Você é o tipo de pessoa que gosta de estar preparada para imprevistos? Ter segurança e tranquilidade é mais importante que um grande retorno financeiro? 

Prefere concentrar seus investimentos onde o risco é menor? Se respondeu sim para essas perguntas, há uma boa chance de que você tenha um perfil conservador na hora de investir.

Embora essas sejam características muito comuns em investidores iniciantes, aqueles que estão nos primeiros passos no mundo dos investimentos, isso não é regra. 

Investidores experientes também podem estar entre os que preferem evitar a volatilidade. Tudo depende também do momento de vida em que cada um está.

Agora, pra ter certeza mesmo de que esse é o seu perfil, o ideal é fazer a Análise de Perfil do Investidor, também conhecida pela sigla API. 

.

Que tipo de investidor você é?

A Análise é super-rápida de responder. São poucas perguntas que cobrem temas como o seu comportamento em situações atípicas, conhecimento no assunto, expectativas e objetivos.  

Com o perfil identificado, você terá muito mais segurança para decidir suas aplicações, porque poderá fazer escolhas de produtos compatíveis com seu jeito de ser, com os seus objetivos e com o seu momento de vida.

Além disso, o banco também poderá te assessorar com produtos e estratégias de investimentos que combinem mais com você. 

Ah, uma coisa importante: ser conservador hoje não significa ser conservador para sempre. É possível que o perfil de investidor mude com o tempo, já que também está relacionado com sua realidade naquele momento.

O nascimento de um filho, a compra de um imóvel, necessidade de guardar dinheiro para um objetivo a curto prazo… todos esses são motivos que podem fazer com que hoje o seu perfil seja conservador, mas não impede que tenha um perfil mais arrojado no futuro.

Também não significa que você não pode diversificar a sua carteira com produtos mais conectados a outros perfis. 

Leia mais: O que é perfil de investidor

Já é cliente BB? Faça o teste agora direto no app.

.

Onde o conservador costuma aplicar seu dinheiro?

Na escada do perfil de investidores, o conservador está no primeiro degrau. Por gostar de se sentir seguro e tranquilo na hora de investir, o conservador está disposto a abrir mão de uma parcela da rentabilidade. 

Para ter ganhos correndo o menor risco possível, ele prefere concentrar seus investimentos em produtos de baixo risco.

Nesse perfil, o ideal é manter o maior percentual da carteira de investimentos em produtos mais seguros, como os de renda fixa pós fixada, além de investir uma pequena parcela em produtos que ofereçam níveis de riscos diferenciados, que permitam buscar melhores ganhos no longo prazo.

O Banco do Brasil adota o conceito de carteira de investimentos, permitindo que mesmo o investidor mais conservador consiga colocar uma parte de seus investimentos em produtos mais arrojados. E para facilitar, todos os meses o BB publica as Carteiras Sugeridas.

Nesse documento, há sugestões dos especialistas em investimento para cada tipo de perfil: com os ativos mais indicados e a distribuição do seu dinheiro entre eles. 

As carteiras são mensais porque refletem tendências de mercado, que mudam muito rápido. Com a expectativa de novos aumentos na taxa Selic, por exemplo, pode vir novidade por aí.

Mas, não precisa se preocupar, porque o BB está aqui justamente pra te ajudar com isso. 

Se você está começando, leia nosso guia completo sobre como começar a investir. O app do Banco do Brasil também facilita sua vida. 

E para investir pelo BB não precisa sequer ser correntista. Baixe o app Investimentos BB, acesse a Conta Investidor e siga o passo a passo para começar. 100% digital e sem tarifa. 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...