Cris Hoffmann – Mulher, mãe, especialista em investimentos e em diversas outras coisas aleatórias.

Cris Hoffmann

É chegado o fim de ano, período em que a maioria das empresas já adiantou pedidos aos fornecedores, já liquidou os estoques, ou está prestes a finalizar esses processos. Todo o planejamento do ano que vem está pronto, a correria para entregar os resultados em breve vai dar espaço para a redução de ritmo, e enfim chegarão as esperadas férias coletivas. Na maioria das empresas, mas não na “Mãe&Co”.

Na “Mãe&Co”, o ritmo é alucinante de janeiro a janeiro. Só contratamos pessoas dispostas a doar integralmente seu tempo, energia e mente ao negócio. Não exigimos exclusividade, porém acreditamos que seja bastante desafiador tentar conciliar outras atividades. Também não exigimos experiência; o que queremos é quem vista a camisa de verdade, quem acredita na empresa, brilho nos olhos, trabalhe enquanto eles dormem, essas coisas. É lindo o nosso business. Só a parte da remuneração que não é atrativa, mas isso também está no nosso DNA: queremos gente que trabalha por propósito, não por dinheiro.

Nosso plano de carreira é espetacular. A cada ano, nossos colaboradores são convidados a experimentar níveis diferentes de desafio, em escala crescente e, na maior parte das vezes, randômica, com acionamentos táticos inesperados. Uma vez funcionário da “Mãe&Co”, a pessoa terá condições de trabalhar em qualquer lugar, tamanha a curva de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Já mencionei que vai ser complicado conciliar?

No período de experiência que, em geral, dura nove meses, fazemos um programa de integração: os colaboradores têm acesso a um extenso acervo de informações, literatura, estudos de caso e assessoria de profissionais especializados, de diversas áreas, para que possam preparar-se adequadamente para a contratação efetiva. No entanto, mesmo com todo esse preparo prévio, impressiona que eles nunca estejam realmente prontos quando chega o momento da contratação. Ainda assim, como acreditamos nas pessoas, nós contratamos. E uma vez contratados, orgulhamo-nos de dizer que nosso turnover é zero.

O momento da contratação é sempre de uma emoção indescritível. Proporcionamos uma experiência única aos nossos colaboradores. Nem sempre cumprimos o mesmo protocolo, porque entendemos que o desconhecido é justamente o que torna esse momento singular. Em alguns casos, o cerimonial é mais curto, em outros nos estendemos um tanto mais, mas sempre garantimos que seja especial. Afinal, se a pessoa vai passar o resto da vida na nossa empresa, a chegada tem que ser marcante.

A partir da contratação, inicia-se o ciclo de aprimoramento, que vai durar uns bons anos. Não sabemos de antemão quanto tempo dura essa fase, pois ela varia de pessoa para pessoa de acordo com o desempenho profissional, o cumprimento das metas e também das condições externas. Detestamos admitir, mas o ambiente externo impacta demais a produtividade, a ponto de comprometer as entregas. Só que não trabalhamos com leniência. Aqui, missão dada é missão cumprida. Não nos envolvemos na vida pessoal de nossos empregados, portanto não temos interesse em saber se dormiram mal, ou pouco, ou não dormiram, ou se estão doentes. O trabalho existe e é para ser feito. Nossos clientes têm um nível de exigência altíssimo, que se reflete na forma como conduzimos nosso negócio.

O atendimento da “Mãe&Co” é segmentado. Atendemos clientes dos nichos baby, kids, teens e adults. A satisfação do cliente final é o nosso target, e não mitigamos esforços para que essa meta seja atingida. Para cada público-alvo, oferecemos treinamento e ferramentas específicas para que nossos colaboradores possam cumprir as etapas do serviço dentro de condições mínimas de sobrevivência. Aliás, este é um ponto que nos orgulha muito: nossos funcionários conseguem trabalhar em condições extremas, com consumo mínimo de recursos, principalmente de energia. Gente que dá o sangue mesmo, sabe?

Curiosamente, nunca recebemos nenhum prêmio empresarial. Nenhuma menção em publicações corporativas. Enquanto somos uma empresa de presença global, com um staff composto por milhões de funcionários altamente qualificados, a visibilidade do nosso negócio é baixíssima. Algum ponto do nosso marketing parece estar falhando, porque não temos dificuldade alguma em preencher vagas (a procura é sempre muito alta) mas, em paralelo, não temos qualquer reconhecimento fora do nosso próprio ramo de atuação.

Os funcionários da “Mãe&Co” são definitivamente orientados para resultados mesmo em condições adversas. Desenvolvem rapidamente skills valiosas como resiliência, habilidade para lidar com frustrações, mediação de conflitos, reconhecimento de prioridades, gestão do tempo, inteligência emocional e autocontrole, capacidade de gerenciamento de estoques e gestão financeira, entre outros. Nossos clientes formam uma base gigantesca de pessoas de alta relevância, responsáveis por conduzir a sociedade ao futuro e, esperamos, por tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Não entendemos como não estamos estampando a capa das revistas de negócios, dada a relevância do nosso trabalho. Somos literalmente um negócio de milhões. Milhões de vidas impactadas.

Mas em que pese a ainda meio ignorada economia do cuidado, a “Mãe&Co” segue firme em seu propósito de transformar o mundo. Mães, pais, cuidadores, filhos. Toda a rede que é sustentada pelo nosso trabalho diário, árduo, que não tem reconhecimento, nem remuneração, nem férias, nem controle de ponto. A missão é muito maior do que nós mesmos. E embora tenhamos esse extenso número de colaboradores, precisamos constantemente de ajuda, porque o serviço é infinito. Não acaba. Nunca. E por esse motivo, temos vagas permanentes para freelancer também. A tal rede de apoio, eternamente necessária.

Venha nos conhecer, traga seu currículo. A jornada é insana, mas sempre temos tempo para um café. Quem sabe alguma de nossas vagas toca o seu coração?

Leia mais:

Pink Tax: o que é e por que precisamos falar sobre isso

O perfil da mulher investidora brasileira (ou não)

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...