O aplicativo de mensagens da rede social soa o alerta de uma nova mensagem, uma pessoa se apresenta como funcionário ou representante de uma grande empresa bancária, um grande varejista, seguradora ou mesmo de um grupo de investimentos de grande reputação. A mensagem é bem convincente com uma oferta muito atraente: um empréstimo com taxas reduzidas, investimento com retornos acima do praticado no mercado, produto em uma promoção imperdível… Ao visitar o perfil há uma foto profissional e os dados de identificação passados sobre a empresa parecem verídicos, e agora, será que é golpe?
Nos últimos anos estão sendo registrados aumentos significativos nas tentativas de fraudes e golpes utilizando nomes de grandes empresas e conglomerados empresariais, em abordagens em que criminosos se aproveitam da credibilidade dessas empresas para enganar consumidores, oferecendo produtos e serviços falsos ou inexistentes, e até mesmo solicitando dados pessoais e transações financeiras sob falsos pretextos.
De olho no golpe: como identificar os sinais de alerta dessas abordagens?
Um dos métodos mais comuns utilizados pelos golpistas é a criação de sites falsos que imitam os oficiais, utilizando logotipos e layouts semelhantes aos da empresa verdadeira. Esses sites são frequentemente usados para vender produtos inexistentes ou coletar informações pessoais dos consumidores, que são posteriormente utilizadas para outras fraudes.
Pesquise sempre nas fontes oficiais da empresa, redes sociais, ou SAC, quais os canais de contato que ela utiliza. Uma dica de segurança é verificar no endereço do site (URL) se ela se inicia com “HTTPS”, pois indica que a página utiliza criptografia SSL e dispõe de proteção de dados, sendo a configuração mais utilizada pelos sites verídicos. Erros ou alterações de grafia no nome da empresa também são indícios de que a página pode ser falsa, assim como poucas opções de telefones ou canais de contato são sinais de alerta.
Além das páginas falsas, há casos em que os golpistas entram em contato direto com as vítimas pelas redes sociais e telefone, se passando por representantes ou funcionários das empresas para apresentar falsas ofertas, solicitar pagamentos ou dados sensíveis. Nesses casos, para se proteger, desconfie de ofertas muito vantajosas e sempre verifique diretamente nos canais oficiais da empresa se as informações são verdadeiras.
E aqui você já sabe né? Desconfiou que é golpe? Procure o BB.
Se algo parecer suspeito, denuncie! A colaboração entre empresas, autoridades e consumidores é essencial para combater essa ameaça. O Banco do Brasil disponibiliza para todos clientes, funcionários, fornecedores e cidadãos, um canal de denúncias para que possam relatar quaisquer situações suspeitas, como golpes e fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, assédio e discriminação, relacionadas às atividades do Banco do Brasil e empresas ligadas. As denúncias podem ser feitas inclusive de modo anônimo. Basta acessar o seguinte caminho do portal do BB na internet : https://www.bb.com.br/site/pra-voce/atendimento/canal-de-denuncias/ ou ainda pelo telefone 0800 300 4455, com atendimento todos os dias da semana, 24 horas.
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No WhatsApp BB (61 4004 0001) basta você digitar #segurança que o assistente virtual inicia uma conversa sobre o tema, com dicas, informações sobre golpes mais comuns e as soluções de proteção que o BB oferece.
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