Casais ou famílias que pretendem otimizar as finanças, ou até amigos planejando uma viagem juntos, podem abrir uma conta corrente conjunta para facilitar a vida em diferentes momentos e melhorar a gestão financeira.  

O que é uma conta conjunta? 

É uma conta em que a movimentação pode ser feita por mais de um cliente, permitindo aos titulares acessar os extratos, realizar saques e transferências, solicitar empréstimos, entre outras transações financeiras. Enquanto na conta individual existe apenas um titular, na conjunta, é possível que até quatro correntistas possam ser responsáveis pela movimentação financeira. 

Engana-se quem pensa que só casais registrados em cartório ou com união estável podem usar essa modalidade de conta. Não é necessário qualquer grau de parentesco entre os interessados em ter uma conta conjunta. 

Basta que os titulares tenham mais de 18 anos, apresentem a documentação necessária, como identificação com foto, comprovantes de renda e endereço atualizados e emitidos nos últimos 90 dias, para abrir a conta conjunta.

A abertura de conta conjunta é um hábito comum entre casais, até por questões de praticidade e confiança. Construir uma vida em comum e dividir as contas pode ser um facilitador na hora de administrar despesas, transferências e boletos, não é mesmo? 

Por sinal, vários estudos sugerem que casais com contas conjuntas são mais felizes no relacionamento e tendem a menor propensão ao divórcio. Uma pesquisa recente da University Kelley School of Business, nos Estados Unidos, publicada no Journal of Consumer Research, demonstrou que casais cuja decisão é administrar suas finanças juntos brigam menos quando o assunto é dinheiro.  

Mas, atenção! Tão importante quanto compartilhar a conta bancária deve ser o cuidado com a gestão do orçamento. A falta de organização financeira pode colocar em risco um bom relacionamento. Aqui no Blog BB, abordamos o assunto em outro momento, apresentando dicas de como organizar gastos mensais e planejar o orçamento com a funcionalidade Minhas Finanças, no App BB. 

Como funciona a conta conjunta? 

Assim como na individual, os titulares da conta conjunta podem realizar a movimentação da conta, ter acesso a extratos, realizar saques e transferência, contratar empréstimos, entre outras transações. Mas vale observar que existem duas modalidades de conta conjunta disponibilizadas pelas instituições financeiras: a solidária e a simples (ou não solidária). A depender da opção adotada na conta, algumas ações ficam condicionadas ao consentimento de todos os correntistas.  

Vamos entender como funcionam? 

Conta conjunta solidária Conta conjunta simples (não solidária) 
Ideal para casais e famílias que querem dividir as finanças, a conta conjunta solidária permite a qualquer titular fazer movimentações nela. Cada correntista pode ter cartão de crédito, sacar dinheiro, realizar transferências e contrair empréstimos de forma independente. Por isso, é importante que os responsáveis cultivem uma relação saudável de confiança e transparência para evitar atritos em relação ao uso da conta.  Na modalidade conta conjunta simples (ou não solidária), as movimentações bancárias, de saques a transferências, requerem assinatura física ou digital de todos os titulares para que sejam feitas. Por depender da aprovação e do consentimento dos correntistas responsáveis pela conta, essa pode ser uma opção interessante para quem quer ter participação em todas as decisões.  

Abra sua conta no Banco do Brasil 

Agora que você já conhece as facilidades da conta conjunta, que tal abrir uma no Banco do Brasil?  

Lembrando que a conta pode ter até quatro titulares, e todos podem aproveitar as diversas vantagens oferecidas, como cheque especial, Pix, cartão de crédito, seguros, investimentos e condições especiais de empréstimo. 

Para sua facilidade, a conta pode ser aberta pelo App BB, levando até três úteis para ficar ativa.  

Para abrir uma conta corrente de forma digital, basta fazer o download do App BB na loja de aplicativos do seu celular. 

Após o download, abra o aplicativo e selecione a opção Quero ser cliente. 

Depois informe o seu CPF, selecione Produtos para você, escolha a opção Conta Digital e então siga as orientações em tela. 

Lembre-se de ter os seus documentos de identificação em mãos (RG ou CNH), pois o envio de fotos será solicitado, além da sua selfie. 

Caso seja necessário algum outro documento, como comprovantes de renda e residência, faremos a solicitação ao longo da abertura da conta digital. 

Uma vez aberta, é só se dirigir à agência com os demais titulares e os documentos necessários para que todos possam ser incluídos. Se preferir, a conta pode ser aberta na hora, diretamente na agência do BB. Lembrando que os responsáveis precisam levar CPF, documento de identificação original com foto e comprovantes de endereço e renda atualizados. 

Fique ligado no Blog BB, que aqui você tira suas dúvidas e se atualiza sobre o mundo das finanças.  

Leia também:  

Entenda o que é resiliência financeira e saiba como alcançá-la 

Cartão físico ou virtual? Veja as diferenças entre cada um 

Entenda se é a hora de abrir uma conta PJ 

Como funciona a remuneração da conta corrente? 

Mesada para os filhos: com quantos anos começar? 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...