Recebeu uma ligação de uma autoridade policial ou órgão de regulação dizendo que sua agência bancária ou gerente de relacionamento está sob investigação? Cuidado, é golpe!

 O medo faz parte da nossa vida e é essencial para nossa autopreservação, mas ancoradas em mitos populares e nessa emoção, universal e tão primordial, acontecem muitas abordagens de golpistas e o golpe da Agência ou Gerente Investigados é uma delas. Conheça agora mais detalhes sobre como esse golpe acontece, identifique os sinais de alerta e não caia nessa cilada.

Como funciona o golpe?

Por contatos principalmente pelo telefone, os golpistas se passam por autoridades policiais (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal) ou órgãos de regulação bancária (como Banco Central) e relatam à vítima que a sua agência ou o seu gerente de relacionamento estão sendo investigados por fraudes, golpes ou corrupção, afirmando que os recursos da vítima estão em risco de serem “roubados” pela agência ou gerente investigados. Orientam que para proteção de seus recursos financeiros a pessoa precisa realizar a transferência dos seus saldos e investimentos para uma “conta cofre” ou “conta protegida”, induzindo assim a vítima a realizar a transferência de seus recursos para as contas dos golpistas – ou contas de laranjas.

Se receber um pedido como esse, ligue o sinal de alerta!

Além de desconfiar sempre de contatos que envolvem solicitações de transações financeiras e compartilhamento de dados pessoais e bancários, vale ainda mais a seguinte reflexão:

Qual é a segurança que você tem de que o seu dinheiro vai ser devolvido ao transferir tudo para a conta de uma pessoa totalmente desconhecida?

O golpe pode envolver também uma abordagem de modo presencial em que a pessoa é induzida a entregar ao suposto policial – geralmente por meio de um motoboy – seus cartões, credenciais e dispositivos móveis sob o pretexto de colaborar com as investigações e auxiliar a prender os “funcionários envolvidos” da agência.

Atenção: há mais um sinal de alerta!

Nunca entregue o seu cartão ou equipamentos de acesso bancário a ninguém. Cartões e senhas são pessoais, confidenciais e intransferíveis.

Outro ponto importante é que muitas vezes os criminosos ainda pedem para a pessoa não informar ao banco sobre a operação policial com o argumento de não atrapalhar as supostas investigações, dificultando ainda mais que a vítima consiga procurar seu banco em tempo hábil de bloquear operações fraudulentas e recuperar seus recursos.

Na dúvida, procure ajuda

Diante de abordagens, é sempre importante consultar os canais oficiais do banco, como Central de Relacionamento com o cliente e SAC, para confirmar as informações recebidas.

Além da nossa Central de Relacionamento com o Cliente (4004 0001 / 0800 729 0001) e SAC (0800 729 0722), o Banco do Brasil disponibiliza um Canal de Denúncias para clientes, funcionários, fornecedores e cidadãos, para relatar quaisquer situações suspeitas, como corrupção, fraude, lavagem de dinheiro, assédio e discriminação, relacionadas às atividades do Banco do Brasil e empresas ligadas. As denúncias podem ser feitas inclusive de modo anônimo. Basta acessar o seguinte caminho do portal do BB na internet: https://www.bb.com.br/site/pra-voce/atendimento/canal-de-denuncias/ ou ainda pelo telefone 0800 300 4455, com atendimento todos os dias da semana, 24 horas.

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