No parque de diversões, você gosta do frio na barriga da montanha russa ou do ritmo tranquilo do carrossel?

Acredite, essa pergunta tem tudo a ver com investimentos.

Entender a forma com que você lida com aspectos, como volatilidade e tempo de retorno de um investimento — e como tudo isso se encaixa nos seus sonhos e objetivos em cada momento de vida — é o segredo para aumentar (e muito) as suas chances de encontrar um investimento com a sua cara. 

É por isso que, antes de começar a poupar ou investir, você precisa responder à pergunta de um milhão de reais: qual é o seu perfil de investidor?

.

O que é perfil de investidor?

Na nossa série sobre educação financeira, já falamos da importância de ter aquela grana reservada para emergências, de como começar a investir quando não se tem qualquer experiência e de alguns dos principais ativos disponíveis para juntar dinheiro para o futuro.

Agora chegou a hora de dar uma boa olhada no espelho e descobrir o seu perfil de investidor.

Ele funciona como guia em um mundo de opções.

Em outras palavras, é uma ferramenta digital pensada para dar aquele match entre suas expectativas em relação ao retorno do seu investimento, sua tolerância ao sobe e desce comuns desse mundo, com  os produtos com as características que mais se adequam ao que é o ideal pra você.

Ah, antes de começar a falar sobre cada um dos tipos: o perfil de investidor não tem a ver com certo ou errado, melhor ou pior, ou “ah, mas eu queria tanto ser esse”… Aliás, ele existe exatamente para resolver essas confusões.

Dá pra dizer, de forma resumida, que é uma avaliação baseada nas informações que você mesmo vai dar, ao responder a um questionário criado para identificar qual é a sua personalidade quando o assunto é investir.

Ou seja, cada um na sua. O que vale mesmo é colocar seu dinheiro em investimentos que combinam com você.

.

Quais são os perfis de investidor no Banco do Brasil?

Conservador

Na escada do perfil de investidores, o conservador está no primeiro degrau. Esse investidor gosta de se sentir seguro e tranquilo na hora de investir.

Por isso, prefere concentrar seus investimentos em produtos de baixo risco.

Para ter ganhos reais, correndo o menor risco possível, o conservador até abre mão de uma maior rentabilidade.

Moderado

Equilíbrio é a palavra que melhor define esse investidor. Ele não quer apenas o ganho real, mas também não está disposto a arriscar demais.

Opta, então, por investimentos no meio do caminho entre o baixo e o alto risco.

Em geral, esses investidores concentram os recursos em vários tipos de ativos, aproveitando o melhor de cada investimento, seja segurança ou um ganho acima da média.

O investidor moderado corre risco médio: aceita correr certo risco para ter chances de ganhar mais, sem abrir mão da segurança.

Arrojado

O investidor arrojado geralmente já está há certo tempo no mundo dos investimentos.

Ele costuma ter mais conhecimento do mercado e sabe que as oportunidades de ganhos maiores vêm acompanhadas de maior risco, ou de um prazo maior.

Costuma ter parte dos investimentos em algo mais seguro, mas também arrisca em ativos mais voláteis, que podem trazer mais rentabilidade.

Para estar nesse patamar, é preciso ter ciência do potencial de variações de ganhos e perdas, que são parte importante do jogo.

Lá na frente, a longo prazo, os ganhos costumam aparecer.

Agressivo

Eles estão no topo dessa cadeia e só permanecem lá por terem controle emocional e conhecimento do mercado financeiro, dispostos a lidar com todo tipo de volatilidade.

Com a reserva de emergência em dia, estão dispostos a arriscar ainda mais no mundo dos investimentos em busca de melhores retornos.

.

Como identificar o meu perfil de investidor?

Tolerância ao risco, objetivo do investimento, perspectiva de investimento mensal e prazo de resgate. Esses são alguns aspectos considerados na hora de traçar o perfil de investidor.

O questionário que permite às instituições financeiras delimitar o perfil de um investidor não é nada longo, demorado ou difícil de fazer.

Pelo contrário. Com cerca de 15 perguntas, consegue entregar a resposta que você tanto espera: qual é o seu perfil de investidor e quais investimentos combinam com ele.

No Banco do Brasil, as respostas a esses questionamentos fazem parte da Análise do Perfil do Investidor (API), elaboradas exclusivamente para avaliar qual o seu perfil.

O questionário fica disponível nos aplicativos BB e Investimentos BB, no internet banking, no telefone da Central de Atendimento BB, nas agências, caixas eletrônicos… onde for mais conveniente. Se preferir, é só clicar aqui.

E, importante: o perfil de investidor é um retrato daquele momento. Dizemos que um investidor não “é” conservador, mas ele “está” conservador. 

Por exemplo: uma pessoa que vinha investindo durante muitos anos, em uma visão de longo prazo, com foco na aposentadoria. 

Gostava de ficar de olho no mercado, buscando oportunidades de ver aquele montante acumulando cada vez mais. 

Nesse momento, essa pessoa poderia ter um perfil arrojado. Mas, por fim, se aposentou. 

Agora, a ideia é aproveitar o recurso acumulado, sem enfrentar maiores volatilidades.

Talvez essa pessoa agora tenha um perfil conservador ou moderado.

E muitos acontecimentos podem ocorrer ao longo da nossa vida que podem mudar nosso perfil de investidor.

A compra de um imóvel, o nascimento de um filho, a expectativa de uma carreira no exterior…

Por isso, a dica é, claro, sempre responder ao questionário do Perfil de Investidor, mas também de atualizar as respostas regularmente. Na vida, tudo muda. E o perfil de investidor também.

Este conteúdo foi útil

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...