Estava de bobeira, navegando pela internet e quando foi ver o carrinho de compra está lotado. Desde utensílios fofinhos para casa até blusinhas da China. E é só ouvir essas palavrinhas mágicas que sai correndo só para dá uma “olhadinha”: desconto progressivo, leve 3 e pague 2, frete grátis. Quem nunca?

Enfim, na internet não falta opção. Não importa quais são os seus gostos pessoais ou o que você quer comprar. O que importa é que você tenha segurança na hora das compras online. E isso é o que você não pode esquecer, mesmo com promessas tentadoras de economia e agilidade ou comodidade na entrega. 

É raro, mas acontece muito

No mundo ideal, a gente precisa ir com calma e pensar bastante antes de comprar para não adquirir o que não precisamos, mesmo quando não é golpe. Porém, todo mundo sabe que o que não é o ideal também acontece muito, né? Independentemente do motivo da compra, não podemos nos descuidar de regrinhas básicas para não cair no golpe.

O que é comercio social?

Comércio social ou social commerce refere-se à prática de marketing e venda de produtos e serviços diretamente por meio de plataformas de mídia social. Nesse sentido, o comércio social se enquadra no guarda-chuva do comércio eletrônico.

Vítimas dos golpes de compra e de vendas online

O chamado comércio social pode virar prejuízo nas compras impulsivas, já que os golpistas se aproveitam da facilidade das compras em redes sociais para promover ações de golpes de compras que não existem ou servem para apenas conseguir informações de futuras vítimas.

É preciso estar atento, pois muitas plataformas de vendas estão sediadas no exterior e por não terem registro no Brasil, não respeitam as regras nacionais, dificultando a tributação e a fiscalização e até a garantia do direito dos consumidores.

Além disso, no início de 2023, segundo pesquisa da Semana da Segurança, da 3a edição da campanha de educação digital, mais de 80 mil brasileiros foram vítimas em golpes de compra e vendas de itens online. Analisando o mesmo período no ano anterior (2022), houve uma redução de 36%. Liderando o ranking dos golpes temos o golpe do falso pagamento, quando o comprador adquire um item, paga e nunca recebe, e o golpe do falso anúncio, que ocorre quando o golpista anuncia produtos que não existem, pede o pagamento total ou parcial do item antes de enviar e depois some.

O prejuízo estimado com os golpes aplicados de janeiro a setembro de 2023 foi de cerca de R$ 529 milhões. Traçando um perfil das vítimas em sua maioria foram homens (73%) na faixa etária de 31 anos, moradores da região Sudeste, centralizados principalmente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Pesquisa divulgada numa reportagem da CNN mostra que atualmente 65% dos brasileiros utilizam as redes sociais na hora de fazer compras online, mesmo que nem todas as empresas ofereçam social commerce é possível notar, principalmente entre os jovens da gerações Z e Millennials, que as mídias digitais têm invadido cada vez mais os seus cotidianos.

Mas o que fazer para se proteger na hora da compra online?

Se liga nas dicas e ligue o sinal!

Reputação

Dê uma pesquisada sobre a reputação do vendedor ou da loja. Pode ser em sites de buscas ou nas redes sociais. É sempre bom saber quais são os elogios e as reclamações.

Ingressos Online

A compra de  ingressos online se tornou padrão para a maioria dos eventos, mas também trouxe desafios de segurança. Use apenas sites e aplicativos oficiais. Cuidado para não cair em falsas ofertas na hora de tentar garantir a entrada em um evento!

Não clique em links, abra sempre o site

Recebeu uma promoção ou indicação de loja por um link? Não compre e não forneça nenhum dado a partir dele.

Muitas vezes, os criminosos replicam o site de uma loja verdadeira de forma idêntica, mas trata-se de uma página falsa, que pode roubar suas informações. Abra sempre o site original em uma aba nova do navegador, digitando no campo de endereço.

Atenção aos boletos

Ao receber por e-mail um boleto para pagamento, verifique se é de uma compra realmente realizada por você. Observe também se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o número do banco que aparece como emissor do boleto.

Fique esperto com e-mails e redes sociais

Um dos golpes mais comuns na internet é o chamado phishing. Os criminosos lançam uma isca, por e-mail, redes sociais, SMS, falso site ou falso pop-up, inseridos em sites desprotegidos. Ao clicar nessas mensagens, a pessoa é induzida a preencher um cadastro, mas, na verdade, está fornecendo dados a fraudadores.

Cuidado com promoções “imperdíveis”

Desconfie quando a oferta é muito atrativa, com preços bem abaixo de outras lojas. Sites fraudulentos costumam chamar atenção com ofertas irrecusáveis, para atrair cliques. Fique de olho em promoções boas demais para serem verdade, podem ser golpe!

Prefira comprar com Ourocard-e

O cartão virtual é sempre preferível para compras online. OOurocard-e é um cartão virtual, com os mesmos benefícios, serviços e características do principal, porém com utilização exclusiva para compras online. Se tiver qualquer problema, basta bloqueá-lo e solicitar a geração de um novo, sem ficar com o cartão físico comprometido.

Suspeitou que é golpe? O que fazer?

Acompanhe as informações para prevenir golpes aqui no Blog BB na editoria exclusiva que traz dicas de Segurança Digital.  Para mais orientações sobre segurança digital, acesse a Página do BB. Conheça também o Guia de Segurança do BB.

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