Muitos aplicativos hoje em dia oferecem a possibilidade de realizar compras em lojas internacionais a preços bastante convidativos. Se você adora fazer comprinhas internacionais, fique ligado porque a partir de 1° de agosto de 2024 qualquer valor de compra estará sujeito a cobrança de taxas de importação. E já tem golpista de olho para aplicar golpes até nesse momento!

Criminosos tem enviado mensagens falsas via SMS, e-mail ou WhatsApp informando que sua encomenda chegou no Brasil, mas que ela foi taxada pela alfandega e para ser liberada o imposto de importação precisa ser pago.  

Geralmente no corpo da própria mensagem é disponibilizado um link que direciona a vítima a sites que imitam os sites originais. Na tela do pagamento, os golpistas pedem dados pessoais, como nome completo, e-mail, telefone e CPF. Ao final da operação, é emitido um QR code para que a pessoa realize o pagamento.

No exemplo acima, foi utilizado o nome dos Correios e um Short Code (uma sequência de números aleatória que aparece no remetente do SMS) para dar credibilidade a mensagem. Um SMS Short Code é um número curto de 5 a 6 dígitos que normalmente algumas marcas usam para enviar campanhas de marketing.

Se você clicar no link e realizar o pagamento provavelmente só bem depois vai se dar conta de que caiu em um golpe e os criminosos terão capturado os seus dados e roubado o seu dinheiro.

Se liga nos sinais do golpe da taxação

  • Se a entrega das mercadorias estiver a cargo dos Correios, as cobranças de taxas não são feitas por SMS e nem por WhatsApp. Lembrando que todos os sites deles terminam com “correios.com.br”.
  • Caso realize compras internacionais online em que o valor ultrapasse 50 dólares acompanhe o aviso da necessidade de pagamento dos tributos de importação rastreando a encomenda pelo aplicativo baixado em lojas oficiais ou pelo site dos Correios para não ser alvo de cobranças ilícitas indevidas.
  • A Empresa (Correios) recomenda que os usuários baixem o app nas lojas oficiais.
  • No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços. O aviso de eventual recolhimento de tributos também fica disponível no rastreamento da encomenda, no site dos Correios.

Para mais orientações sobre segurança digital, acesse a Página do BB e conheça o Guia de Segurança do BB.

Leia também:

Golpe da Tela Azul: veja como escapar

Jogos de apostas online: a diversão que pode virar prejuízo

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...