Alguém gentil te oferece ajuda no caixa eletrônico, um presente de aniversário inesperado que chega na sua casa, uma pessoa com dificuldades que te pede ajuda na rua, um vendedor que pega o seu cartão para inserir na maquininha para realizar um pagamento ou que “coitado” está com a maquininha com visor danificado depois de uma queda do aparelho ou algum conhecido que te pede para receber um valor na sua conta e sacar pra ele ou repassar para alguém? São situações diversas, aparentemente comuns, que podem acontecer no dia a dia de qualquer um não é mesmo?

Mas será mesmo? … Pare e pense! Pode ser golpe.

Acreditando que realmente são situações comuns, muitas pessoas não conseguem perceber falsas intenções e acabam sendo vítimas de golpe. Os golpistas normalmente são muito convincentes, com uma boa lábia, agem de forma rápida e se aproveitam da ingenuidade, boa fé e da distração de suas vítimas.

Conheça alguns exemplos de golpes aplicados em situações do dia a dia

Golpe da Troca de Cartão

O vendedor, que na realidade é um golpista, fica de olho na sua senha enquanto você usa a maquininha de pagamento. Depois da transação, devolve a você um outro cartão parecido, mas que não é o seu.

Golpe da Maquininha Quebrada

O golpista cobra um valor maior do que seria o pagamento utilizando uma maquininha de cartão com o visor quebrado ou danificado.

Golpe do Posso Ajudar

O golpista aborda pessoas com dificuldades nos caixas eletrônicos fingindo auxiliar nas transações e troca o cartão, e/ou realiza transações indevidas nas contas das vítimas.

Golpe do Bilhete Premiado

O golpista, portador de um suposto bilhete de loteria premiado, diz que não pode ou que não consegue retirar o prêmio. Solicita então ajuda para retirar o prêmio em troca de parte do valor ou oferece a venda do bilhete por um valor inferior ao do suposto prêmio. Como garantia, em troca do bilhete, é solicitado da vítima, que entregue objetos que esteja portando, como colar, brincos ou relógio e/ou é solicitado a realização de transferências ou valores em espécie.

Golpe do Falso Presente

No dia do aniversário da vítima, o golpista fingindo ser um motoboy, vai até a residência do aniversariante para entregar um presente que teria sido mandado de surpresa, como um bolo de aniversário, um buquê de flores ou algum outro produto.

Ao entregar a encomenda, o falso motoboy, informa que é preciso pagar uma pequena taxa de entrega. Pode ser disponibilizada uma maquininha para pagamento com o visor danificado, que impede a nítida visualização do valor digitado, ou o golpista se aproveita da distração para passar um valor superior ao que foi informado.

Todo golpe tem um sinal! Confira as dicas para não ser ludibriado em abordagens por aí

O provérbio popular, “quando a esmola é demais, o santo desconfia” é aplicado para indicar certa desconfiança em relação a atitudes bondosas que vão além dos limites normais, e este é o primeiro passo para se evitar muitos tipos de golpes, como o golpe do Bilhete Premiado, do Posso Ajudar e do Falso Presente.

Na hora utilizar o caixa eletrônico ou realizar um pagamento em maquininhas também é preciso estar alerta. Observe se há pessoas em volta te observando, olhando o teclado enquanto digita a sua senha, e principalmente, verifique os dados da transação que está realizando e mantenha o seu cartão sempre sob sua supervisão. Você não vai querer estragar a curtição na balada, ao perceber que ao pagar aquela cervejinha, o seu cartão foi trocado ou que você pagou um valor bem maior do era, não é mesmo?

Quer saber mais conteúdos como esse? Deixe sua sugestão nos comentários. O Blog BB desenvolve uma editoria específica sobre segurança digital com conteúdos, instruções e alertas e você também pode acessar a página do BB sobre o tema.

Leia também:

Conheça os 10 sinais de um golpe digital

Foi vítima de um golpe? Veja o que fazer e saiba como se proteger

Recebi uma ligação. Será que é golpe?

Recebi uma mensagem! Será que é golpe?


Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...