Por Vicente Lo Duca, CFP®, CGA , Especialista em Estratégia de Alocação do BB

Caro investidor, estamos em um momento especial, torcendo pelo sucesso dos nossos atletas e acompanhando diversas modalidades ao mesmo tempo.

Eu, particularmente, sou fã do vôlei e da natação e você deve ter os seus esportes preferidos, mas todos concordamos que o um dos esportes mais interessantes e democráticos é o atletismo, que consegue abraçar pessoas de diferentes biotipos.

E, falando de atletismo, temos duas provas muito emblemáticas: a de 100m rasos e a maratona.

A primeira atrai muitos holofotes, afinal, é nela que descobrimos o atleta mais rápido do mundo.

A segunda, menos gente acompanha a prova completa, já que ela é mais longa, mas todos enxergam o vencedor da prova como um superatleta, capaz de resistir fisicamente e psicologicamente, independentemente das oscilações que possam surgir ao longo da jornada.

No mundo dos investimentos, assim como numa maratona, passamos por oscilações e precisamos estar preparados, mantendo o foco no percurso completo.

Em julho, tivemos a primeira quinzena com retornos positivos na maioria dos mercados, mas na segunda quinzena isso mudou, principalmente nos últimos dias do mês, quando as preocupações sobre o cenário fiscal para 2022 tornaram-se mais evidentes.

Além disso, os debates sobre a reforma tributária, avanço da inflação e possibilidades de agravamento na crise de energia foram determinantes para o desempenho negativo dos principais índices de renda variável e renda fixa.

Dessa forma, nossas carteiras moderada, arrojada e agressiva, que assumem mais risco, tiveram retornos aquém dos desejados.

No entanto, quando olhamos em um horizonte de tempo maior, de 12 e 24 meses, todas as nossas carteiras performam no campo positivo, com os perfis moderado, arrojado e agressivo performando acima do CDI, o que reforça a importância da diversificação em classes de ativos e da escolha dos investimentos de acordo com o seu perfil.

Para o mês de agosto, esperamos aumento da volatilidade dos mercados, mas acreditamos que os eventos de julho não alteraram estruturalmente o cenário.

Considerando a expectativa positiva do avanço da vacinação versus o avanço de novos casos da variante delta, incertezas quanto à política monetária, avanço da inflação e oportunidades de stock picking na renda variável, mantivemos nossa posição tática inalterada.

Ou seja, levemente otimistas com renda variável e investimentos no exterior, neutros em indexados à inflação e multimercados, e com posição reduzida em prefixados.

Retornando ao tema do início deste texto, assim como um corredor de 100 metros não corre uma maratona, no mundo dos investimentos nem sempre o melhor investimento de agora é o que vai garantir a consistência no longo prazo.

Por isso, lembre-se, caro investidor, que investir requer foco, consistência e boa assessoria. Se você tiver o primeiro, fique tranquilo que o BB te ajuda com os outros dois.

Consulte todas as nossas Carteiras Sugeridas.

Este conteúdo foi útil

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...