Sabe aquela ligação em nome do banco pedindo para você informar dados pessoais, instalar ou atualizar equipamentos, aplicativos ou módulo de segurança?
Pare e pense! Pode ser golpe.
Acreditando que realmente a ligação é o banco ou o gerente da conta, muitas pessoas acabam sendo vítimas de golpe. Isso porque os criminosos fazem de tudo para dar um aspecto de veracidade na abordagem, utilizando gravações e menus parecidos com os dos bancos.
Conheça alguns golpes aplicados por contato telefônico
Golpe da Mão Fantasma
O criminoso se apresenta como funcionário do banco, as abordagens são variadas, mas, no geral, costumam causar um impacto emocional: uma movimentação suspeita na conta, por exemplo. É orientado a acesso a loja de aplicativos para instalação de um software de acesso remoto com a suposta necessidade de varredura do aparelho. Com o programa instalado, os fraudadores têm acesso e controle do celular ou tablet das vítimas.
Golpe do Motoboy
O golpista se passando por funcionário do banco, faz a vítima acreditar que o cartão foi clonado, solicita dados, senha e orienta que o cartão seja cortado ao meio e entregue a um motoboy que irá até a residência recolhê-lo para perícia.
Golpe da Liberação de Equipamentos
Se passando pelo banco, o criminoso cria um senso de urgência sob o argumento de fraude ou de restrições/bloqueios diversos e pede para que a pessoa compareça ao caixa eletrônico.
Em algumas abordagens, induz o compartilhamento do código de liberação do computador. Em outras abordagens é solicitado que a pessoa, ao chegar na agência, realize uma videochamada e/ou que compartilhe imagens da tela do caixa eletrônico.
Ao realizar os procedimentos solicitados a vítima pode estar permitindo a habilitação do BB Code, a alteração de limites e senhas ou a visualização do QR Code para autorização de celular ou computador.
Golpe do Falso Sequestro
Com voz de choro e desespero, o criminoso se passa por um filho ou parente da vítima, dizendo que foi sequestrado. Tomada pelo medo, a vítima acredita no sequestro. São feitas ameaças e a solicitação de transferências bancárias como pagamento pelo “resgate”.
Golpe do Módulo de Segurança
Se passando pelo BB, o golpista informa a necessidade de instalação ou atualização do Módulo de Segurança, quando na realidade fazendo está fazendo com que a pessoa permita o cadastramento de equipamentos espúrios, a instalação de malwares ou que realizem o acesso remoto ao equipamento.
Todo golpe tem um sinal! Confira as dicas para não cair em ligações falsas.
Você sabia que utilizando aplicativos disponíveis na internet, é possível mascarar o número de telefone que aparece na Bina? Pois é, os golpistas sabem disso e se utilizam desse aplicativo para fazer parecer que a ligação está vindo de um telefone do banco, assim conseguem dar mais credibilidade à abordagem.
Então, ao receber uma ligação que pareça ser de um número oficial do banco, de um escritório de atendimento ou de um gerente, saiba que não é certeza que seja realmente uma abordagem legítima.
Mas e agora, como saber se é uma abordagem legítima?
A dica de outro é ficar atento ao que está sendo solicitado para não cair em armadilhas.
Gostou deste conteúdo? Então fique ligado nos posts da editoria Segurança Digital, do Blog BB. Sempre tem informação atualizada e relevante por aqui.
Leia também:
Recebi uma mensagem! Será que é golpe?
Conta Laranja: entenda o risco de emprestar sua conta bancária
Golpe da falsa central de atendimento ganha nova versão: saiba como se proteger
Comentários:
Carregando Comentários...