Os criminosos sempre estão buscando novas formas de aplicar golpes, e um dos mais recentes tem um nome inusitado: o da troca do chip do cartão, também conhecido como Golpe da Cesárea. Ele recebe esse nome porque os golpistas fazem uma “cirurgia” na correspondência da vítima, retirando o chip do cartão e depois remontando tudo de forma quase imperceptível.

Confira o passo a passo do golpe da troca do chip do cartão 

1. Interceptação da correspondência
Os criminosos conseguem acesso à correspondência contendo um novo cartão enviado pelo banco.


2. Extração do chip
Com muito cuidado, abrem a carta e retiram o chip do cartão. Neste momento podem ocorrer duas situações distintas: o golpista fecha novamente a correspondência ou troca a correspondência por outra.


3. Entrega ao destinatário
A correspondência chega ao verdadeiro dono, que não percebe que o chip foi removido ou que a correspondência foi trocada.


4. Ativação do cartão
O cliente segue o processo normal de ativação do cartão, sem notar a interceptação do cartão pelo golpista.

Observa-se que em alguns casos o golpista coloca na correspondência um QR Code para liberação do cartão, pelo qual obtêm as senhas da vítima. Em outros casos, entra em contato com a vítima se passando pela Central do Banco e solicita dados, como senhas e a liberação do cartão. Existem ainda casos em que essa abordagem ocorre antes da interceptação da correspondência, seja por uma ligação, por meio de e-mail, páginas ou links falsos, na qual é induzido o compartilhamento dos dados pessoais e senhas.


5. Golpe em ação
Nos casos em que o chip é retirado, os criminosos fazem um cartão falso utilizando o chip verdadeiro. E nos casos de troca de correspondência, o golpista fica de posse do cartão verdadeiro. Em ambos os casos, o golpista consegue realizar transações fraudulentas.

Como se proteger do golpe da cesárea no cartão?

  • Verifique a correspondência

Antes de abrir, observe se há sinais de violação como cortes, colagem ou remendos incomuns no envelope. Verifique se a correspondência segue os padrões do Banco e de entrega dos Correios.

  • Confira o cartão com atenção

Assim que receber o cartão, verifique sua integridade. Veja se o chip está presente e bem fixado no cartão ative as notificações de transações para monitorar qualquer atividade suspeita.

  • Atente-se ao processo de ativação

Se identificar algo suspeito, tente realizar o desbloqueio apenas no caixa eletrônico. Se houver qualquer adulteração no cartão, o caixa eletrônico não conseguirá realizar a leitura do chip e não será possível realizar o desbloqueio. Se isso acontecer fale imediatamente com o seu gerente ou entre em contato imediatamente com o banco pelos canais oficiais.

  • Monitore suas transações

Verifique regularmente suas contas bancárias e o extrato do seu cartão de crédito para identificar qualquer transação não autorizada. Quanto mais cedo você detectar uma fraude e informar ao banco, mais rápido poderemos agir para minimizar os danos.

  • Use cartões virtuais

Sempre que possível, utilize cartões virtuais para compras online. Eles são gerados para uma única transação ou para um período específico, reduzindo o risco de fraude.

A segurança dos seus dados e do seu dinheiro começa com a informação. Fique atento e, em caso de dúvidas, entre em contato com o banco pelos canais oficiais para garantir que tudo esteja correto.

Compartilhe essas dicas com amigos e familiares para que todos possam se proteger também. Para mais informações e dicas de segurança, visite outras matérias aqui na editoria de Segurança Digital no blog e o site do BB. Juntos, podemos combater os golpes e garantir a segurança de todos.

Leia também:

Cartão clonado? Saiba como se proteger

Como deixar o seu celular blindado

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...