Confira!

O que é um cartão de crédito empresarial?

O cartão de crédito empresarial tem o funcionamento muito similar ao do cartão comum. Porém, é voltado, exclusivamente, para Pessoas Jurídicas.

Com essa forma de pagamento, as empresas podem realizar transações comerciais (à vista ou parceladas), gerenciar despesas e obter benefícios específicos para o ambiente empresarial.

E é possível cobrir todo tipo de gasto, desde a aquisição de novos equipamentos até as despesas de uma viagem de trabalho, por exemplo.

Quais são os benefícios do cartão empresarial?

O cartão de crédito empresarial oferece vantagens que realmente contribuem para o controle das finanças. Confira as principais.

– Controle financeiro

O cartão de crédito empresarial oferece uma maneira eficiente de rastrear e gerenciar os gastos da empresa. Com faturas detalhadas, é muito mais fácil monitorar despesas, identificar padrões de gastos e simplificar a reconciliação contábil, por exemplo. Isso auxilia em um controle financeiro mais preciso e eficaz.

– Separação entre finanças pessoais e empresariais

Utilizar um cartão de crédito empresarial ajuda a estabelecer uma clara separação entre as finanças pessoais e empresariais. Isso é fundamental para facilitar o gerenciamento contábil e ainda auxilia na transparência, conformidade legal e tomada de decisões estratégicas mais dinâmicas.

– Flexibilidade nos gastos

A flexibilidade é crucial para os negócios. Um cartão de crédito empresarial permite que você, empreendedor, lide com despesas inesperadas, invista em oportunidades estratégicas ou gerencie fluxos de caixa sazonais, por exemplo. Isso proporciona uma maior agilidade para lidar com as demandas do mercado.

– Recompensas e benefícios exclusivos

Os cartões de crédito empresariais oferecem programas de recompensas adaptados às necessidades do mundo empresarial. Esses benefícios podem se traduzir em economias significativas para a empresa. Os clientes BB, por exemplo, têm acesso ao Benefícios BB Empresas, um programa em que o seu negócio pode acumular pontos para serem trocados por várias vantagens, como descontos na fatura, viagens, cashback com pontos, além da possibilidade de adquirir produtos e serviços voltados ao crescimento e à gestão eficiente do seu negócio.

Existem boas práticas para utilizar o cartão empresarial?

Assim como com os cartões pessoais, boas práticas de uso podem ajudar você a otimizar as suas finanças, evitar juros e fazer do cartão de crédito empresarial um aliado da sua empresa.

– Fique de olho na fatura:

Uma ferramenta que pode ajudá-lo na gestão das despesas é a própria fatura do cartão. Classificando os gastos, você consegue otimizar o planejamento da sua empresa e garantir a organização do seu orçamento.

– Pague o saldo total:

Falando em organização de orçamento, é importante se programar para pagar a fatura toda e evitar, assim, os juros. Isso porque o cartão de crédito funciona como um empréstimo, e o parcelamento ou pagamento parcial da fatura acarreta a cobrança de juros.

– Estabeleça limite de gastos:

A possibilidade de parcelar compras é uma facilidade do cartão de crédito, mas deve ser utilizada com cautela. Estabelecer um limite de gastos é importante para não sair do controle e manter a organização das finanças.

– Utilize o Painel PJ:

Quer fazer a gestão financeira do seu negócio com uma solução digital, gratuita e que permite ter uma visão integral e inteligente das finanças da sua empresa? O Painel PJ oferece tudo isso. De forma simples e intuitiva, a plataforma disponibiliza um novo jeito de organizar as finanças da empresa, trazendo visões gráficas e consolidadas das informações do fluxo de caixa, tais como boletos, Pix, transferências e vendas no cartão.

É importante lembrar que os cartões estão disponíveis para clientes com Conta PJ no BB.

Caso ainda não tenha a Conta PJ, abrir uma é fácil e rápido pelo app do BB.

Blog BB Recomenda

Como organização financeira é um assunto que o Blog BB adora, a curadoria separou para você mais dois conteúdos sobre o cartão de crédito empresarial.

A financeirista Dani Passoni ensina a registrar a fatura do seu cartão de crédito empresarial no fluxo de caixa da sua empresa e manter tudo sob controle.

Já o consultor financeiro Wallenstein Jr. gravou um vídeo para mostrar como o cartão de crédito empresarial pode ser um aliado do seu negócio. 

Gostou de saber mais sobre o cartão de crédito empresarial? Conte para gente, aqui nos comentários do Blog BB, se ficou alguma dúvida.

Leia também:

Benefícios BB Empresas: saiba como transformar pontos em benefícios

Organize as finanças da sua empresa. Conheça o Painel PJ

Novo App BB PJ: mais facilidade e segurança na vida do empreendedor

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...