Em um país de campo fértil e terras generosas como o Brasil, mulheres empreendedoras estão cada vez mais presentes no agronegócio. E os números não mentem: cerca de 30 milhões de hectares são administrados por elas, segundo a pesquisa realizada em 2021 pela Agroligadas.
O estudo também mostra que 69% das mulheres atuantes no agro brasileiro são proprietárias ou arrendatárias de terras. Porém, 33% delas afirmam ter menos acesso a crédito rural quando comparadas aos homens. E, mesmo com tantos desafios, 80% das agricultoras gostariam de acessar financiamentos para empreender.
A boa notícia é que existem, sim, linhas de crédito destinadas a produtoras rurais que buscam melhores condições para investir no crescimento do seu negócio. E o Blog BB preparou um guia especial com todas as informações de como acessá-las. Confira!
Por que o acesso a crédito é tão importante para empreendedoras do campo?
O acesso ao crédito é fundamental às mulheres produtoras rurais porque proporciona os meios necessários para iniciar, expandir e sustentar os negócios, ao mesmo tempo que promove o empoderamento econômico e desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.
É por meio do acesso a financiamentos que elas obtêm o capital necessário para adquirir equipamentos, insumos e outros recursos essenciais destinados à iniciação ou ampliação das atividades, além da possibilidade de contratar outras mulheres e ainda diversificar a produção.
O apoio financeiro também é determinante para empoderar as produtoras rurais, contribuindo para a independência financeira, a possibilidade de investimentos em capacitação, o treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional.
E, por reconhecer importância fundamental da participação feminina no agronegócio, o Banco do Brasil disponibiliza linhas de crédito específicas para oferecer essa assistência, como o Pronaf Mulher.
O que é o Pronaf Mulher?
É uma linha de crédito específica dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O Pronaf Mulher foi criado pelo governo brasileiro com o objetivo de apoiar e incentivar as mulheres agricultoras e empreendedoras rurais, reconhecendo o papel fundamental que elas desempenham na produção agrícola.
Essa linha oferece condições especiais de financiamento, como taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais longos, e é ideal para realizar construções, reformas ou ampliação de benfeitorias e instalações na propriedade rural. Também é possível comprar máquinas e equipamentos, proteção e correção do solo, entre outras coisas.
O Pronaf Mulher gera impacto positivo em uma grande cadeia de produção de alimentos, auxilia na geração de renda do campo e no fortalecimento da economia local. Dessa forma, tem papel fundamental na promoção da inclusão social e redução das desigualdades. Além disso, é muito importante para o empreendedorismo feminino.
Conheça outras linhas de crédito do BB
Se você é agricultora e precisa de um empurrão para ir além, o Banco do Brasil tem as soluções de crédito ideais para modernizar a sua produção, comprar maquinários ou melhorar a infraestrutura. Confira algumas a seguir.
Você é produtora rural e tem entre 16 e 29 anos? O BB tem a linha de crédito ideal para quem quer investir no futuro do próprio agronegócio. É possível financiar investimentos destinados à construção, às reformas ou ampliações de benfeitorias e instalações na propriedade rural, à compra de máquinas, equipamentos, implementos e matrizes, à formação e recuperação de pastagens, à proteção e correção do solo, à aquisição de bens como tratores e embarcações, entre outras iniciativas.
Com esse crédito rural, é possível aumentar a produção e produtividade da agricultura familiar, além de reduzir custos com o intuito de elevar a renda em casa. Cada agricultora familiar pode financiar até R$ 210 mil por ano agrícola, podendo aumentar para R$ 420 mil se quiser financiar atividades como suinocultura, avicultura, aquicultura, carcinicultura (criação de crustáceos) e fruticultura
Essa linha é ideal para o financiamento das diferentes despesas da sua produção. Pode ser destinada à lavoura, aos seus animais e, até mesmo, às atividades aquícolas. Está disponível para produtoras rurais (Pessoas Físicas ou Jurídicas), cooperativas de produtores rurais e as suas centrais, pescadores, armadores de pesca e aquicultores. E o melhor é que você pode financiar com até 100% do seu orçamento.
Seja para custear sementes, seja para fertilizantes, defensivos, vacinas, rações e tantas outras coisas, esse financiamento foi pensado especialmente para você cobrir todos os custos essenciais e conseguir impulsionar a sua produção.
Saiba como utilizar as linhas de crédito da melhor forma
Contratar linhas de crédito rural é um grande passo na expansão dos negócios agrícolas. Embora haja muitas possibilidades de investimento, é muito importante utilizar os recursos de forma eficaz e estratégica. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar nesse momento.
- Faça um planejamento financeiro: se está pensado em contratar um empréstimo ou financiamento, identifique as reais necessidades da sua produção, estime os custos envolvidos e defina objetivos claros de uso do crédito. É para comprar maquinário, adquirir insumos ou expandir o cultivo? Essa organização fará muita diferença e permitirá que você utilize os recursos da forma correta.
- Invista em pesquisas e simulações: antes de escolher uma linha de financiamento específica, pesquise e compare as opções disponíveis. Avalie as taxas de juros, os prazos de pagamento, as condições de garantia e outras características de programas de crédito. Faça simulações para analisar os valores das parcelas e conferir se cabem no seu orçamento.
- Avalie a sua capacidade de pagamento: é muito importante ter a certeza de que você poderá cumprir com as suas obrigações financeiras após solicitar o financiamento. Então, analise a sua capacidade de pagamento com base na renda gerada pela sua produção e leve em consideração fatores como flutuações de preços, sazonalidade e potenciais riscos inerentes a qualquer produção agrícola.
- Esteja atenta às condições: tenha calma ao conferir o contrato do crédito solicitado. Leia atentamente, busque entender os termos, as taxas envolvidas, os prazos de pagamento e todas a exigências. Se tiver dúvida, questione o responsável pela negociação e tenha a certeza de que está confortável com as condições.
- Busque recursos de apoio e capacitação: apoio técnico e orientação especializada ajudarão você a investir o seu dinheiro, da melhor maneira, nas necessidades do seu agronegócio. Existem instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que oferecem cursos para ampliar o protagonismo feminino na produção rural.
- Realize avaliações periódicas: reavalie, regularmente, como tem usado os seus recursos e os retornos alcançados. Essas avaliações são importantes para saber se você está atingindo as suas metas. Quando necessário, faça ajustes. Além disso, comemore as suas vitórias, mesmo que sejam pequenas. Cada passo em direção ao seu objetivo merece ser festejado.
Conheça a plataforma Mulheres no Topo
Mulheres no Topo é uma plataforma voltada para empreendedoras que buscam impulsionar o potencial e a visibilidade dos negócios. O objetivo é oferecer suporte, produtos, serviços, ferramentas e soluções, como capital de giro, financiamento e investimento, para que elas planejem e conquistem o futuro como sempre quiseram.
Ao acessar a plataforma, você encontra produtos, serviços e ferramentas para fortalecer o empreendedorismo feminino e também confere a campanha de divulgação, que conta as histórias de quatro mulheres incríveis: Ana Fontes, Lívia Viana, Mazé Lima e Zica Assis. Elas persistiram e chegaram ao topo.
Outra ação muito importante do BB envolvendo o empreendedorismo é o Papo Empreendedor, um quadro disponível no YouTube do banco, com conteúdos e insights para empreendedores. Lá você pode conhecer histórias como a da Miriam Dunin, dirigente da Frutalapa, uma empresa do Paraná que produz, classifica e comercializa frutas.
Em sua participação no Papo Empreendedor, Miriam fala do papel da mulher na produção agrícola e de como inovar e ser sustentável, oferece dicas às novas empreendedoras, além de explicar como o apoio financeiro é fundamental para as mulheres do campo. “As mulheres precisam de apoio, e o primeiro apoio necessário é o financeiro. Então, assim como todo outro empreendedor, ela vai buscar ajuda. Nesse sentido, o Banco do Brasil sempre fez parte do apoio das empresas muito antes de eu entrar. O primeiro pomar que nós tivemos em 1977 foi 100% financiado pelo Banco do Brasil. Isso é muito importante porque, sem apoio financeiro, a roda não gira.”
Assista ao episódio na íntegra.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para compartilhar com amigas e familiares e incentivá-los a ir longe.
Leia também:
O poder do empreendedorismo feminino
Como empreender? Dicas para começar um negócio
Organize as finanças da sua empresa. Conheça o Painel PJ
Como conseguir empréstimo: 8 dicas para colocar em prática
Como melhorar minhas finanças?
Educação financeira: dicas para começar
Comentários:
Carregando Comentários...