Em um cenário onde a competitividade empresarial se mostra cada vez mais acirrada, o financiamento se apresenta como uma oportunidade valiosa para donos e donas de empresas, inclusive para os Microempreendedores Individuais (MEIs). Afinal, o acesso a recursos financeiros pode ter um impacto significativo na busca por resultados positivos e no crescimento dos negócios.

Os empreendedores brasileiros, por exemplo, têm buscado mais crédito. Um estudo elaborado pelo Sebrae mostra que cerca de 7,3 milhões de pequenos empreendedores tomaram empréstimos até o fim de 2022, representando um aumento de 27% em comparação a 2019. Desses, 828,7 mil são MEIs, 3,9 milhões são microempresas e outros 2,5 milhões são empresas de pequeno porte.

Mas como o financiamento pode ajudar a impulsionar os negócios? O Blog BB selecionou dicas práticas para você aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas, alavancando o potencial de crescimento e sucesso do seu empreendimento. Confira!

Como utilizar o Financiamento PJ de forma estratégica?


O Financiamento PJ pode ser uma ferramenta valiosa em diversos momentos, dependendo das necessidades e dos objetivos da sua empresa. Confira quatro situações em que o Financiamento PJ pode ser utilizado de forma estratégica no seu negócio:

1. Compra de máquinas e equipamentos:

Possuir as máquinas e equipamentos adequados para a realização de sua atividade é fundamental ao crescimento de um negócio. Com o Financiamento PJ, é possível adquirir equipamentos modernos, tecnologia de ponta e outros recursos essenciais para otimizar os processos e impulsionar a produtividade. Se a sua empresa é de setores como manufatura, comércio eletrônico ou prestação de serviços, investir em máquinas e equipamentos de qualidade pode garantir uma vantagem competitiva importante. Busque linhas de crédito que financiem a aquisição de máquinas, veículos, móveis etc., tanto nacionais quanto importados.

financiamento pj - ampliação de maquinário
Foto: shutterstock

2. Ampliação de estrutura:

Decidiu expandir a empresa e comprar um novo imóvel, ou então precisou comprar mais maquinário para dobrar a produção? Uma boa solução pode ser o capital de giro associado, que oferece à empresa a oportunidade de ter uma reserva financeira associada ao pagamento de um investimento planejado. É uma boa solução que garante aos negócios os recursos necessários para cobrir o pagamento das parcelas no período previsto.

Foto: shutterstock

3. Investimento em energia renovável:

Você sabia que 47% das empresas que procuraram financiamento público ou privado, em 2022, investiram em energias renováveis? Esse dado demonstra que as empresas brasileiras estão buscando reduzir as emissões gases e se tornarem ambientalmente sustentáveis, além de mais atrativas e competitivas. Por meio da linha de financiamento adequada, é possível custear os equipamentos necessários para a geração de energia solar ou eólica, e reduzir gastos como a conta de luz, por exemplo. A quantia economizada pode ser utilizada para custear outros projetos importantes.

Foto: shutterstock

4. Renovação da frota de veículos:

Seja por questões de eficiência operacional, segurança ou sustentabilidade, renovar a frota de veículos da empresa pode ter um impacto muito positivo em suas operações e também no desempenho financeiro. Por isso, busque opções como o leasing financeiro, que permite o arrendamento de veículos de passeio, utilitários, camionetes, além de opções que permitam fazer transporte de pessoas e cargas. É uma excelente opção para adquirir o necessário sem comprometer o capital de giro da empresa.

Foto: shutterstock

Como saber se o Financiamento PJ é uma boa ideia?


Como você acabou de ver, buscar um Financiamento PJ pode ser excelente para o crescimento dos seus negócios e o aumento da produtividade e lucratividade.

Se chegou o momento de investir na compra de máquinas, imóveis ou veículos, ou então ampliar o capital de giro, o financiamento pode ser o passo definitivo para superar desafios e se destacar no mercado.

Porém, para ter certeza de que o aporte é realmente necessário, você pode considerar alguns pontos de atenção antes de seguir este caminho:

Capacidade de pagamento: avalie a capacidade do seu negócio de honrar as obrigações financeiras assumidas. Faça projeções financeiras realistas e considere as receitas, as despesas, as margens de lucro e o impacto das parcelas do financiamento no seu fluxo de caixa.

Análise do custo-benefício: faça uma análise criteriosa dos custos totais do financiamento, incluindo as taxas de juros, os encargos e possíveis garantias exigidas pela instituição financeira. Compare esses custos com os benefícios esperados do investimento para garantir que o retorno seja favorável.

Planejamento estratégico: antes de buscar um financiamento, faça um planejamento estratégico. Identifique as necessidades do financiamento, estabeleça metas e objetivos claros e alinhe-os à obtenção do crédito.

Além disso, lembre-se de considerar as circunstâncias individuais do empreendimento ao avaliar a necessidade e a viabilidade de um financiamento. Se necessário, antes de tomar a decisão final, busque a orientação de profissionais especializados, como um consultor financeiro, por exemplo.

Conte com o BB para impulsionar os seus negócios

Se você deseja realizar uma reforma, ampliar o estoque, investir em treinamento ou expandir a sua empresa, o Banco do Brasil tem opções de financiamentos para cada objetivo da sua empresa. Tanto a simulação quanto a contratação podem ser efetuadas diretamente pela Conta PJ, de maneira simples e 100% digital.

O BB também atua no Pronampe, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, e oferece crédito para empresas constituídas há mais de um ano, com faturamento em 2022 de até R$ 4,8 milhões. O melhor é que a empresa que contrata o Pronampe no BB tem carência de até 11 meses para começar a pagar.

Ficou interessado? Se já é correntista, acesse o site do BB ou chame a gente no WhatsApp. Você contará com o apoio dos nossos especialistas para tirar dúvidas e ter a certeza de que está fechando o melhor negócio.

E, caso ainda não tenha Conta PJ, clique aqui para abrir a sua no Banco do Brasil sem precisar comparecer a uma agência. Você poderá desfrutar das vantagens que só o BB oferece à sua empresa, como anuidade grátis para cartão Ourocard Empreendedor PJ, Pix gratuito e isenção na Cesta de Benefícios.

Conheça a editoria Negócios em dia e leia também:

Custo Efetivo Total: o raio-X do seu empréstimo

Como conseguir empréstimo: oito dicas para colocar em prática

Entenda o que é resiliência financeira e saiba como alcançá-la

Como empreender? Dicas para começar um negócio

Como usar redes sociais para aumentar vendas?

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...