Se você está finalizando o Ensino Médio e já está sentindo aquela ansiedade pré-faculdade, saiba que, além de ser um novo capítulo da sua vida, ingressar na universidade também significa dar as boas-vindas a uma fase cheia de novidades.
Enquanto alguns jovens vão mudar de cidade e ficar longe da família pela primeira vez, outros vão descobrir interesses acadêmicos que nem imaginavam. Além disso, com a chegada da maioridade, é comum que surjam os primeiros desafios financeiros e o dinheiro acabe se tornando um tema recorrente.
Mas calma! Não precisa ficar igual ao meme da Nazaré fazendo contas. A vida universitária é intensa, sim, mas também é empolgante e muito divertida, e você com certeza vai tirar de letra — ainda mais com este guia do Blog BB, que reúne dicas para se organizar antes, durante e depois da faculdade.
Você vai ver que, com estratégias simples, é possível, sim, ter tranquilidade financeira e, claro, ainda se dar bem nas provas. Se liga!
A preparação antes da faculdade
Sabia que, antes de entrar na universidade, já é possível guardar dinheiro? É verdade! Mesmo que você não trabalhe ainda, dá para seguir algumas estratégias e se organizar.
• Busque formas de economizar: que tal guardar uma parte da sua mesada ou levar um lanche feito em casa para a escola em vez de comer na lanchonete? Cada centavo conta, e, quanto mais você guardar, maior será a sua reserva financeira. Experimente, por exemplo, juntar todos os trocos que receber por um período determinado e ao final veja a quantia que juntou. Esse valor pode ser investido e trazer ainda mais retorno para o seu bolso.
• Que tal se planejar? Fazer um planejamento é importante e não precisa ser mega elaborado se você não quiser ou souber. Experimente baixar um app de controle de gastos ou use o bloco de notas do celular e comece a anotar os custos associados à faculdade, como mensalidades, livros, alimentação etc. Isso vai ajudá-lo a ter uma ideia de quais serão os seus prováveis gastos mensais.
• Acesse conteúdos sobre finanças: sabia que é possível aprender a cuidar do seu dinheiro sem estresse? Assim como o Blog BB, existem podcasts, perfis no TikTok e no Instagram e canais no YouTube que falam sobre esse tema de forma leve e divertida. Você não precisa se tornar um expert em finanças (a não ser que essa seja sua vontade), porém é sempre bom ter uma noção básica, até mesmo para poder gastar com as coisas que você mais curte.
• Pesquise bolsas e benefícios para estudantes: fique ligado nas oportunidades de bolsas de estudo que as faculdades oferecem, além de benefícios dos governos para estudantes. Essas vantagens são uma mão na roda para aliviar os gastos com mensalidade, materiais, transporte e alimentação.
• Pense em ser um jovem aprendiz: busque empresas e instituições que oferecem programas de Jovem Aprendiz na sua cidade. Podem participar jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio. Além de anotação na Carteira de Trabalho, os aprendizes têm direito a salário, vale-transporte e férias. Essa é uma ótima forma de ingressar no mercado de trabalho.
As aulas começaram…
Se você conseguiu se planejar e organizar o dinheiro para iniciar a faculdade, celebre essa conquista e siga firme. Agora, se nem tudo saiu como o planejado e você precisa arrumar algumas contas, fique tranquilo, porque nunca é tarde para começar.
• Crie um orçamento mensal: agora que tanto sua vida quanto sua rotina mudaram, entender quais são suas principais despesas vai fazer toda a diferença. Então, tente fazer o planejamento anotando todos os custos fixos do mês e estimando os gastos que podem variar. Uma despesa fixa pode ser a mensalidade da facul, já um gasto variável pode ser o valor utilizado com cópias, por exemplo. Anotando tudo, você consegue visualizar melhor quanto pode gastar em cada coisa. Se liga nas dicas da Anna, que mostra no vídeo como se organiza com a mesada que recebe dos pais.
• Abra uma conta universitária: a vida na faculdade pode até chegar com alguns desafios, mas ela também traz ótimas vantagens. Com a Conta Universitária BB, por exemplo, você não precisa comprovar renda para ter acesso a um cartão de crédito internacional com limite de até R$ 1.500, além de Pix e transferências ilimitadas. A conta também oferece mais facilidade e agilidade para fazer pagamentos e organizar suas depesas. Massa, né? Clique aqui e saiba mais!
• Pesquise e compare preços: antes de comprar livros, itens de papelaria ou materiais de estudo, pesquise, compare os preços e veja se não tem uma opção mais em conta por aí. Outra dica muito boa é conferir se algum veterano não tem o livro de que você precisa. Vai que ele não está mais usando e topa desapegar! Aproveite para participar de grupos de trocas. Além de economizar, você ainda pode fazer novas amizades.
• Use seu dinheiro com inteligência: é superlegal sair com os amigos, comer aquele sushi maneiro, ir de Uber para a facul em vez de pegar ônibus… Todo mundo gosta, né? Mas sabia que você também pode economizar nesses rolês? Ao comprar gift cards do iFood ou Uber, por exemplo, você estabelece um limite de gastos e consegue ficar suave. Você também pode fazer compras online e ganhar descontos e cashback. Clique aqui e saiba mais detalhes.
• Utilize a carteirinha de estudante: fique ligado nesta dica! É comum que estudantes tenham descontos especiais na compra de livros, ingressos de cinema e até mesmo em restaurantes. A economia é significativa.
• Busque vagas de estagiário ou trainee: além de serem ótimas maneiras de ganhar experiência na sua área de formação, estágios e programas de trainee geralmente oferecem uma remuneração que pode ajudar bastante nas despesas do dia a dia.
Um novo capítulo: vida pós-formatura
Bye, bye, facul! Parabéns, você concluiu mais uma etapa importante da sua vida! Uma nova fase vai começar, e com ela chegam também outras responsabilidades. A boa notícia é que dá para se manter no controle sem esquentar a cabeça. O Blog BB explica como.
• Planeje a sua carreira: a faculdade terminou, mas a sua jornada profissional continua. Por isso, não perca tempo e atualize seu currículo antes de se candidatar às vagas de emprego. Aproveite também para investir em cursos de especialização, palestras e workshops. Esses eventos podem ajudá-lo a construir uma rede de conexões e amizades que podem ser muito valiosas tanto para a sua vida profissional quanto pessoal. E não se esqueça de ficar ligado nas tendências do mercado. Quanto mais conhecimento, maior será a excelência do seu trabalho. A Letícia Garcia se formou em Estética e conta o que fazer logo após se formar.
• Estabeleça metas: se você já tem um emprego, que tal pensar em suas metas de curto, médio e longo prazo? Essa é uma ótima forma de traçar objetivos sem gerar ansiedade, pois você saberá que tem um tempo para chegar lá. Pense em quais são suas intenções. Você quer viajar para algum lugar maneiro? Quer comprar um carro ou aquele apê descolado? E se você puder aprender um novo idioma?
• Faça um plano de pagamento de empréstimos estudantis: se você fez algum empréstimo ou financiamento para pagar a faculdade, é importante se planejar para quitar essa dívida. Levante informações sobre todas essas contas e comece a pagar assim que possível, sempre dentro das suas possibilidades financeiras, é claro.
• Crie uma reserva de emergência: ter um dinheirinho guardado é muito bom, né? A reserva de emergência vai dar mais segurança para lidar com imprevistos e garantir que você esteja preparado para qualquer eventualidade.
• Invista seu dinheiro: já pensou em investir seu dinheiro, mas ainda tem dúvidas sobre o tema? Além da editoria InvesTalk, do Blog BB, que contém várias dicas, você pode se inscrever no curso online “Quero ser um jovem investidor – Como começar”, da B3 — a Bolsa de Valores do Brasil. Além de ser gratuito, ele ainda oferece certificado de participação.
Se liga em outros conteúdos que vão te ajudar nessa jornada
Agora que você já teve um spoiler e viu que a vida na universidade pode ser bem de boa, veja outros posts que vão ajudá-lo nessa fase superimportante da sua vida.
Comentários:
Carregando Comentários...