O início do ano é marcado pela necessidade de pagamento de diversos impostos e despesas pontuais, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Embora esse período seja de organização e planejamento, também é época de redobrar a atenção, pois é comum criminosos se aproveitarem da correria e da distração das pessoas para aplicar golpes, como o do falso boleto.

Criminosos enviam documentos aparentemente legítimos, com dados e layout muito parecidos com o original. Eles podem até parecer confiáveis à primeira vista, porém a conta beneficiária é diferente da original, por isso, é preciso estar atento e observar os detalhes para não acabar enviando o pagamento direto para a conta do golpista ou de “laranjas”.

As estratégias usadas pelos golpistas para enganar as vítimas são diversas, como o envio de boletos falsos por e-mail, mensagens de texto ou até mesmo pelos Correios, como também a manipulação do código de barras do documento até a criação de páginas falsas que oferecem o download da fatura forjada.

Para evitar cair nesses golpes, o Blog BB preparou dicas importantes e essenciais de segurança pra você.

Prefira emitir o tributo diretamente no site oficial dos órgãos competentes

Antes de efetuar qualquer pagamento, mesmo que tenha recebido o boleto pelos Correios, é altamente recomendável acessar as páginas oficiais dos órgãos competentes para confirmar os dados ou mesmo gerar os boletos de forma segura. É comum golpistas se aproveitarem do período para enviar boletos de IPVA e IPTU falsos.

Confira os dados do boleto

Todas as informações do boleto devem estar corretas. Até mesmo uma data de vencimento diferente pode ser sinal de golpe.

Não pague boletos de forma apressada. Confira todos os dados expressos no boleto, como nome do contribuinte, dados do veículo ou do imóvel, valor e data de vencimento.

Além de checar os dados do documento, observe se há erros de digitação, manchas ou borrões na impressão, pois são comuns em e-mails e boletos falsos. Palavras faltando alguma letra e erros de português podem indicar uma tentativa de golpe.

Ao realizar o pagamento pelo App ou pelo caixa eletrônico, confira se os dados que aparecem em tela são os mesmos que constam no boleto e se o beneficiário do crédito é realmente o órgão competente pelo recolhimento do tributo.

Caso identifique qualquer divergência nos dados do boleto, não realize o pagamento e procure os canais oficiais do órgão emissor do tributo para orientações.

Opte pela leitura automática do código de barras

Efetue a leitura do código de barras no caixa eletrônico ou com a câmera do celular. Em muitos golpes, o código de barras é adulterado ou apresenta falhas para você ser obrigado a digitar o código. Por isso, se ocorrer erro na leitura do código de barras, fique atento! Boletos falsos podem apresentar esse erro para te forçar a digitar a sequência errada. 

Cuidado com boletos que chegam por mensagens

Evite clicar em links de e-mails desconhecidos e suspeitos e nunca realize um pagamento diretamente pelo link recebido. Prefira acessar diretamente a página do órgão competente para emissão do boleto.

Desconfie de descontos tentadores

Outro golpe comum no início de ano são as falsas ofertas de desconto ou promoções que envolvem o pagamento antecipado de impostos ou taxas. Embora possa parecer tentador, desconfie de propostas que exigem pagamento imediato do boleto sem uma justificativa clara e oficial. Verifique se o desconto é realmente verdadeiro emitindo o boleto pelos canais oficiais.

Mantenha seus equipamentos protegidos

Instale um antivírus em seus equipamentos e o mantenha sempre atualizado. Existem vírus, que podem alterar o código de barras de um boleto, mesmo os baixados em sites seguros.

E lembre-se! Não pague boletos que você não reconhece ou que está com dúvidas sobre a autenticidade. Se algo parecer estranho, desconfie! Verifique todas as informações pelos canais oficiais antes de realizar o pagamento.

A melhor maneira de evitar surpresas no pagamento de impostos e outras cobranças de início de ano é manter-se informado e vigilante. Além disso, se você é cliente do Banco do Brasil, não hesite em nos comunicar qualquer movimentação suspeita para que possamos ajudar a garantir a segurança de sua conta.

O Banco do Brasil reforça que a conscientização é a chave para prevenir fraudes. Fique atento, siga os passos acima e aproveite um ano financeiro tranquilo e sem golpes!

Leia também:

Dicas de segurança para novos gestores Setor Público

Cuidado com o golpe da devolução do Pix

Conheça os 10 sinais de um golpe digital 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...