Na manhã da sexta-feira (19/07), diversos usuários do Microsoft se deparam com a Tela azul em seus equipamentos. Esse erro foi causado durante uma atualização de um software da empresa CrowdStrike. O problema causou um apagão global em diversos serviços.
Nesse momento, ainda circulam muitas informações incompletas e fake news sobre o assunto. E é claro que não faltam criminosos que enxergam nessa confusão uma oportunidade para aplicar golpes.
Então, olho vivo e se liga nas dicas que o Blog BB preparou para você não ser uma vítima desses golpistas:
- O BB não entra em contato com seus clientes para fazer alterações de senhas;
- O BB não liga ou manda SMS para instalação ou atualização do Módulo de Segurança ou qualquer aplicativo;
- Desconfie sempre que alguém se oferecer, sem pedir, para resolver um problema;
- Não há a necessidade de instalação de antivírus ou qualquer outro aplicativo para solução do problema da Tela Azul.
A falha dos sistemas Windows não impactou o acesso aos aplicativos BB ou internet banking do BB, nem fragilizou qualquer sistema de segurança do BB. Porém, os fraudadores tentam criar Fake News e se aproveitar de desinformação para fazer solicitações para capturar seus dados.

Entenda o que foi a interrupção cibernética que deu tela azul no mundo todo
A CrowdStrike é uma empresa de segurança cibernética que disponibiliza diversas ferramentas, entre elas, a plataforma CrowdStrike Falcon, que desde 2011 está presente nos mais diferentes sistemas espalhados pelo globo, inclusive na Microsoft.
O apagão gerou uma pane nos mais diferentes tipos de serviço, incluindo companhias aéreas, hospitais e até posto de gasolina. A Tela Azul (conhecida também por Ecrã azul ou simplesmente com Blue Screen) geralmente está relacionada a algum problema que faz com que o sistema seja desligado ou reiniciado de modo inesperado.
A CrowdStrike ofereceu uma solução alternativa para quem teve esse problema.
Veja o passo a passo:
- Inicialize o Windows no Modo de Segurança ou no Ambiente de Recuperação do Windows;
- Navegue até o diretório C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike;
- Localize o arquivo correspondente a ‘C-0000029*.sys’ e exclua-o;
- Inicialize o host normalmente.

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