A cada temporada, criminosos inventam novas versões do golpe da falsa central de atendimento ou 0800. Por isso, muita gente ainda cai na armadilha. Os métodos geralmente são os mesmos, o bandido se passa por atendente de banco e tenta enganar a vítima. O que muda é uma ou outra característica na abordagem.  

Em alguns casos, a vítima recebe um SMS sobre uma suposta transação financeira realizada no seu cartão ou na sua conta. No texto, o remetente pede que a pessoa ligue para uma central pelo número 0800 ou clique num link que a redireciona automaticamente para uma chamada. O prefixo 0800, utilizado por muitas empresas, é usado para ganhar a confiança dos alvos. Infelizmente, esse prefixo não é uma chancela de credibilidade. 

Tudo começa com um link malicioso 

Outra característica comum é que os golpistas fazem a lição de casa. A maioria dos golpes começa muito antes da ligação, com o que é conhecido como phishing, técnica de engenharia social que consiste no envio de armadilhas — normalmente mensagens com links maliciosos — aos alvos. O phishing é uma estratégia adotada antes que as quadrilhas entrem em contato com as vítimas em potencial para tentar executar o golpe.  

Ofertas e promoções imperdíveis, pontos de fidelidade a expirar ou alertas financeiros são exemplos de mensagens enviadas por SMS, WhatsApp ou e-mail que contêm um link direcionando para uma página falsa, na qual a pessoa é induzida a fornecer dados confidenciais, como agência, conta, número do cartão e senhas. Durante a ligação, essas informações colhidas dão ainda mais veracidade ao golpe.  

Esse é um exemplo de página falsa do Banco do Brasil que induz o cliente a fornecer dados como agência, conta e senha 

De posse dessas informações, o golpista envia o SMS solicitando que o cliente retorne a ligação pelo 0800, ou ele mesmo liga para a vítima, utilizando, inclusive, aplicativos que emulam o número dos telefones oficiais dos bancos. Os falsos atendentes, na maioria das vezes, são articulados e atenciosos. Até a música de espera pode ser a mesma usada pelo banco.  

Depois de ganhar a confiança do cliente, as abordagens são variadas, mas no geral pretendem gerar um impacto emocional. Uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, atualizações de segurança no aplicativo, tentativas de invasão.  

Tudo vira pretexto para que os criminosos levem a vítima a realizar as transações que ele deseja. Pode ser uma transferência, a liberação de um dispositivo ou até a instalação de um aplicativo que, supostamente, corrigirá as tentativas de fraude na conta, mas que, na verdade, dá ao criminoso acesso remoto ao celular da vítima.  

Como se proteger do golpe 

– Ligações recebidas por clientes as quais solicitam qualquer documento, senhas, dados cadastrais e financeiros, estornos ou a realização de transferências não são práticas das instituições financeiras, portanto, os clientes não devem, em hipótese alguma, digitar ou informar senhas no aparelho telefônico quando não efetuaram a ligação de forma ativa e espontânea. 

– O BB não realiza chamadas telefônicas do 4004-0001. Esse número de telefone é apenas receptivo. Ou seja: ele funciona para receber ligações, mas não para fazer ligações proativas para os clientes. 

– Nunca realize ligações para números de telefone (0800) recebidos por SMS ou outras mensagens. Ligue sempre para o número da central de atendimento do seu banco ou para seu gerente. 

– Os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nessas ligações. 

– Os bancos nunca ligam para pedir aos clientes que façam transferências ou Pix ou qualquer tipo de pagamento. 

– Se receber esse tipo de ligação, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição pelos canais oficiais, de preferência de outro telefone, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta.

Quer mais informações sobre golpes e fraudes? Fique ligado nos posts da editoria Segurança Digital, do Blog BB. Sempre tem conteúdo relevante e útil por aqui. 

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