Conteúdo atualizado em 27 de março de 2023 

Início de ano marca a temporada dos boletos em siglas. IPTU e IPVA certamente são os mais famosos, mas não chegam sozinhos. Outras taxas e tributos entram igualmente na lista de despesas de muitos orçamentos familiares. Um deles é o Imposto de Renda da Pessoa Física, IRPF.

Nessa época, é também chegada a hora de enfrentar o leão do Imposto de Renda. E isso vale especialmente para quem não guardou todos os recibos e documentos bem organizadinhos, ao longo do ano passado, em uma pasta, já pensando na hora de fazer a declaração.   

A boa notícia é que, no BB, você pode conseguir o informe de rendimentos, documento fundamental para a declaração, por diversos canais. Você vai saber como fazer isso ao longo do texto. Por isso, fique com a gente até o final! 

.

O que é o Imposto de Renda?

O IRPF é uma obrigação fiscal, em forma de imposto federal, cobrado anualmente. O valor é calculado em cima dos ganhos das pessoas físicas e das empresas. 

Um dos objetivos do imposto de renda é assegurar que todos os ganhos obtidos pelos contribuintes estejam dentro da lei. Daí a necessidade de anexar à declaração os informes de rendimentos solicitados. 

Em 2023, a Receita Federal vai receber as declarações do IRPF entre 15 de março e 31 de maio.  

Não importa se você vai encarar a tarefa sozinho ou se vai buscar os serviços de um profissional para isso. Em ambos os casos, é importante saber quais são os principais documentos necessários para preencher a declaração do IRPF 2023

  • – documentos pessoais (CPF, RG, título de eleitor etc.);
  • – comprovantes de despesas que podem ser abatidas (médicas, escolares etc.);
  • – informações de dependentes, caso haja;
  • – comprovantes de bens (imóvel, carro etc.)
  • – informes dos rendimentos de salário, pró-labore, pensão etc;
  • – informes dos rendimentos de aluguéis de bens e imóveis;
  • – informes de rendimentos de instituições financeiras e corretoras de valores, no Brasil ou exterior.

.

O que é informe de rendimentos? 

Como você já notou, entre os principais documentos para a declaração de imposto de renda estão os informes de rendimentos. 

O objetivo dos informes de rendimentos é demonstrar os ganhos financeiros que a pessoa teve no ano anterior. 

Eles mostram, por exemplo, quanto dinheiro existia na conta corrente, na poupança, em fundos de investimento e na previdência privada, entre outros. 

Na prática, eles comprovam a renda ou o lucro obtido pela pessoa e auxiliam na fiscalização da Receita Federal. 

.

Tipos de informe de rendimentos 

Existem diferentes tipos de informes de rendimentos, uma vez que os ganhos de uma pessoa podem vir de fontes distintas.

Dentre os principais, é possível destacar: 

Informes dos rendimentos do empregador em caso de vínculo empregatício. 

A empresa que contrata o trabalhador deve disponibilizar o documento, no qual constam os salários recebidos no período do ano anterior. Também entram nessa categoria os bônus e qualquer ganho relacionado ao trabalho.

Pensões e aposentadorias

Os aposentados e pensionistas podem solicitar a emissão dos informes de rendimentos IRPF 2023 ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Lucros referentes a investimentos financeiros 

Nesta categoria, estão todas as aplicações feitas em produtos financeiros por meio de instituições, como bancos e corretoras. 

É bom lembrar que os informes de rendimentos podem ser classificados como tributáveis e não tributáveis. Os tributáveis são aqueles sobre os quais incide o imposto. Já os não tributáveis englobam as remunerações recebidas que não entram na conta de pagamento do IRPF. 

.

Como saber quais são os tributáveis? E os não tributáveis?

A lista dos rendimentos tributáveis é grande. 

Dentre eles, destacam-se salários, gratificações, pensões, comissões, dinheiro recebido pelo aluguel de imóveis próprios, rendimentos de investimentos especificados como taxados pelo IRPF etc. 

E a relação dos rendimentos não tributáveis também não fica atrás. 

Aqui entram as doações, heranças, resgate de contas de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), rendimentos de investimentos que são especificados como isentos de IR, bem como recebimento de apólices de seguro, bolsas de estudo e pesquisa, entre outros. 

Agora, você deve estar se perguntando: preciso mesmo declarar os informes de rendimento não tributáveis? 

A resposta é: sim, precisa!

Isso é necessário porque a Receita Federal trabalha cruzando um grande número de dados e informações dos contribuintes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. 

Por isso, mesmo que o declarante tenha recebido rendimentos isentos e não tributáveis, é preciso informá-los na sua declaração anual. 

Dessa forma, a Receita Federal conseguirá cruzar os dados de movimentação financeira entre pessoas físicas e jurídicas no Brasil, assegurando que tudo esteja em conformidade com a lei. 

.

Informe de rendimentos pelo WhatsApp do BB 

“Quero meu informe de rendimentos”. Já houve uma época em que um cliente do BB teria que sair da sua casa e ir até uma agência do Banco para fazer esse pedido.

Hoje, tudo o que você precisa é conversar com o WhatsApp BB (61 4004 0001) por texto ou voz, dizendo essa frase ou qualquer expressão parecida. Converse direto com a gente, clicando aqui.

O assistente virtual vai entender o pedido, confirmar os seus dados, perguntar o ano da declaração e entregar o documento em PDF.

Se for o caso, dá para compartilhar o documento ali mesmo, direto do WhatsApp, com outra pessoa, como um contador, por exemplo, se a sua declaração for preparada por esse profissional.

Em 2022, quando essa novidade foi implementada, o BB registrou 327.124 conversas de clientes solicitando informações via WhatsApp. A expectativa, em 2023, é que esse canal de comunicação alcance 1 milhão de pessoas.  

Que tal uma ajuda extra na hora de declarar seu Imposto de Renda? 

Com o Minhas Finanças além de organizar toda sua vida financeira você tem uma visão consolidada daqueles lançamentos que podem ser deduzidos no IRPF. 

Despesas com saúde, educação, pensões, previdência e doações são alguns dos gastos que, se declarados, ajudam a reduzir o valor a pagar no Imposto de Renda e a aumentar o valor a ser restituído. 

O próprio BB categoriza automaticamente alguns deles, mas você tem total liberdade para indicar aqueles gastos que devem ser incluídos no IRPF, acessando qualquer uma das visões do Minhas Finanças no app BB, clicando em cima do lançamento, na opção “Incluir no imposto de renda”. Quando chegar a época de declarar seu imposto, todas essas informações estarão organizadas na “Ajuda com o Imposto de Renda”, pra você economizar tempo e dinheiro! 

Além disso, no Minhas Finanças, você pode gerar seu Informe de Rendimentos, documento essencial para a declaração. 

Vá direto para o app, acessando por aqui ou no QR Code:  

Outras maneiras de solicitar o informe de rendimentos 

Clientes e investidores também podem recuperar o documento diretamente pelos canais digitais do BB.

Pelo internet banking, é preciso fazer o login com os números de agência, conta e senha eletrônica. 

Vá ao menu Serviços e selecione Imposto de Renda. Lá deve aparecer a opção para acionar o Informe de Rendimentos. Basta clicar nele para fazer o download.  

Você também pode obter o documento pelo App BB. O processo é igualmente simples.

É só fazer login no aplicativo e, no menu principal, escolher a opção Serviços. Depois, clique em Imposto de Renda e aparecerá Informe de Rendimentos. Clique e faça o download para salvar o PDF. Uma vez com o documento em mãos, guarde-o bem, pois ele será fundamental na sua declaração.

Se por acaso você não tiver acesso aos canais digitais ou preferir buscá-lo presencialmente, é possível, também, solicitar o informe de rendimentos ao seu gerente por telefone, ou mesmo na agência física. O procedimento é rápido.

Só não deixe tudo para a última hora! 

Agora, você já está preparado para começar a reunir seus documentos e se preparar para preencher a declaração do imposto de renda 2023. Tenha em mente que os primeiros a declararem serão também os primeiros a receberem as eventuais restituições. 

Aliás, você sabia que os clientes BB têm a possibilidade de solicitar a restituição antecipada do IRPFSimule agora.

Curtiu as dicas? Então aproveite para compartilhar com amigos e parentes. Você pode ajudar muita gente assim. Informação nunca é demais na hora de preparar a sua declaração.

Leia também:  

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2023? 

Como declarar investimentos no Imposto de Renda? 

Como declarar Imposto de Renda pela primeira vez? 

Imposto de Renda atrasado: como regularizar? 

Não caia em golpe na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda

O Futuro do Trampo: planejamento financeiro 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...