Nada melhor do que poder curtir um show ao vivo do seu artista preferido. O Brasil tem sido palco de diversos shows e festivais de música com atrações nacionais e internacionais. É a grande oportunidade de poder curtir ao vivo o seu artista preferido. Mas você está atento aos cuidados de segurança ao correr para garantir o seu ingresso?

Aquele anúncio nas redes sociais prometendo um ingresso vip para aquele show imperdível. Uma mensagem no celular informando que você recebeu 50% de desconto na compra de ingresso. Um e-mail urgente sobre a liberação de lote extra de ingressos de um show que já estava esgotado.

Todos os casos descritos acima são exemplos de como criminosos usam o mesmo cenário, a venda de ingressos, em diferentes canais de comunicação para enganar as pessoas e conseguir extrair delas informações importantes – como números do cartão de crédito, senhas ou outros dados financeiros ou pessoais e aplicar golpes.

Sabe como é o nome disso? Phishing.

Phishing (neologismo que vem da palavra fishing, pescaria em inglês) é um golpe aplicado geralmente por SMS, e-mails, redes sociais e sites. Pescar define exatamente o modo de ação dos criminosos: eles atraem a vítima com uma informação falsa, fazendo com que ela mesma entregue seus dados. 

Os golpistas criam links que levam as vítimas aos sites falsos, que normalmente são bem parecidos com os verdadeiros. Ofertas que parecem boas demais pra ser verdade geralmente escondem intenções espúrias, como capturar dados ou mesmo ofertar ingressos que parecem legítimos, mas que são falsos.

Anote as dicas de segurança que o Blog BB preparou pra você não cair em armadilhas!

  • Para compra de ingressos utilize apenas os canais oficiais.
  • Sempre verifique a URL (endereço) do site, certifique se que está digitando o endereço correto ou clicando em link cujo endereço seja o endereço correto e prestando atenção em pequenas variações e símbolos.
  • Desconfie de ofertas com o preço muito abaixo do praticado no mercado.
  • Recebeu um link: veja se é de um remetente confiável.
  • Desconfie de perfis nas redes sociais não verificados (com o símbolo de verificação), que vendem ingressos e se comunicam apenas por mensagem direta e não possui histórico de vendas.
  • Mantenha seu antivírus e outros softwares de segurança atualizados para se proteger contra malware e sites fraudulentos.
  • Opte por opções de pagamentos mais seguras como os cartões de crédito virtuais que podem ser bloqueados após a utilização.

Fique sempre alerta e desconfie de links, sites e mensagens com ofertas e oportunidades que despertam um sentimento de urgência. A melhor forma de se proteger é sempre se manter vigilante, atento e bem-informado sobre o assunto. E mais importante ainda é o papel de um banco, como o Banco do Brasil, na educação digital das pessoas.

Para mais orientações sobre segurança digital, acesse a Página do BB e conheça o Guia de Segurança do BB.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...