Você pensou, avaliou suas opções e decidiu contratar um empréstimo. Daí pesquisou as melhores taxas e condições, se deparou com uma suposta instituição financeira (ou representante dela) totalmente desconhecida que oferece a você um crédito fácil e com condições muito mais atrativas do que nas outras empresas analisadas. Tem algo de estranho no ar. 

É preciso se atentar: pode ser uma tentativa de golpe.  

Um levantamento feito pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) mostra que três em cada dez brasileiros já foram vítimas de golpe ou tentativas de fraude envolvendo algum tipo de produto financeiro, incluindo ofertas de crédito supostamente descomplicado. Os bandidos se aproveitam da fragilidade emocional e financeira das pessoas, oferecem propostas com condições milagrosas e, no fim, acabam roubando dinheiro, informações pessoais e muito mais de suas vítimas. Eles também tiram proveito daqueles que, por alguma razão, estão com débitos atrasados e não conseguem empréstimo em bancos regulares.  

Por isso, é preciso uma dose extra de atenção na hora de contratar um empréstimo. Seguir as principais recomendações de segurança pode lhe dar mais tranquilidade na hora de contratar seu crédito e evitar que você tenha dores de cabeça. 

Não aceite nada de estranhos

Aquela regra número um de pais e mães para seus filhos também cabe para empréstimos: não aceite nada de estranhos. São frequentes os casos de criminosos, especialmente na internet, que criam páginas falsas de instituições financeiras prometendo dinheiro fácil.  

Desconfie do padrão de propostas muito tentadoras e faça um checklist dos seguintes pontos: 

Pesquise nos órgãos oficiais: antes de iniciar qualquer transação financeira, pesquise a empresa que está oferecendo o crédito. No site do Banco Central, você pode utilizar o serviço de busca por instituição regulada/supervisionada pela autoridade monetária nacional para descobrir se a entidade está cadastrada regularmente ou se é algum tipo de golpe. Apenas estabelecimentos autorizados pelo Bacen podem oferecer crédito. 

Reputação na internet: verifique se a empresa tem uma presença online legítima, com um site seguro (caso o endereço do site inicie com https ou tenha um cadeado ao lado da URL, é um bom sinal) e avaliações positivas no Google. 

Busque referências: se aquelas condições incríveis que os golpistas estão tentando vender existissem de verdade, alguém já teria contratado empréstimo por lá, não é mesmo? Caso se depare, na rua ou na internet, com uma proposta de crédito muito diferente do que você já estava pesquisando, pergunte a conhecidos se alguém já ouviu falar daquela suposta empresa. Se ninguém conhecer, é mais um alerta de que tem algo de errado no ar. 

Confira sites de reclamações: existem ótimos caminhos para consultar as referências das empresas e o volume de reclamações a respeito delas na internet. O Reclame Aqui, por exemplo, traz informações sobre as principais queixas das pessoas e o índice de respostas da organização (um bom indicativo de que se trata de um estabelecimento sério). Já a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) tem o ranking de reclamações por segmento e empresa, e é possível filtrar os resultados de acordo com seus interesses. Isso vai ajudá-lo a descobrir mais sobre a instituição financeira que você está investigando.

Pediram adiantamento para liberar seu empréstimo? É cilada. 

 Golpistas, muitas vezes, exigem pagamentos antecipados sob o pretexto de taxas de processamento ou seguro do empréstimo. É claro que é apenas uma tática utilizada pelos criminosos para enganar a vítima.  

Instituições financeiras confiáveis vão trabalhar com prazo inicial ou até com carência para o pagamento da primeira parcela de um empréstimo após a liberação. As taxas e os encargos de um empréstimo são calculados no ato da contratação e somados ao valor final que será pago –  e todos estarão listados no Custo Efetivo Total (CET), uma espécie de raio-x das condições do empréstimo contratado. Isto é, instituições financeiras sérias descontam essas taxas diretamente do valor do empréstimo e não exigem qualquer pagamento antecipado.  

Os criminosos sabem disso, mas, ainda assim, tentam se aproveitar da urgência de suas vítimas para extorquir dinheiro. Caso você se depare com essa situação, encerre o contato imediatamente. E nunca envie dinheiro adiantado para garantir a aprovação de um empréstimo. 

Falsa portabilidade de consignado  

Para entender o golpe, é preciso conhecer a modalidade de portabilidade de empréstimo consignado, que permite trocar um empréstimo ativo por uma nova negociação em outra instituição financeira. A vantagem da operação é reduzir o preço a ser pago no total, diminuindo as taxas de juros, os valores e até o número de parcelas. O procedimento pode ser vantajoso quando realizado por instituições autênticas e a pedido do titular.  

No golpe, criminosos ligam para a vítima e se passam por funcionários de grandes bancos oferecendo essa modalidade. No fim, os golpistas convencem a pessoa a fazer um novo contrato de empréstimo consignado, prometendo que o valor recebido desse novo empréstimo será depositado na conta de um terceiro no mesmo banco para a quitação do empréstimo ativo na instituição. Porém a vítima não só não quitou como ainda autorizou novo empréstimo com o dinheiro desviado para o criminoso.   

Ao receber uma ligação oferecendo serviços e produtos financeiros, confirme a autenticidade da origem da ligação. Pergunte como a pessoa conseguiu seus dados pessoais e diga que você vai entrar em contato direto pelo número de telefone da instituição. 

Taxas muito diferentes podem ser um alerta 

Embora exista um cenário de competição entre as instituições, é importante entender que, quando a oferta parece ser boa demais, pode ser apenas um golpe. As entidades financeiras confiáveis vão oferecer boas condições, mas dentro de uma média praticada pelo mercado. Golpistas, muitas vezes, propõem taxas de juros extremamente baixas ou condições excessivamente favoráveis para atrair vítimas em potencial.  

Por isso, não se contente com a primeira proposta de empréstimo que aparecer. Faça simulações em várias instituições e compare as taxas. Caso ache alguma discrepância, cabe redobrar a atenção quanto à legitimidade da oferta. Se você é cliente BB,  acesse o app e conheça nossas oportunidades.  

Proteja suas informações

Ao solicitar um empréstimo, você precisará fornecer informações pessoais e financeiras. Certifique-se de que está lidando com uma empresa legítima e confiável antes de compartilhar esses dados sensíveis. Muitos criminosos se passam por instituições reais e aplicam golpes utilizando e-mails, SMS falsos e até criando contas fakes em redes sociais. 

Por isso, procure sempre os canais oficiais das instituições. No caso do Banco do Brasil, são os seguintes: 

• WhatsApp: fale conosco aqui ou envie uma mensagem para (61) 4004-0001. 

• Site: nosso endereço na internet é https://www.bb.com.br/ 

• Mídias sociais: estamos no Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, LinkedIn e em vários outros canais. Em nossa página, você encontra todos os links, mas é sempre @bancodobrasil. 

• Telefones: nas capitais e regiões metropolitanas, é o 4004-0001 (não precisa inserir DDD). Nas demais localidades, 0800 729 0001. 

Outro ponto de atenção é com quadrilhas especializadas em roubo de dados que elaboram diversas estratégias para ludibriar suas vítimas, isto é, criam sites parecidos aos de instituições financeiras reais, enviam mensagens com links suspeitos e fazem de tudo para ter acesso às suas informações. 

Por isso, evite fornecer informações confidenciais por telefone ou e-mail, a menos que tenha a certeza da legitimidade da solicitação. Se estiver pesquisando sobre o assunto em um site, verifique se é seguro, procurando pelo https no início do endereço. Isso é um indicativo de que aquela página é autêntica. 

Evite fornecer seus dados em sites legítimos ao utilizar dispositivos de acesso público, como computadores do trabalho ou máquinas em lan houses.  

Na dúvida, procure um especialista 

Se você estiver inseguro em relação a uma oferta de empréstimo ou suspeitar de possíveis golpes, é recomendável buscar orientação financeira especializada.  Aqui no BB, os clientes contam com consultores e gerentes prontos para orientar e oferecer soluções personalizadas. Fale com a gente e conte com a nossa ajuda para apoiar sua jornada em todos os momentos da sua vida. 

Leia também: 

Catfish e golpes online: saiba como se proteger e não cair em armadilhas 

Como se prevenir de golpes virtuais contra idosos 

Como não cair nos golpes do WhatsApp 

Golpes do Pix: saiba como se proteger 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...