Você sabia que compartilhar despesas, planejar viagens em grupo ou dividir os custos de uma vida a dois pode ser muito mais simples com uma conta conjunta? Além de facilitar a gestão financeira, essa modalidade de conta traz praticidade e organização para diferentes momentos da vida. 

O que é uma conta conjunta? 

Uma conta conjunta permite que mais de uma pessoa seja responsável por movimentações financeiras, como saques, transferências e até contratação de empréstimos. Diferentemente de uma conta individual, onde há apenas um titular, uma conta conjunta pode ter até quatro correntistas, todos com acesso às mesmas funcionalidades. 

E o melhor: você não precisa ser casado(a) ou ter um vínculo familiar para abrir uma conta conjunta. Basta que os interessados tenham mais de 18 anos e apresentem os documentos necessários, como RG ou CNH, CPF, comprovante de endereço e de renda. 

Por que abrir uma conta conjunta?  

A abertura de conta conjunta é um hábito comum entre casais, até por questões de praticidade e confiança. Construir uma vida em comum e dividir as contas pode ser um facilitador na hora de administrar despesas, transferências e boletos, não é mesmo? 

Por sinal, vários estudos sugerem que casais com contas conjuntas são mais felizes no relacionamento e tendem a menor propensão ao divórcio. Uma pesquisa recente da University Kelley School of Business, nos Estados Unidos, publicada no Journal of Consumer Research, demonstrou que casais cuja decisão é administrar suas finanças juntos brigam menos quando o assunto é dinheiro.  

Mas, atenção! Tão importante quanto compartilhar a conta bancária deve ser o cuidado com a gestão do orçamento. A falta de organização financeira pode colocar em risco um bom relacionamento.

Aqui no Blog BB o assunto foi abordado em outro momento, e trouxe dicar de como organizar gastos mensais e planejar o orçamento com o Minhas Finanças, no App BB.  

Como funciona a conta conjunta? 

Assim como na individual, os titulares da conta conjunta podem realizar a movimentação da conta, ter acesso a extratos, realizar saques e transferência, contratar empréstimos, entre outras transações.

Mas, vale observar que existem duas modalidades de conta conjunta disponibilizadas pelas instituições financeiras: a solidária e a simples (ou não solidária). A depender da opção adotada na conta, algumas ações ficam condicionadas ao consentimento de todos os correntistas.  

Conta conjunta solidária Conta conjunta simples (não solidária) 
Ideal para casais e famílias que querem dividir as finanças, a conta conjunta solidária permite a qualquer titular fazer movimentações nela. Cada correntista pode ter cartão de crédito, sacar dinheiro, realizar transferências e contrair empréstimos de forma independente. Por isso, é importante que os responsáveis cultivem uma relação saudável de confiança e transparência para evitar atritos em relação ao uso da conta.  Na modalidade conta conjunta simples (ou não solidária), as movimentações bancárias, de saques a transferências, requerem assinatura física ou digital de todos os titulares para que sejam feitas. Por depender da aprovação e do consentimento dos correntistas responsáveis pela conta, essa pode ser uma opção interessante para quem quer ter participação em todas as decisões.  

Quais são as vantagens da conta conjunta? 

A conta conjunta pode trazer benefícios significativos para quem deseja organizar melhor as finanças. Dentre elas estão:  

  • Facilidade na gestão: centralizar todas as transações em um único lugar torna o gerenciamento do orçamento muito mais simples, seja em casa ou em um grupo. 
  • Economia de custos: ao evitar que cada titular tenha uma conta individual, é possível economizar com taxas bancárias e concentrar os recursos em um único espaço. 
  • Transparência: todos os titulares podem acompanhar o histórico de movimentações, o que garante mais clareza e confiança na administração do dinheiro. 
  • Foco em objetivos comuns: conta conjunta ajuda os titulares a manterem o foco em metas financeiras compartilhadas, como poupar para uma viagem ou gerenciar as despesas fixas do mês. 

Ou seja, além de ser uma ferramenta muito prática, a conta conjunta ainda contribui para que os titulares criem hábitos financeiros mais estruturados e conquistem objetivos em parceria. 

Banner com fundo amarelo, imagem de mulher sorrindo e usando o celular na direita. Na esquerda texto: 

Você no controle da sua vida financeira 

Com o Minhas Finanças BB, você visualiza todos os seus gastos, acompanha sua conta, investe com objetivo e muito mais! 

Botão: Baixe agora

Abra sua conta no Banco do Brasil 

Agora que você já conhece as facilidades da conta conjunta, que tal abrir uma no Banco do Brasil?  

Lembrando que a conta pode ter até quatro titulares, e todos podem aproveitar as diversas vantagens oferecidas, como cheque especial, Pix, cartão de crédito, seguros, investimentos e condições especiais de empréstimo. 

Para sua facilidade, a conta pode ser aberta pelo App BB, levando até três úteis para ficar ativa. Basta seguir os passos abaixo: 

  1.  Baixe o App BB: selecione Conta Digital, siga as instruções e informe os seus dados. 
  2. Verifique seu dispositivo: confirme o seu celular digitando o código de 4 dígitos que o BB lhe enviar por WhatsApp ou SMS. 
  3. Seus documentos: mande uma selfie e fotos dos seus documentos e cadastre suas senhas. 
  4. Confirmação e liberação: sua conta está pronta para usar. Agora é só liberar o cartão e aproveitar. 

Quando a conta estiver aberta, basta se dirigir à agência com os demais titulares e os documentos necessários para que todos possam ser incluídos. Se preferir, a conta pode ser aberta na hora, diretamente na agência do BB.  

Importante: os responsáveis precisam levar CPF, documento de identificação original com foto e comprovantes de endereço e renda atualizados.  

Banner lilás com mulher sorrindo com celular na mão do lado direito. No centro QRCode.  

A esquerda texto: 

Título: App BB  

Prático para você, seguro para o seu dinheiro, onde quer que você esteja.  

Botão: Baixe agora

Fique ligado no Blog BB, que aqui você tira suas dúvidas e se atualiza sobre o mundo das finanças.  

Leia também:  

Entenda o que é resiliência financeira e saiba como alcançá-la 

Cartão físico ou virtual? Veja as diferenças entre cada um 

Entenda se é a hora de abrir uma conta PJ 

Como funciona a remuneração da conta corrente? 

Mesada para os filhos: com quantos anos começar? 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

JOAO PATSKO:

07/10/2024 10:27

No caso de cont5a conjunta e/ou de um casal, no caso de falecimento de um dos titularesm
, o sobrevivente poe sar todo o valor?

VERA LÚCIA TEIXEIRA:

06/09/2024 14:10

Se um dos 3 titulares morre como fica ?