Você já ouviu falar em COE? E Certificado de Operações Estruturadas? Esse é um tipo de investimento que agrega o menor risco da renda fixa, com a possibilidade de maior retorno da renda variável, permitindo a diversificação e o acesso a novos mercados, inclusive no exterior.

Sempre atrelado a algum ativo ou índice, como o dólar e Ibovespa, o COE possui data de vencimento definida no momento da aplicação. Portanto liquidez diária não é um dos seus atributos e resgatá-lo antes da data do término pode incorrer em perdas. É uma opção de investimento indicada para quem já garantiu a reserva financeira e busca alternativas de diversificação.

No BB, você investe em COE a partir de R$ 1 mil. O vencimento dos títulos vai depender da estratégia adotada em cada um deles, geralmente, a partir de seis meses até dois anos.

Outra coisa importante para saber sobre o COE é que o certificado pode ter duas modalidades: valor nominal protegido e valor nominal em risco.

Títulos com valor nominal protegido garantem 100% do capital. Ou seja, se no vencimento do seu título a estratégia adotada não se realizar, o valor investido lá no começo não é perdido, retorna 100% para você.

Já nos títulos com valor nominal em risco, o capital inicial investido pode ser comprometido num cenário contrário. Mas as perdas são limitadas a um percentual previamente acordado na contratação. Por exemplo, um COE com valor nominal em risco e 90% de proteção tem limite de perda de 10%. No BB, todo COE tem capital nominal 100% protegido.

COE: o risco é do emissor

Assim como os ativos de renda variável, o COE não possui garantia do FGC, portanto o risco é do banco emissor. Por causa disso, é importante sempre verificar a confiabilidade da instituição que você está contratando.

FGC: Fundo Garantidor de Crédito que protege certos tipos de investimentos, limitado a R$ 250 mil por CPF, por instituição financeira.

Antes de escolher qual modalidade investir, é necessário estar com a sua Análise de Perfil do Investidor em dia. Assim, saberá qual o valor máximo a ser aplicado na alternativa mais adequada a você.

Não há tarifas para aplicação no COE. No entanto, sobre a sua rentabilidade incide Imposto de Renda que segue a tabela regressiva de longo prazo para produtos de renda fixa. Aquela que começa em 22,5% para resgates realizados em até 180 dias e vai diminuindo, até o mínimo de 15%, para os efetuados após 720 dias.

No Brasil, existem mais de 50 tipos de estruturas diferentes de COE, que podem adotar estratégias tanto para cenários de alta quanto de baixa dos índices.

Atualmente, no BB, você encontra opções de COE atrelados ao dólar e Ibovespa, que é o principal indicador das ações negociadas na B3 e reúne as ações mais negociadas no mercado de capitais brasileiro.

Como funciona cada modalidade?

Quando se diz que um investimento é vinculado a um índice, o que isso significa? Significa que a rentabilidade do investimento vai depender da variação desse índice. Para cenários de alta, as operações são chamadas de call. Para cenários de baixa, de put. Sim, é possível ter retornos no COE em cenários de queda também. E esses dois tipos de operação podem adotar estratégias diferentes de spread.

Spread: termo em inglês que, no mundo dos investimentos, se refere à diferença entre o preço de compra e venda de um ativo.

No caso dos COEs, o spread funciona como um limitador de ganhos, dentro de uma faixa de variação do índice. Como assim?

Imagine que hoje o Ibovespa esteja a 120 mil pontos. Você, na expectativa de que chegue a 140 mil pontos em 2023, data do vencimento do título, investe em um COE de alta (call). Nesse caso, poderá ter ganhos quando o índice atingir os 135 mil pontos. A partir disso, o céu é o limite.

Agora, se você optar por um COE do tipo call spread (com limitador), o seu investimento pode começar a dar retorno aos 130 mil pontos, mas restritos a 150 mil, por exemplo. Isso significa que, no COE com limitador, a sua aplicação começa a ter ganhos com menor variação do índice. Na modalidade sem limitador, vai depender de uma variabilidade maior.

E no caso de um COE com estrutura put? A lógica é basicamente a mesma. Voltando ao cenário de Ibovespa aos 120 mil pontos. Mas agora a sua estratégia é investir na expectativa de que o índice caia para 90 mil pontos no vencimento do título. Os retornos desse tipo de COE começarão a partir dos 100 mil pontos, sem limite.

Já com o spread, os ganhos serão percebidos a partir do momento em que o índice cair para os 110 mil pontos.

Esses valores são apenas exemplos. No BB, há um time de especialistas que está sempre acompanhando o mercado a fim de definir a melhor combinação de prazo, spreads e participação para você.

Com o planejamento financeiro e a Análise de Perfil do Investidor em dia, é só escolher a melhor estratégia.

Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre as opções de COE disponíveis no Banco do Brasil. Veja mais dicas no Deseconomês, a série de vídeos do BB que descomplica os investimentos.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...