E assim começa um novo milênio. A Geração Y ou Millennials, nascidos entre 1981 e 1996, é criativa e alinhada às causas sociais, diferente das gerações anteriores, estabilidade financeira, trabalho intenso e formação de família já não são prioridades.

Uma geração que precisou se tornar multitarefa, pois o ambiente em que se se encontram oferece um excesso e um fácil acesso as informações. Além disso essa é uma geração impulsiva, competitiva e questionadora. No Brasil, a maior parte da população é composta por Millennials, conforme um estudo do Itaú BBA.

A geração anterior investiu muito na criação dos filhos, os pais da geração X quiseram estruturar um futuro melhor para suas famílias. Investiram em cursos, prêmios, educação, ferramentas de reconhecimentos, benefícios colhidos pela geração Y.

Não tem como não falar da Geração Y e não falar de música, grandes nomes da geração brilharam logo no início, como Britney Spears, Avril Lavigne, Evanescence e Destiny’s Child. Os anos 2000 foram reinados pelos Millennials. O MP3 e os serviços de streaming mudaram a forma de consumir música, uma geração que não precisa mais ser definida por um estilo.

A geração Y é a primeira geração nativa digital (pessoas que nasceram ou cresceram com a tecnologias digitais presentes em suas vidas). Crescendo com tecnologia desde da primeira infância, se tornaram uma geração globalizada. Com acesso cada vez mais fácil a internet, foi possível construir e manter relações com pessoas, mesmo que à distância, com ajuda da rede. A evolução também dos dispositivos móveis (surgimentos de tablets e smarthphones) impulsionou esse movimento. Com os surgimentos das Redes Sociais (não tem como esquecer do MySpace e do Orkut) os Millennials acharam um espaço onde podiam trocar experiências, aconselhar, criar e divulgar conteúdos.

Segurança digital

Grande parte dos Millennials procura por felicidade e realização pessoal. É uma busca contínua equilibrar: fazer o que gostar e ganhar dinheiro. Muitos inclusive atrasam o rito de passagem entre a infância e idade adulta, prolongando o tempo em que vivem com seus pais.

A geração Y consome muito conteúdo na internet, busca resenhas e críticas de produtos. É a geração que lidera os gastos na internet.

Os Millennials ressignificam o dinheiro como símbolo de independência, então o ato de comprar não é apenas adquirir, mas também um ato reafirmação de identidade.

Apesar do comportamento naturalmente digital, sempre vale ter atenção para as dicas de segurança. Confira!

Cuidado nas compras online

  • Reputação: Pesquise sobre a reputação do vendedor ou da loja. Pode ser em sites de buscas ou nas redes sociais. É sempre bom saber quais sã os elogios e as reclamações.
  • Ingressos Online: A compra de ingressos online se tornou padrão para a maioria dos eventos, mas também trouxe desafios de segurança.
  • Não clique em links, abra sempre o site: Recebeu uma promoção ou indicação de loja por um link? Não compre (nem forneça nenhum dado) a partir dele.
  • Fique esperto com e-mails e redes sociais: Um dos golpes mais comuns na internet é o chamado phishing. Os criminosos lançam uma isca, por e-mail, redes sociais, SMS, falso site ou falso pop-up, inseridos em sites desprotegidos. Ao clicar nessas mensagens, a pessoa é induzida a preencher um cadastro, mas, na verdade, está fornecendo dados a fraudadores.
  • Cuidado com promoções “imperdíveis”: Desconfie quando a oferta é muito atrativa, com preços bem abaixo de outras lojas. Sites fraudulentos costumam chamar atenção com ofertas irrecusáveis, para atrair cliques. Fique de olho em promoções boas demais para serem verdade, podem ser golpe!

Cuidados na compra de ingressos

  • Canais oficiais: Para compra de ingressos utilize apenas os canais oficiais.
  • URL verificado: Sempre verifique a URL (endereço) do site. Certifique- se que está de estar digitando o endereço correto ou clicando em link cujo endereço seja o endereço correto. Preste atenção em pequenas variações e símbolos.
  • Ofertas tentadoras: Desconfie de ofertas com o preço muito abaixo do praticado no mercado.
  • Recebeu um link: veja se é de um remetente confiável.
  • Perfil suspeito: Desconfie de perfis nas redes sociais não verificados (com o símbolo de verificação), que vendem ingressos e se comunicam apenas por mensagem direta e não possuem histórico de vendas.
  • Antivírus atualizado: Mantenha seu antivírus e outros softwares de segurança atualizados para se proteger contra malware e sites fraudulentos.
  • Prefira comprar com Ourocard-e: Opte por opções de pagamentos mais seguras como os cartões de crédito virtuais que podem ser bloqueados após a utilização.

Cuidados em Viagens

  • Pacotes fakes: Antes de clicar em qualquer link ou fechar algum negócio, certifique-se de que a loja em que você está comprando é mesmo verídica. Se receber links com promoções ou descontos pelas redes sociais, não clique. Pesquise pelo site do estabelecimento e compre por lá. 
  • Passagens e acomodação: Reserve acomodações e voos apenas em páginas confiáveis. E, mesmo assim, faça isso só depois de ter a certeza de que o site é real, e não um clone de phishing que deseja roubar seus dados. Para checar isso de forma simples, basta olhar se o website tem o cadeado e o “s” do “https://”, e também buscar o nome do site na internet para verificar possíveis reclamações. 
  • Destinos internacionais: Antes de iniciar sua viagem a destinos internacionais, verifique se o seu cartão está desbloqueado para o uso no exterior. O bloqueio é uma medida adotada pelo Banco do Brasil que aumenta a segurança das suas transações, evitando, assim, fraudes decorrentes da utilização indevida dos dados do seu cartão. A habilitação pode ser feita pela internet, nos terminais de Autoatendimento BB ou pela Central de Relacionamento BB. Você é quem vai determinar o tempo que o cartão ficará com as funções liberadas para uso no exterior.
  • Proteja seu celular: Não guarde senhas e dados sensíveis no celular. Nunca armazene senhas no bloco de notas do aparelho ou em mensagens de aplicativos. Isso também vale para documentos pessoais e outras informações sensíveis que possam ser usadas por criminosos.  
  • Wi-Fi pública: Cuidado! Conectar-se a redes públicas ou desconhecidas pode significar abrir uma porta para golpistas capturarem seus dados sem você perceber. Para ter mais segurança na rua, use a rede contratada para o seu celular. 
  • Carregador portátil ou fonte de energia: Não use USB para carregar seu celular. Caso precise, leve um carregador portátil ou use a fonte de energia. A conexão via USB, além da função de carregamento, permite a transferência de dados, e você nunca saberá se há algum aparelho conectado do outro lado querendo roubar seus dados. 
  • Redes sociais: Limite o acesso de pessoas desconhecidas àquilo que você posta na internet. Basta modificar suas configurações de privacidade e manter seu perfil aberto apenas para familiares e amigos. 

Leia também:

Baby Boomers: Segurança é assunto de todas as gerações

Geração X: segurança é assunto de todas as gerações

Cuidado com ofertas muito tentadoras: nem tudo que reluz é ouro

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...