Nas salas de autoatendimento dos bancos é possível realizar uma série de transações nos caixas eletrônicos por conta própria, o que traz praticidade e agilidade. Nesses ambientes estão disponíveis os mais modernos itens de segurança, como circuito fechado de TV e monitoramento à distância, para proteger as pessoas e o banco de investidas criminosas. Mas é preciso ter atenção e observar algumas dicas de segurança para que golpistas não se aproveitem de algum descuido.

Pra te alertar e te proteger, reunimos boas dicas pra você!

Não aceite a ajuda de estranhos, nem pra ligação

Sabe aquele velho ditado popular: “quem vê cara, não vê coração”? Pois é, as aparências podem enganar. Por isso, quando estiver em uma sala de autoatendimento ou utilizando caixas eletrônicos, evite conversar, solicitar ou aceitar a ajuda de estranhos, mesmo que pareçam amigáveis. Atitudes aparentemente de boa-fé podem esconder intenções maliciosas.

Se for horário de funcionamento da agência e você tiver alguma dificuldade ou dúvida para realizar uma transação no caixa eletrônico, procure exclusivamente a ajuda de um funcionário do banco devidamente identificado. Porém, se estiver fora do horário de funcionamento da agência, busque orientação apenas pelo número oficial da Central de Atendimento do BB: 4004-0001.

Mas lembre-se! Jamais ligue para um número de telefone oferecido por estranhos ou faça a ligação por um celular que não é o seu.

Não tenha vergonha de pedir licença

Fique atento ao digitar a senha no caixa eletrônico! Mantenha o corpo próximo ao equipamento para evitar que outras pessoas possam vê-la ou descobri-la pela movimentação dos dedos no teclado. Certifique-se de que não há pessoas observando a operação. Se estiver incomodado com alguém muito próximo, peça licença e o oriente a ficar atrás da sinalização. Se tiver dificuldade, procure um funcionário BB imediatamente.  

No horário noturno ou não comercial, é fundamental redobrar a atenção. Observe a movimentação à sua volta, tanto ao entrar e sair da sala de autoatendimento, quanto ao utilizar o caixa eletrônico. Se possível, procure ir acompanhado até o terminal.  

Tem certeza de que é o seu cartão?

O cartão deve permanecer sempre com você. Não permita que ninguém o manuseie e lembre-se de retirá-lo do caixa eletrônico ao finalizar suas transações.

Se o seu cartão cair por algum motivo e alguém o pegar para te devolver, certifique-se de que o devolvido é realmente o seu. 

Desconfie se o cartão não estiver encaixando adequadamente no caixa eletrônico, pois o terminal pode ter sido obstruído pelos golpistas para te direcionar à outra máquina. 

Se o cartão ficar “preso” no caixa eletrônico, não saia do terminal deixando o cartão sozinho. Ligue imediatamente para a Central de Atendimento BB (4004-0001) para informar o ocorrido e receber orientações sobre como retirar seu cartão ou, em último caso, realizar o bloqueio do cartão. Você ainda pode bloqueá-lo diretamente pelo App BB, em Menu> Cartão.   

Quem avisa amigo é  

Observe as orientações que constam na tela do caixa eletrônico e que são exibidas durante a transação. Não passe as telas no automático sem ler o que está sendo orientado. Estamos tentando te proteger no momento que você mais precisa. 😊

Se após digitar a senha o sistema demorar a concluir a operação, não saia de perto do equipamento até que a situação se regularize. Caso o problema persista, tecle “anula” ou “cancela”. 

Ao finalizar a transação desejada, só saia da frente do caixa eletrônico quando ele apresentar a tela inicial.

Lembre-se! Os bancos não realizam videochamadas para orientar qualquer procedimento no caixa eletrônico. Em nenhuma hipótese filme ou tire foto das transações sendo realizadas.   

Caí em um golpe! E agora?

Se perceber que caiu em um golpe, ligue imediatamente para a Central de Relacionamento BB, pelo número 4004-0001, disponível 24 horas por dia, para se orientar e se proteger.

Para mais orientações sobre segurança digital, acesse a Página do BB. Conheça também o Guia de Segurança do BB e confira os episódios do podcast Segurança em Rede.

A informação é a melhor forma de prevenção a fraudes e golpes. Fique atento e ajude a proteger os seus amigos e familiares. Compartilhe as informações!

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...