Conteúdo atualizado em 24 out. 2022

O WhatsApp caiu no gosto dos brasileiros. Bateu a marca mundial de 2 bilhões de usuários em 2020. Só no Brasil, são 120 milhões de pessoas que usam o aplicativo no dia a dia, inclusive pra fazer pagamentos.

Até quem não tem tanta intimidade com o mundo digital utiliza o app para manter contato com amigos e parentes.

Infelizmente, com tanta popularidade, o WhatsApp também atrai a atenção dos golpistas e tem sido utilizado por criminosos para a aplicação de golpes de engenharia social que podem causar prejuízos financeiros. 

Existem dois tipos mais comuns de golpes realizados a partir do WhatsApp, o de invasão da conta e o do perfil fake. Mas como eles funcionam?

Como funciona o golpe da invasão da conta do WhatsApp

Os golpistas descobrem o número do celular e o nome do usuário de quem pretendem clonar a conta de WhatsApp. Com as informações, tentam cadastrar o WhatsApp em outro aparelho. No entanto, para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo. 

Os fraudadores então, enviam uma mensagem para o WhatsApp do usuário fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente de um site de vendas, ou da Central de Atendimento do Banco, ou de uma outra empresa e solicitam o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro.

Com o código, os criminosos conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular e ter acesso a todo o histórico de conversas e contatos. A partir daí, enviam mensagens para os contatos, e informam alguma necessidade urgente, e pedem dinheiro emprestado ou o pagamento de algum boleto.

Como funciona o golpe Criação de uma conta fake no WhatsApp 

Neste tipo de golpe, os criminosos criam um perfil fake no WhatsApp, com a foto de um usuário, mas com um número de telefone diferente. O golpista já possui os dados pessoais da vítima, assim como os contatos no aplicativo. 

Utilizando o perfil fake, o bandido inicia uma conversa com os amigos e familiares do usuário. Ele alega alguma situação de emergência e solicita transferência de valores ou pagamento de boletos.

Fui vítima de um golpe no Whatsapp. O que devo fazer?

O primeiro passo é denunciar o contato suspeito no próprio WhatsApp.

Caso reconheça uma conta falsa no WhatsApp, denuncie como spam. Vá até as configurações do contato, selecione “Denunciar contato” e escolha entre “Denunciar e bloquear” ou somente “Denunciar”. Em seguida, através do e-mail do aplicativo (support@whatsapp.com), informe o ocorrido. 

É fundamental a comunicação imediata da clonagem ou da existência de um perfil falso para o maior número de conhecidos, para que eles não façam transferências ou pagamentos solicitados em seu nome e, assim, não se tornem outras vítimas. 

Caso algum contato tenha realizado transferências ou pagamentos solicitados pelos criminosos, oriente-o a registrar um boletim de ocorrência e a comunicar imediatamente o banco de origem dos recursos para tentativa de recuperação do valor.

Como se proteger contra golpes no Whatsapp

  • Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou seus dados por aplicativos de mensagem. Geralmente, os golpistas apelam para alguma urgência falsa e pedem depósitos e transferências via Pix para contas de terceiros ou então para pagar alguma conta.
  • Nunca informe códigos de validação ou de segurança em ligações ou mensagens.
  • Não deixe público o seu número de telefone pessoal em redes sociais.
  • Desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas números diferentes.
  • Ao receber alguma solicitação de empréstimo de dinheiro ou realização de pagamento por aplicativos de mensagens, sempre confirme com a pessoa por ligação ou chamada de vídeo. Precaução antes de tudo.
  • Não faça transferências ou pagamentos por solicitação feita apenas por mensagens, principalmente se o destinatário for uma terceira pessoa. 
  • Faça uma chamada de vídeo para confirmar a solicitação.
  • Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc.
  • Ative a Confirmação em duas etapas em sua conta do WhatsApp. No app, acesse: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
  • Ajuste a privacidade da sua foto de perfil no WhatsApp, para que seja vista apenas por seus contatos salvos, acesse: Configurações/Ajustes > Conta > Privacidade > Foto do perfil > Meus contatos. 

Muito cuidado com as redes sociais. Um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.

A 2ª edição da Semana da Segurança Digital 2021, uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), termina hoje.

Mas a conscientização sobre o uso seguro dos canais digitais e sobre formas de se prevenir dos principais golpes e fraudes continua.

Fique sempre atento às dicas de segurança. E lembre-se: Pare, pense! Pode ser golpe.

WhatsApp do BB: o melhor contatinho
Salve na agenda de contatos o número do WhatsApp oficial do BB (61) 4004 0001. O símbolo verde ao lado do nome do Banco do Brasil no WhatsApp autentica a conta como oficial e verificada. Assim, quem interage tem a certeza de estar conversando com o BB.

No WhatsApp do BB, os clientes podem cadastrar chaves, enviar e receber Pix, têm um completo atendimento sobre cartões, prestando informações e realizando transações, podem consultar saldo e extrato, recarregar celular, pagar seus boletos, impostos e IPVA, renegociar dívidas ou falar com um assistente especializado para PJ.
 

Confira nos outros temas divulgados por aqui ao longo desta semana as dicas importantes para o dia-a-dia e os principais golpes do momento:

A informação é a melhor forma de prevenção a fraudes e golpes. Por isso, participe, envie sugestões e comente! E claro, compartilhe as informações!

A gente faz de tudo para te alertar e te proteger.

Para mais orientações sobre segurança digital, acesse:

Página do BB

Página da Febraban

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...