Você já ouviu falar em histórico de crédito? Não? Pois saiba que, apesar de não ter nada a ver com os créditos da faculdade, ele é tão importante quanto.

É um registro da sua forma de lidar com o dinheiro ao longo do tempo. Isso inclui o pagamento de contas, uso de cartão de crédito e qualquer atividade financeira relevante. Ou seja, se paga as contas na data correta e utiliza seu cartão numa boa, você passa a ter a reputação de bom pagador, o que é muito bem visto por bancos e outras instituições financeiras.

Mas por que é importante construir um bom histórico de crédito? É possível fazer isso desde a faculdade? O Blog BB preparou um conteúdo especial que responde a essas e outras perguntas, e ainda dá algumas dicas pra você se preparar e planejar suas finanças. Confira!

Ter um bom histórico de crédito é importante pra universitários?

Sim, é fundamental! É como uma espécie de nota que recebe pela maneira como cuida do seu dinheiro. Quanto maior a avaliação, mais vantagens e oportunidades aparecerão pra você no futuro. Na prática, ao construir um bom histórico, é possível ter acesso aos seguintes pontos.

✅   Mais facilidade na contratação de empréstimos e financiamentos

✅   Taxas de juros mais baixas

✅  Aprovação mais rápida em transações financeiras

E o momento perfeito pra começar a construir seu histórico de crédito é durante a faculdade. Afinal, caso queira comprar um carro legal, alugar um apartamento bacana ou, até mesmo, conseguir um empréstimo pra abrir o próprio negócio um dia, ter um bom histórico vai ajudar muito. Você investirá tanto no seu futuro pessoal quanto profissional.

Dicas práticas pra construir e manter um bom histórico de crédito

Imagine que esse processo é muito parecido com a criação de uma playlist, em que acrescenta músicas ao longo da vida. Cada faixa representa uma decisão financeira tomada, e, juntas, formam a trilha sonora das suas finanças.

Portanto, cada vez que usa seu dinheiro de maneira inteligente e responsável, como pagar as contas em dia, você adiciona um novo sucesso à sua lista. Também é possível adotar as seguintes estratégias:

1 – Usar o seu cartão de crédito:

você já tem um no seu nome? Então use! E faça isso de forma estratégica, utilizando pra coisas que realmente precisa e gosta, como livros e materiais didáticos, assinaturas de serviços de streaming, cursos online, ingressos de shows, passeios e, até mesmo, aquela roupa desejada.

Mas lembre-se: é muito importante pagar a fatura até a data do vencimento. Pagamentos atrasados podem acarretar juros e, inclusive, negativar o seu nome. Então, use o cartão de crédito corretamente e garanta um histórico impecável.

Porém, se ainda não tem, escolha um cartão com diversos benefícios e sem anuidade, como o Ourocard Universitário Internacional do BB. O limite é de até R$ 1.500,00 de crédito, e não é necessário comprovar renda. Além disso, você pode usá-lo em qualquer lugar do mundo. Clique aqui e peça o seu.

2 – Gerenciar os empréstimos estudantis:

se possui algum empréstimo ou financiamento estudantil em seu nome, também pode utilizá-lo pra fortalecer o seu histórico de crédito. Afinal, ao pagar as parcelas em dia, você se torna um ótimo pagador, não é mesmo?

Agora, se estiver enfrentando alguma dificuldade pra efetuar os pagamentos, verifique se é possível renegociar o financiamento com condições que caibam no bolso. O mais importante aqui é evitar a inadimplência pra manter o seu histórico de crédito saudável.

3 – Acompanhar de perto as finanças:

é muito importante saber aonde seu dinheiro está indo, pois, quanto mais você entender e ter esse controle, mais fácil será manter um bom histórico de crédito e evitar surpresas desagradáveis no futuro.

E um dos primeiros passos pra isso é criar um relacionamento com uma instituição financeira. Além do cartão de crédito, que já foi abordado neste texto, você pode ter uma conta corrente. A Conta BB Universitária, por exemplo, é destinada a jovens a partir de 16 anos já matriculados na faculdade.

Com essa conta corrente, você tem acesso a uma ferramenta aliada quando o assunto é entender tudo sobre o seu dinheiro: Minhas Finanças. Essa aplicação está disponível no App BB. No aplicativo, é possível visualizar todas as entradas e saídas, traçar o perfil de consumo, programar despesas futuras e muito mais. Tudo isso em um só lugar!

Mais do que preparar você pra futuras oportunidades financeiras, a Conta BB Universitária também oferece Pix ilimitado, cartão de débito e crédito, acesso ao Shopping BB, e não é preciso comprovar renda pra ter acesso a tudo isso.

Ah, e se você tem mais de 18 anos, não é necessário ir até uma agência. Dá pra fazer tudo 100% digital, diretamente pelo App BB. Vale a pena conferir!

Leia também:

Saiba como se organizar antes, durante e depois da faculdade

Planejamento financeiro: quando o simples funciona?

Precisamos falar sobre educação financeira: 5 motivos para você encarar a sua relação com dinheiro

Este conteúdo foi útil

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...