O mundo do trabalho é povoado por termos estrangeiros. Feedback é um deles. Originário da língua inglesa, pode ser traduzido como retroalimentação. Ou retorno.
No ambiente corporativo, o feedback é uma ferramenta importante de retorno da qualidade do trabalho. Quando bem executado, pode servir como uma bússola que ajuda a tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.
Além disso, a prática de feedback ajuda a alinhar expectativas e melhorar o desempenho dos profissionais, seja você MEI (microempreendedor individual), seja funcionário ou dono de uma empresa.
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Qual a importância do feedback
Como gestor, você já sentiu que os processos estavam atravancados, e que você, a equipe ou os parceiros não estavam na mesma página?
Infelizmente, essa sensação não é rara nas empresas. Claro que existem muitos fatores, mas a falta de comunicação entre colaboradores é, de acordo com uma pesquisa do Project Management Institute, a causa de 76% dos fracassos em projetos.
Portanto, a comunicação clara pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.
Nesse contexto, o feedback é uma poderosa ferramenta tanto para esclarecer o que não vai bem e buscar soluções para essas questões quanto para reconhecer os acertos e incentivar atitudes construtivas.
O feedback no trabalho pode promover o bem-estar do funcionário, a união da equipe, bem como a saúde da empresa.
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Mas como fazer?
“Elogios em público, críticas em particular”. Essa máxima do mundo dos negócios faz muito sentido quando pensamos no retorno que vai ser dado para alguém sobre o trabalho feito. Embora o feedback de trabalho seja mais amplo e englobe mais preposições do que apenas elogios, vale considerar essa frase como uma orientação.
Lembrando que os feedbacks estruturados (que normalmente contam com pontos positivos e aspectos para melhoria) requerem planejamento e um local e horário adequados.
Além disso, é desejável que sejam pontuados exemplos claros de ações que ilustram o que está sendo apontado no feedback.
Cabe ao gestor pesar o teor do que precisa ser passado. O feedback é essencialmente positivo?
Nesse caso, é válido que chegue em forma de elogio, reconhecimento e (por que não?) retorno financeiro, se essa for a política da empresa. O importante é deixar claro os acertos de forma elogiosa e reforçar positivamente o comportamento.
Agora, se o que precisa ser dito é, em sua maioria, negativo, é hora de dar um passo para trás. Tudo pode ser falado, mas o que muda é como será feito.
Seja positivo ou negativo, o feedback precisa ser estruturado. Estabelecer um horário e local adequados, reservando o tempo necessário, são fundamentais para que a conversa flua da melhor maneira possível.
No feedback negativo, ou corretivo, também é de suma importância que fique claro quais foram as atitudes que não estão alinhadas com a empresa. E quais são os passos esperados para que esse comportamento seja corrigido dali pra frente.
Em ambos os casos, deve prevalecer o profissionalismo e a vontade de somar, acertar e melhorar.
Isso porque a clareza no discurso passa pelo entendimento de que características e particularidades de cada colaborador não devem ser usadas nem contra nem a favor na hora de uma avaliação, sob o risco de gerar constrangimento e ruptura.
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Troca contínua
Uma empresa é feita por pessoas. Isso é ainda mais flagrante quando pensamos em pequenos empreendedores e negócios.
Dessa forma, assim como nós, as empresas estão em constante mudança, e é esperado que exista uma curva de evolução e aprendizagem nos processos de trabalho.
Por isso, uma maneira de garantir a comunicação e o alinhamento entre as partes é estabelecer uma troca contínua, a retroalimentação que mencionamos no início.
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Tipos de feedback de trabalho
.É possível, para tanto, trabalhar com algumas opções: feedback formal, informal e avaliação de desempenho.
. O feedback formal pode ocorrer de forma mais espaçada; seja uma vez no trimestre ou semestre, é um momento programado e agendado. São apresentados os pontos positivos e negativos, acertos e oportunidades de aprimoramento.
. O informal é uma prática contínua e cotidiana. Deve ocorrer sempre, pois um canal de comunicação aberto é a chave para manter o time focado, motivado e produtivo.
. A avaliação de desempenho costuma fazer parte desse processo, e serve como um documento para registrar o cumprimento de metas, pontos de atenção e de troca. Sim, seus funcionários podem — e devem — avaliar seu trabalho como gestor ou líder!
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