A geração Baby Boomers é composta por pessoas nascidas entre 1946 e 1964. Trabalho, família e realização pessoal são alguns dos valores mais importantes dos nascidos da geração pós-guerra, geração que recebeu uma educação rígida e disciplinada, ensinados a encarar o trabalho como uma jornada para a vida toda. Realização pessoal e estabilidade financeira estão intrinsecamente ligados para eles. Resistentes ao novo, possuem raciocínio linear.
De forma paradoxal, o mesmo período pós-guerra viu o surgimento do rock ‘n’ roll, com artistas icônicos marcando uma era de rebeldia e liberdade jovem. No Brasil, um sentimento de “brasilidade” permeava as artes, influenciando fortemente a produção do país na época. Grandes nomes marcaram essa época como Elvis Presley, Ângela Maria e Oscar Niemeyer. Você Baby Boomer, que ícone marcou sua história?
Um grande acontecimento para essa geração foi a chegada da TV, ela se tornou popular na década de 50 e foi uma revolução no cotidiano das famílias, se tornando um meio de comunicação e entretenimento. As famílias se reuniam em torno da TV para assistir aos poucos canais disponíveis, programas como “I Love Lucy”, “Gunsmok” e “Pullman Junior” faziam muito sucesso.
Para os “Baby Boomers” adotar uma tecnologia pode ser um desafio, pois não é uma mudança de hábito natural, eles encaram a evolução tecnológica como uma opção, são resistentes a novas tendências e fiéis aos seus valores.
Por conta do movimento da digitalização dos meios de pagamento, alguns indivíduos até têm migrado suas práticas, mas a maioria ainda prefere frequentar lojas presencialmente e pagar suas comprar com meios de pagamentos físicos. Para essa geração até a forma de se comunicar se mantém de forma tradicional: fazem ligações, trocam mensagens de texto e enviam e-mail.
Segurança digital
A geração Baby Boomer é muito visada pelos criminosos por acumular economias financeiras ao longo da vida e possuir um score de crédito forte, por isso é de suma importância que essa geração aprenda quais comportamentos e recursos estão disponíveis para se proteger.
Para os Baby Boomers, as abordagens dos criminosos podem ser as mais variadas, mas normalmente costumam gerar um impacto emocional. Os criminosos cordiais, falam bem, buscam a empatia e demonstram conhecimento do assunto.
Anote as dicas e ligue o sinal!
Abordagem da Falsa Central
Cuidado com a senha: ligações recebidas solicitando qualquer documento, senhas, dados cadastrais e financeiros, estornos ou a realização de transferências não são práticas das instituições financeiras, portanto, os clientes não devem, em hipótese alguma, digitar ou informar senhas no aparelho telefônico quando não efetuaram a ligação de forma ativa e espontânea.
4004-0001: o BB não realiza chamadas telefônicas do 4004-0001. Esse número de telefone é apenas receptivo, ou seja, funciona para receber ligações, mas não para fazer ligações proativas para os clientes.
Sempre utilize os números oficiais IF: nunca realize ligações para números de telefone (0800) recebidos por SMS ou outras mensagens. Ligue sempre para o número da central de atendimento do seu banco ou para seu gerente.
Solicitação de informações: os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nessas ligações.
Solicitação de operação: os bancos nunca ligam para pedir aos clientes que façam transferências ou Pix ou qualquer tipo de pagamento.
Atenção: se receber esse tipo de ligação, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição pelos canais oficiais, de preferência de outro telefone, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta.
Ajuda de Estranhos
- Cuidado com a ajuda de estranhos: quando estiver em uma sala de autoatendimento ou utilizando caixas eletrônicos, evite conversar, solicitar ou aceitar a ajuda de estranhos, mesmo que pareçam amigáveis. Atitudes aparentemente de boa-fé podem esconder intenções maliciosas.
- Horários não convencionais: no horário noturno ou não comercial é fundamental redobrar a atenção. Observe a movimentação a sua volta, tanto ao entrar e sair da sala de autoatendimento, quanto ao utilizar o caixa eletrônico. Se possível, procure ir acompanhado até o terminal.
- Cuidado com o cartão: o cartão deve permanecer sempre com você. Não permita que ninguém o manuseie e lembre-se de retirá-lo do caixa eletrônico ao finalizar suas transações. Se o seu cartão cair por algum motivo e alguém o pegar para te devolver, certifique-se de que o devolvido é realmente o seu.
Leia também:
Geração Z: segurança é assunto de todas as gerações
Geração Millennials: segurança é assunto de todas as gerações
Geração X: segurança é assunto de todas as gerações
Comentários:
Carregando Comentários...