O ano de 2023 está sendo marcado por grandes shows no Brasil. Seja por turnês de despedida ou de reencontro de grandes nomes da música nacional até mesmo pela chegada de artistas gringos por aqui. Isso sem contar com os grandes festivais. Eventos grandes tão esperados, trazem uma onda de expectativa, mas, em meio à emoção, é muito importante permanecer alerta e atento à segurança digital.
Se você se animou para ir em algum (ou alguns) desses, fique de olho nas dicas de segurança, desde a compra de ingressos até a experiência durante o show.
Comprando os ingressos
A compra de ingressos online se tornou padrão para a maioria dos eventos, mas também trouxe desafios de segurança. Para garantir uma compra segura, veja as dicas:
Sites oficiais
Compre apenas em sites oficiais e confiáveis ou de agentes autorizados. Evite sites de terceiros desconhecidos que ofereçam preços muito abaixo do normal.
Verificação da URL
Certifique-se de que o site comece com “https://” e tenha um cadeado na barra de endereço, indicando uma conexão segura. É comum que hackers criem páginas de venda de ingressos muito semelhantes às bilheterias oficiais para roubar números de cartão de crédito e outros dados da vítima.
Ingressos esgotados
A busca por ingressos em mercados secundários, redes sociais e canais não oficiais, cria um cenário ideal para os golpes. Cuidado para não cair em falsas ofertas na hora de tentar garantir a entrada em um evento. Caso vá comprar de outra pessoa que está oferecendo ou não poderá ir mais no show, certifique-se que seja alguém de confiança e que possa mostrar os comprovantes de compra oficiais. Com os bilhetes eletrônicos no lugar de impressos, criminosos podem vender o mesmo ticket várias vezes em diferentes plataformas on-line.
Aplicativos oficiais
Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais, como a App Store (iOS) ou Google Play Store (Android), e revise as permissões solicitadas pelo aplicativo. Se parecerem excessivas ou não relacionadas à finalidade do aplicativo, considere isso um sinal de alerta.
Ingresso na mão
Fotos e compartilhamentos
É normal o entusiasmo, mas cuidado ao tirar foto do ingresso e publicar nas redes sociais. Não deixe o QR code e código de barra visíveis, isso pode facilitar a ação dos criminosos na hora de oferecer um ingresso como oficial, utilizando a mesma imagem como prova.
Curtindo o show
Redes Wi-Fi públicas
Evite se conectar a redes Wi-Fi públicas não protegidas. Se for necessário, use uma rede virtual privada (VPN) para proteger sua conexão.
Bluetooth e NFC
Desligue recursos como Bluetooth e NFC quando não estiver em uso, para evitar possíveis ataques.
Troca de cartão
Se for pagar com cartão, nunca entregue para alguém inserir na máquina e realizar o pagamento. Faça isso você mesmo. Um dos golpes mais comuns em grandes eventos é aquele em que o cliente pede uma bebida, entrega o cartão ao vendedor, digita a senha e, horas depois, percebe que durante a compra o seu cartão foi trocado.
Neste golpe, o criminoso – que, muitas vezes, se passa por ambulante – observa a senha que foi digitada na maquininha e aproveitando uma distração troca o cartão, devolvendo um modelo idêntico.
Alteração de valor
Tendo isso em vista, se você já inseriu o cartão na maquininha e está pronto para proteger a sua senha, o terceiro passo é observar o valor que aparece no visor.
Outra dica é pedir o comprovante para confirmação do valor da compra. Outro golpe muito comum é o da alteração do valor. Nesse caso, o criminoso digita um valor diferente do que deveria ser pago.
Se te falarem que o visor da máquina está quebrado ou que não está saindo o comprovante, pode desconfiar. Ele pode passar um valor diferente, que você não consegue saber qual é, e você vai digitar a senha acreditando que está pagando determinado valor, mas será outro. Se o vendedor informar que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Verifique o valor e se houve alguma cobrança diferente pelo aplicativo do seu banco.
Então, atenção ao valor informado e ao colocar a senha: verifique se está digitando no campo certo. E não deixe verem o teclado enquanto digita. Por último, use o serviço de notificação ou SMS pra checar o valor pago.
Tira da carteira, coloca no app e faça o pagamento por aproximação
Se possível, utilize carteiras digitais ou pagamentos por aproximação para reduzir a exposição. Para colocar seus cartões na sua carteira digital, é só seguir o passo a passo de acordo com o app do seu smartphone, seja Apple Pay, Google Pay, ou Samsung Pay. Você ainda tem a opção de incluir seus cartões com o App Ourocard ou com o APP BB.
Utilizar um app para fazer pagamento por aproximação oferece o mesmo tipo de segurança que já vem sendo utilizada em outras modalidades de pagamento digital por smartphones. Os dados são criptografados e para utilizá-los é preciso sua autorização, que é dada pelo código cadastrado no app, pelo uso de biometria ou, ainda, reconhecimento facial. Outro ponto positivo da tecnologia NFC é que em caso de duplicidade de pagamento por aproximação há o bloqueio automático do sistema.
Uso seguro de dispositivos
Se estiver usando dispositivos móveis para capturar imagens ou vídeos do evento, certifique-se de que eles estejam protegidos por senha e que as configurações de compartilhamento sejam controladas.
Leia também:
Caiu na rede, pode ser golpe: o uso das redes sociais para aplicar fraudes na internet
Roubaram o meu celular. E agora?
Conheça os 10 sinais de um golpe digital
Comentários:
Carregando Comentários...