Você já se pensou em como fazer um dinheirinho extra durante a faculdade? Se sim, saiba que não está sozinho! Muitos estudantes têm essa vontade de trabalhar, seja pra alcançar a tão sonhada independência financeira, seja pra ajudar com as despesas da casa, ou, simplesmente, garantir “os lanchos” do fim de semana.

Caso você tenha se identificado com alguma (ou todas) dessas situações, se liga neste conteúdo recheado de dicas que o Blog BB preparou.

1. Faça estágio ou trabalhe meio período

A faculdade é o melhor momento pra aproveitar as oportunidades de estágio na sua área formação. Além de ser uma ótima forma de conhecer o mercado de trabalho, desenvolver habilidades práticas e construir uma rede de contatos profissionais, você pode ser remunerado. Pela internet, pesquise vagas disponíveis em sites, plataformas de estágio e na própria universidade. Outra opção é procurar empregos de meio período que se encaixam na sua agenda acadêmica e oferecem dinheirinho extra. 

2. Busque trabalhos temporários

Já pensou em buscar empregos momentâneos? Se tiver um amigo ou familiar que possua um restaurante ou bar, você pode ajudar como garçom nos fins de semana ou nas férias. Lojas de shoppings e outros comércios também costumam contratar em períodos como o Natal e a Black Friday, pois o movimento aumenta. Caso a faculdade promova festas e eventos acadêmicos, é possível trabalhar na divulgação ou fazendo drinks, por exemplo. Fique de olho nas oportunidades! 

3. Venda doces ou lanches

Você manda bem na cozinha, e sempre tem alguém elogiando? Que tal monetizar esse talento? É possível vender doces e outros lanches na facul durante os intervalos das aulas, por exemplo. Brigadeiros, brownies, cookies, trufas, cupcakes, sanduíches naturais e outros salgados costumam ter boa aceitação entre os estudantes. Então escolha um produto e invista. A Alana de Sousa fez exatamente isso.  

 Alana é estudante de publicidade e propaganda e vendeu docinhos na faculdade antes de começar a estagiar. “Eu entrei na publicidade com o intuito de ser fotógrafa publicitária. Eu queria fazer um intercâmbio em Milão quando acabasse a faculdade e, como não estava estagiando na época, eu vi a venda de brigadeiros como uma opção de arrecadar esse dinheiro e realizar esse sonho”, lembra.

 Mas os planos da Alana mudaram, e ela encontrou uma nova vocação depois que começou a estagiar. “Eu juntei o dinheiro que eu ganhei com a venda dos doces e, ao invés de investir na minha viagem para Milão, eu consegui investir em um curso profissionalizante em UX Designer. Então, com certeza, essa experiência de empreender enquanto estava estudando foi muito proveitosa e gratificante em todos os sentidos”. 

Segundo ela, todo esse esforço valeu muito a pena. “É muito bom lutar pela sua independência e fazer o que é necessário para realizar um sonho, grande ou pequeno, aos poucos e todos os dias. Quando a gente se esforça de verdade, ele fica mais perto de se realizar! E é muito legal falar sobre isso porque, depois que eu comecei a vender os doces, outros estudantes começaram a vender doces na faculdade também, seja pra economizar pra uma viagem, pra concluir um curso ou pra conseguir realizar alguma meta grande”, celebra. 

4. Ofereça aulas particulares

Além de ser uma excelente maneira de ganhar dinheiro extra, as aulas particulares podem ser muito gratificantes. Identifique as suas habilidades e as áreas de conhecimento, e promova os seus serviços a outros estudantes que precisam de ajuda. Se você é fluente em inglês, por exemplo, pode dar aulas de conversação a quem deseja aprimorar o idioma. Ou então, caso seja bom em matemática ou cálculo, que tal auxiliar alunos a reforçarem conceitos-chave e se prepararem pras provas? Em algumas plataformas, é possível se cadastrar e oferecer tutoria online individual. Vale a pena conferir! 

5. Formate trabalhos acadêmicos

Muitos estudantes têm dificuldade em formatar trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT. Caso seja organizado e familiarizado com essas regras, a formatação pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro extra. Por isso, anuncie o seu trabalho nas redes sociais e em grupos de estudantes, e peça que amigos indiquem você. Além disso, é possível oferecer serviços adicionais, como revisão ortográfica e gramatical, tradução de textos, criação de slides, resumos, entre outros. 

6. Participe de programas de mentoria

Caso seja um estudante que já está nos últimos semestres, considere se tornar um mentor pros alunos calouros. Além de ganhar remuneração, você oferece apoio didático aos colegas e ajuda o trabalho dos professores em certas atividades, como correções, organização de laboratórios, palestras, eventos, etc. Se interessou? Então verifique com a coordenação do seu curso como funcionam os programas de monitoria na sua universidade. 

7. Ofereça serviços de manutenção

Você sabe formatar PC ou notebook, instalar programas específicos, resolver o problema daquela impressora que tá engolindo papel? Então oferte serviços de manutenção pros seus colegas de turma, professores e vizinhos. Esses consertos podem render um dinheiro bacana e não precisam ficar restritos somente à tecnologia. Se souber arrumar celulares, eletrônicos e, até mesmo, carros e motos, faça uma análise do preço do seu trabalho e o divulgue sempre. 

8. Desapegue do que você não usa mais

Que tal vender aquelas roupas e calçados inutilizados? Ou os livros já lidos? E aqueles eletrônicos que estão só acumulando poeira? Além de desocupar espaço, você ganha um dinheiro extra. Faça anúncios em plataformas de venda, brechós online, grupos de compra e nas redes sociais. Outra opção interessante é trocar essas coisas por itens necessários no momento. 

9. Seja freelancer

Sabia que, como freelancer, é possível ter a liberdade de escolher os projetos que mais se alinham com os seus interesses e horários, e ainda descolar uma excelente fonte de renda? Se você é bom na escrita, ofereça serviços de redação de artigos, blogs ou conteúdo destinado a redes sociais, por exemplo. Caso tenha habilidades em design gráfico, pode criar logotipos, cartões de visita ou materiais de marketing pra empresas. Sites como Fiverr, Vinteconto, 99Freelas, Rock Content  e Get Ninjas conectam freelancers a clientes em todo o mundo, permitindo trabalhar em projetos bem interessantes enquanto gerencia a sua própria agenda. Fique atento às taxas de comissão cobradas por cada plataforma, e boa sorte!

10. Faça investimentos

Investir enquanto ainda está na faculdade pode ser uma estratégia bem interessante pra aumentar o seu dinheiro a longo prazo. Considere aprender sobre investimentos, estabeleça objetivos e data limite, e busque uma instituição confiável. Começar a investir com o BB, por exemplo, é fácil, rápido e sem taxa de corretagem. Além de acesso a uma assessoria digital pra guiar a sua jornada, você conta com um aplicativo dedicado aos seus investimentos em que é possível gerenciar e organizar as suas aplicações em um só lugar. Massa, né?

Você conhece algum outro tipo trabalho pra ganhar dinheiro na faculdade? Escreva aqui, nos comentários, e compartilhe este conteúdo com os seus amigos. 

Leia também:

Novas carreiras: o que fazem influenciadores e produtores de conteúdo?

Geração Z: saiba quais carreiras e profissões mais combinam com você

Saiba como se organizar antes, durante e depois da faculdade

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...