O futuro é sempre assunto de encantamento. 

Ainda mais quando falamos de tecnologia. Pode ser que, diferentemente do que foi prometido pelos desenhos animados da sua infância, em 2022 ainda não tenhamos carros voadores. Nem robôs capazes de fazer tudo. 

Contudo, ainda podemos sonhar. E nos encantar com as possibilidades tecnológicas do nosso futuro próximo. 

Para os próximos 12 meses, muitos são os motivos para se animar e se encantar com as tendências tecnológicas que devem se tornar mais presentes em nossas vidas. 

Dentre elas, podemos citar a chegada do 5G, a evolução na mobilidade de veículos e pessoas, a revolução da telemedicina e as operações dos superapps (como o app BB!). 

Tem coragem para sonhar com o futuro? Então confira algumas das principais apostas de tendências tecnológicas para 2022! 

1. Conexão acelerada 

Em 2022, estaremos ainda mais plugados. Com a implementação da rede 5G, essa conexão tem tudo para ser ainda mais rápida e segura! 

As grandes capitais deverão estar ligadas às novas redes até julho de 2022, e a previsão é de que todas as cidades do Brasil disponham da tecnologia até 2028.

Esse é um passo importante e muito aguardado, uma vez que o 5G é capaz de fornecer a velocidade necessária para fazer avançar projetos nas áreas de Internet das Coisas (IoT), automação de dispositivos e Inteligência Artificial (IA).  

Um dos desdobramentos possíveis está na indústria de manufatura, que pode evoluir para a automação, com máquinas conectadas operando em rede 5G, melhorando a logística nas fábricas.

Um sistema industrial interconectado pode ajustar e coordenar a capacidade de produção de fornecedores, otimizar a escala de produção e, em última análise, aumentar a produtividade e a lucratividade dos fabricantes. 

Além disso, a tecnologia 5G tem protocolos mais avançados de proteção de dados e criptografia de ponta, o que torna as operações e o compartilhamento de informações, como ocorre no sistema Open Banking, mais ágeis e seguros para todos. 

2. Automação e acessibilidade 

Vejam só essa história.

Uma mulher inicia trabalho de parto, e o marido e o filho mais velho do casal entram no carro. No entanto, as contrações avançam muito rápido, e o automóvel segue devagar, pois o trânsito está pesado. 

Com a ajuda da função de piloto automático, o marido consegue dar suporte para a esposa, enquanto a filhinha chega ao mundo ali mesmo, no veículo. 

Parece sinopse de algum filme de ficção científica, mas é um acontecimento real, que virou notícia em dezembro de 2021. Trata-se do primeiro nascimento dentro de um carro Tesla, empresa do bilionário Elon Musk, cujos veículos são famosos pelas funções tecnológicas avançadas. 

Esse é um dos exemplos de como a evolução da automação de máquinas, carros, assistentes virtuais e sistemas pode representar um grande progresso e servir como apoio para a humanidade. 

O próprio Elon Musk afirma também que há avanços em suas pesquisas sobre acessibilidade e mobilidade humana por meio da Neuralink, outra de suas empresas. Em declaração recente, ele disse esperar que novas tecnologias ajudem pessoas com paralisia a se movimentarem novamente. 

Um passo para isso está sendo dado com a criação de chips a serem implantados em cérebros humanos. 

A ideia de Musk é de que o chip Neurolink seja capaz de ler, interpretar e intervir nos impulsos elétricos que pulsam pelos neurônios e dão o comando para os movimentos corporais. Dessa maneira, alguém que perdeu os movimentos da mão poderá voltar, por exemplo, a segurar objetos ou manipular um celular.

Ainda em testes, o protótipo tem tido resultados animadores e pode ver a luz do dia já em 2022. 

3. Trabalho híbrido  

Trabalhar de casa tornou-se, para uma parte dos trabalhadores, uma realidade nos últimos dois anos, e, agora, pode seguir para um modelo híbrido. 

No trabalho híbrido, existe o revezamento entre atuar de forma remota e presencial. Entre as vantagens, podemos citar a eliminação do tempo de deslocamento entre casa e trabalho, a redução do tráfego nas cidades e, para as empresas, a diminuição dos gastos com aluguéis e contas.

A ideia desse modelo de trabalho passa a fazer parte inclusive de processos seletivos e, mais do que um benefício, pode ser visto como uma quebra de paradigma. 

Tal mudança tornou-se possível, em grande parte, graças a conexões melhores, mentalidade inovadora e, claro, mais flexibilidade da parte de empregadores e empregados. Afinal, todos ganham com isso. 

No entanto, ainda existem desafios de gestão, disponibilidade de recursos e treinamento de pessoas para a viabilização e ampliação do trabalho híbrido. 

Uma das questões sobre a qual os departamentos de RH das empresas vêm se debruçando é a de como manter as equipes integradas e motivadas, já que nada substitui o contato presencial. Ainda! Mas o Metaverso vem aí e pode mudar isso. 

4. Telemedicina 

A prática da telemedicina ganhou força em tempos de pandemia. Por conta de questões sanitárias que exigem o distanciamento social, essa modalidade permaneceu em alta mesmo após o gradual retorno às atividades cotidianas.

De certa forma, a telemedicina não deixa de ser a prática do trabalho híbrido pelos médicos. 

De acordo com um levantamento realizado pela plataforma Sling Hub, houve um crescimento de mais de 50% em 2021 na quantidade de health techs, startups focadas em soluções médicas, operando no País. O número passou de 542, em 2020, para 1.158, em 2021. E tende a aumentar em 2022. 

Essas empresas têm injetado tecnologia tanto na área de hardware, com máquinas e equipamentos para diagnósticos e tratamentos, quanto na área de software.

Gestões de hospitais e clínicas, bem como de laboratórios, contam com aplicações de computador cada vez mais modernas e precisas. Além disso, o uso de algoritmos para ajudar em diagnósticos é uma realidade que tende a aumentar.

Um exemplo é o da  empresa brasileira Portal Telemedicina, que desenvolveu algoritmos para detectar covid-19 em exames de raio-x. Isso ajudou a dar mais agilidade ao diagnóstico e, consequentemente, ao processo de afastamento de pacientes, para reduzir risco de contágio. 

Hoje, a companhia trabalha com mais de 30 tipos de algoritmos em diferentes projetos de diagnóstico de doenças como câncer, diabetes e hipertensão. 

A telemedicina também evoluiu bastante nos últimos anos, principalmente depois que a teleconsulta foi autorizada no País em caráter emergencial, em março de 2020. 

De acordo com pesquisa da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), mais de 2,5 milhões de teleconsultas foram realizadas entre os meses de abril e maio de 2020, um número expressivo. 

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 90% dessas consultas, que ocorrem geralmente por videochamada, resolveram o problema do paciente. Com maior infraestrutura e cobertura de rede 5G, vai ser possível levar a telemedicina para mais pacientes no Brasil e no mundo. 

5. Superapps e facilidade 

Os superapps são aqueles que concentram várias funcionalidades e oferecem uma experiência mobile mais completa aos usuários. Já encontramos isso em alguns aplicativos de compra, de redes sociais e de finanças. Afinal, em um mundo cada vez mais acelerado, praticidade é a ordem do dia.

Não há dúvidas de que essa solução estará cada vez mais presente em nossas vidas. No entanto, quem é cliente e usa o app BB já sabe bem do que estamos falando, pois a ferramenta traz inúmeras funções que facilitam o dia a dia do usuário

Com o superapp do Banco do Brasil, é possível, por exemplo, cuidar das finanças pessoais, escolher presentes em forma de gift cards, fazer as compras na loja preferida e receber cashback direto na conta

E a lista de funcionalidades é constantemente aumentada, pois o BB está sempre atento às últimas novidades em tecnologia e, claro, à escuta das necessidades dos clientes.

Para 2022, podemos esperar superapps em diversas áreas, como comércio, deslocamentos e redes sociais, entre outras. Certamente vem muita coisa boa por aí!

Gostou de saber para onde estamos indo? Então fique sempre atento ao nosso blog.

Aqui, a tendência mais relevante é seguir levando informações e reflexões sobre os novos tempos e as novidades da tecnologia.

E para ter sua vida financeira também conectada com o futuro, confira as soluções digitais do BB!  

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...