Após anos de dedicação e aprendizado, você finalmente concluiu a faculdade e recebeu o seu diploma universitário? Parabéns! Essa é uma conquista que merece, e muito, ser celebrada, pois marca o começo de uma nova aventura. 🎉 

A partir de agora, é muito provável que você comece a pensar no futuro. Vai continuar estudando e fazer uma pós ou um MBA? Quer passar um tempo fora do país e conhecer novas culturas por meio de um intercâmbio? Ou será melhor já entrar no mercado de trabalho?

A verdade é que não existe uma resposta certa, pois cada realidade é única. Mas, seja qual for a sua escolha, traçar um plano (ou dois, ou três) e definir como você vai alcançar esses objetivos faz toda a diferença.

Pensando nisso, o Blog BB preparou um conteúdo especial com dicas pra ajudar você a aproveitar esse novo momento da sua vida. Confira!

Antes de tudo, reflita estrategicamente

Esse é o início de um capítulo cheio de oportunidades, descobertas e responsabilidades. É o momento perfeito pra se questionar, buscar autoconhecimento e definir os próximos passos da sua jornada, pois cada decisão que você tomar a partir de agora pode impactar o seu futuro. Então abrace essa fase com entusiasmo e boas energias.

Reserve um momento e reflita sobre as suas conquistas, os seus valores, objetivos e o que realmente importa pra você. Use essa reflexão como um guia na tomada de decisões conscientes e no alinhamento das suas ações com os seus sonhos e as suas aspirações.

Você também pode utilizar ferramentas e abordagens que podem ajuda-lo a tomar decisões informadas, e alinhar suas ações com seus objetivos, como a mandala IKIGAI, que ajuda a encontrar o propósito de vida, combinando várias dimensões da existência humana para identificar o que traz verdadeira satisfação e significado; a análise SWOT pessoal, uma ferramenta comum em planejamento estratégico que pode ser adaptada para análise pessoal e ajuda a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; e o modelo SMART para definição de objetivos profissionais, que ajuda a criar metas claras, objetivas e alcançáveis, promovendo um caminho mais direto para o sucesso desejado. 

Se você tiver interesse, há canais e conteúdos diversos na internet explicando como utilizar cada método. E lembre-se: não há crescimento sem desafios. Tente sair da sua zona de conforto e aprenda com os erros e acertos ao longo do caminho. Cada experiência é uma oportunidade de aprendizado.

Planeje a sua carreira 

Você já refletiu sobre as suas vontades. Agora que tal planejar a sua carreira? Esse processo envolve autoconhecimento, definição de objetivos e escolha de estratégias pra alcançar as suas metas profissionais. Veja, a seguir, algumas atitudes a ser tomadas.

  • Faça uma autoavaliação para identificar possibilidades: pense nas áreas de interesse, paixões e atividades que você gosta de fazer. Nesse momento, vale tudo. Considere os hobbies, projetos realizados e até as matérias que mais gostou durante a faculdade. Sabe as ferramentas citadas mais em cima, como a mandala IKIGAI? Elas são superimportantes nesse momento para que você consiga entender melhor suas preferências e pontos fortes. Em seguida, faça uma lista de todas as possibilidades de carreira que você acha interessante. Não se preocupe com viabilidade neste estágio. O objetivo é explorar amplamente.

  • Pesquise tendências e demandas do mercado de trabalho: utilize o Google e confira quais setores estão crescendo atualmente e quais habilidades possuem alta demanda. Além disso, consulte relatórios de empregabilidade, como os do LinkedIn e outros sites de recrutamento, para ver quais profissões têm mais ofertas de emprego. Feito isso, compare suas habilidades e interesses com as demandas do mercado, e identifique áreas onde há um match (alinhamento) entre o que você gosta de fazer e o que o mercado mais valoriza. 

  • Conecte-se com profissionais das áreas de interesse: que tal usar o LinkedIn para conectar-se com profissionais das suas áreas de interesse? Envie mensagens personalizadas explicando seu interesse e pedindo para conversar sobre suas experiências, e aproveite para perguntar sobre os desafios, as competências necessárias e as oportunidades de crescimento. Outras formas de fazer networking incluem participar de eventos, conferências e seminários para conhecer pessoas, e juntar-se a grupos e comunidades online onde profissionais da área discutem tendências e compartilham conhecimento.

  • Desenvolva as soft skills são mais valorizadas no mercado: as soft skills, ou habilidades interpessoais, são competências que influenciam a forma como uma pessoa interage com os outros, gerencia seu trabalho e lida com situações do dia a dia. Por isso, pesquise quais soft skills são mais valorizadas no mercado, como comunicação, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, dentre outras. Depois, peça feedback a colegas e supervisores sobre suas habilidades e identifique áreas de melhoria. Você pode participar de cursos e mentorias para trabalhar suas soft skills e praticá-las em seu ambiente de trabalho ou estudos. Se quiser melhorar a comunicação, por exemplo, procure oportunidades para falar em público ou liderar reuniões. 

  • Invista no seu aperfeiçoamento profissional: o seu diploma universitário pode ser só o primeiro de muitos. Por isso, invista em cursos de especialização, workshops e treinamentos pra se manter atualizado e ampliar os seus conhecimentos. Considere também a possibilidade de fazer uma pós-graduação ou MBA. Assim, você vai se destacar no mercado de trabalho. 

  • Defina metas profissionais: essa é a melhor forma de direcionar a sua carreira. Ao estabelecer metas claras e específicas, você cria um roteiro pras suas ações e se mantém focado nos objetivos. Mas, em vez de definir metas como quero ser bem-sucedido, seja mais específico. Que tal quero alcançar o cargo de gerente de projetos em três anos, ou quero aumentar minha renda em 20% no próximo ano?

  • Atualize o seu currículo: liste todas as suas experiências com estágio, outros trabalhos, cursos e habilidades relevantes pro cargo em questão. Lembre-se de incluir informações como datas de início e término, responsabilidades e realizações durante cada posição ou atividade.

    Ainda não tem um currículo? Confira aqui como fazer o seu. É bem fácil! E, se você nunca trabalhou, tudo bem. Todo mundo começa de algum lugar. Então incremente o seu currículo com cursos, palestras assistidas e trabalhos voluntários, caso tenha realizado algum. O importante é pegar a prática e mostrar do que você é capaz

  • Faça uma carta de apresentação: é muito importante pra apresentar você aos recrutadores da vaga à qual está se candidatando. A carta deve destacar a sua motivação, o interesse pela empresa e como as suas habilidades e experiências se alinham com os requisitos do cargo.

Faça uma boa gestão financeira  

Com planejamento e escolhas conscientes, fica mais fácil organizar o orçamento e conquistar os seus objetivos de vida. Pra isso, tente fazer o seguinte.

  • Avalie a sua situação financeira atual: pra cuidar bem das suas finanças, é preciso saber direitinho as entradas e saídas, entender as prioridades e o que pode ficar pra um outro momento. Ao botar as contas na ponta do lápis, você vai ter uma noção real da sua grana. E esse conhecimento, além de ser o seu maior aliado, vai ser o primeiro passo em direção a uma vida financeira saudável e ao alcance da tão esperada independência financeira.

  • Faça escolhas inteligentes: se gasta menos do que recebe, parabéns! Tá no caminho certo. Caso contrário, é um sinal de alerta. Mas fique tranquilo. Ter uma vida financeira saudável é possível, e você consegue. De repente, pedindo menos delivery e cozinhando mais, indo a eventos gratuitos ou marcando o rolê em casa, os gastos diminuem um pouco.

Também dá pra pensar de forma estratégica e otimizar a sua grana. Se precisa comprar alguma coisa, que tal pesquisar os preços na internet, procurar cupons de desconto ou produtos com cashback? No Shopping BB, tem de tudo e mais um pouco. Você compra no conforto de casa e ainda economiza.

  • Crie uma reserva de emergência: é sempre bom ter aquela graninha guardada quando ocorrem imprevistos. E não é preciso ter rios de dinheiro sobrando, viu? O importante é começar. Defina um valor acessível e realista pra poupar mensalmente e seja consistente nesse hábito. Com o tempo, essas pequenas economias se acumularão e formarão uma reserva significativa.

  • Defina metas e faça investimentos: defina metas financeiras a curto, médio e longo prazo. Estabelecer objetivos claros ajudará você a manter o foco e a disciplina na hora de poupar e investir o seu dinheiro. Isso mesmo! Você pode começar aplicando muito pouco, já que existem aplicações a partir de R$ 1.

  • Lembre-se do financiamento estudantil: é uma verdadeira mão na roda quando se quer fazer um curso superior. Se você precisou usar essa linha de crédito, é provável que só comece a pagá-la depois da formatura. Por isso, inclua o financiamento na sua lista de débitos mensais pra conseguir pagar sem atrasos.

Busque equilíbrio entre a vida pessoal e profissional  

Manter um equilíbrio saudável entre o campo pessoal e profissional é muito importante pra qualidade de vida de qualquer pessoa. Quando ocorre um desequilíbrio devido ao trabalho excessivo, por exemplo, você pode ter picos de estresse e esgotamento, o que gera insatisfação tanto no emprego quanto na vida privada.

Por isso, identifique o que é mais importante em cada área e alinhe as suas atividades diárias e metas de acordo com essas prioridades. Lembre-se de estabelecer horários específicos pra começar e terminar o trabalho, fazer pausas regulares durante o dia e escolher dias reservados às atividades divertidas com a família e os amigos.

Além disso, busque práticas de autocuidado estimuladoras do conforto físico e mental, como exercícios físicos, meditação, leitura, massagens, entre outros. Cuide de si e do seu bem-estar se dedicando a atividades que proporcionem relaxamento e deixem você mais energizado pra realizar os seus objetivos.

via GIPHY

Leia também: 

Saiba como se organizar antes, durante e depois da faculdade 

Guia completo de como começar a investir 

Cartão de crédito: o que é, como utilizar e quais os benefícios 

Como fazer o seu primeiro currículo 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...