Se há algo comum entre todos os pais e responsáveis é o sonho de que os filhos tenham um futuro tranquilo e feliz. Por isso, ensiná-los a administrar o dinheiro é como dar um presente pra vida toda, já que eles vão aprender de antemão a fazer escolhas mais inteligentes e a cuidar das próprias finanças com autonomia e responsabilidade.

Pra ajudar você a embrulhar e entregar esse presente tão especial, o Blog BB reuniu dicas e estratégias que incentivam as crianças a desenvolverem previamente uma relação financeira saudável. Vem ver! 

Ensine educação financeira 

Assim como os adultos criam estratégias financeiras pra lidar com o dinheiro, também é importante educar as crianças em relação às finanças desde cedo. E, pra isso, existem métodos simples e lúdicos que podem auxiliar nesta jornada.  

Gilmara Swel, enfermeira e mãe de três filhos, compartilhou com o Blog BB uma série de ações que ela pratica com a família pra estimular a conscientização e educação financeira. Olha que legal!

  • Comprar de comércios locais o intuito desta estratégia é apoiar e fortalecer os comerciantes do seu bairro, ajudando, assim, outras famílias que também moram na região. “Aos domingos, nós sempre vamos juntos à feira com o objetivo de apoiar o pequeno produtor. Acreditamos que essa é uma maneira muito lúdica e divertida de ensinar sobre a educação financeira, como o dinheiro circula e como podemos ajudar”.  
  • Reutilização do material escolar –é mesmo necessário comprar material novo todo início de ano letivo? Gilmara acredita que é possível ensinar as crianças sobre consumo ao estimular a reutilização de materiais escolares. “Ao final do ano, nós reunimos todos os materiais e verificamos se de fato precisamos comprar uma outra caixa de lápis de cor, por exemplo”. 
  • Estímulo ao consumo consciente datas comemorativas não precisam significar presentes caros. Na casa da Gilmara, o Dia das Crianças, por exemplo, é um momento de celebração. “Neste dia, nós não presenteamos nossos filhos. Nós tiramos o dia pra nos divertir, fazer uma programação legal, mas não geramos nas crianças a expectativa de que eles poderão escolher e ganhar brinquedos caros”.  
  • Saídas programadas planejar passeios e fazer desses momentos especiais pode ensinar sobre consumo e educação financeira. “Uma vez ao mês, nós temos o dia da pizza e fazemos isso pra que as crianças entendam que não é todo final de semana que a gente pode comer fora. Nós fazemos as contas com eles e mostramos que, se comermos fora todo fim de semana, ao longo do mês, teremos um custo muito alto. Mostramos também o impacto que isso teria em nosso orçamento familiar”. 

Mostre como poupar  

Você sabia que é possível abordar esse tema com as crianças a partir dos 2 anos de idade? Pra essa faixa etária, uma ferramenta eficiente e valiosa que ensina a poupar é o bom e velho cofrinho.

Ao entregar uma moeda pro seu filho colocar no cofrinho, você está incentivando também a disciplina e responsabilidade financeira, além da importância de guardar dinheiro. Isso ajuda no desenvolvimento de habilidades básicas de planejamento financeiro que os pequenos vão precisar no futuro.

Agora, se o seu filho já é um pouco maior e entende o que significa poupar, pode ser um bom momento pra estimulá-lo a criar uma poupança, começando com uma mesada. 

Esse é um recurso muito valioso porque permite aos pequenos, e aos não tão pequenos assim, aprenderem a reconhecer necessidades e eleger prioridades, a importância de saber esperar e lidar com possíveis limitações e frustrações, e também o valor da disciplina, do foco e da força de vontade.

É possível, por exemplo, ajudá-los a definir metas financeiras e economizar pra comprar um brinquedo específico ou algo maior, como uma bicicleta ou videogame. O importante é mostrar como utilizar e guardar a mesada pro que eles desejam, ensinando a administrar esse dinheiro.

O mais legal é que você pode usar estratégias diferentes de mesada dependendo da idade do seu filho. O Blog BB tem um guia muito interessante que oferece dicas pra crianças até 6 anos, dos 6 aos 10, e entre 11 e 17. Clique aqui e veja como aproveitar ao máximo essa ferramenta em cada faixa etária.

Busque formas divertidas pra educar 

O processo de aprender finanças pode ser muito interessante e divertido. Pra isso, basta incorporar elementos que despertem a curiosidade e o engajamento dos pequenos.

  • Compre jogos de tabuleiro – os clássicos, como Banco Imobiliário e Jogo da Vida, transmitem lições valiosas, como a compra de propriedades, o pagamento de aluguel, a gestão de dinheiro e a importância das decisões financeiras pro futuro. O melhor é que a família toda pode jogar e se divertir.
  • Utilize a tecnologia a seu favor hoje em dia, diversos aplicativos podem auxiliar na educação financeira. Se você já permite que seus filhos utilizem tablets e celulares, busque games nas lojas oficiais e aproveite pra unir o útil ao agradável. Enquanto brincam, eles aprendem. Existem também canais no YouTube com conteúdos específicos pra faixa etária dos pequenos, diversificando, assim, as fontes de informação. 
  • Ensine na prática – mostre como você poupa e envolva-os no processo de economia da sua casa. Você pode explicar como economizar nas compras do mercado, por exemplo. O programa em família se torna mais divertido e ainda rende boas lições financeiras. Ou, então, planeje uma meta de economia familiar, como uma viagem, onde todos possam contribuir e acompanhar o progresso. A cada montante guardado, vocês podem comemorar e ver quanto falta. Lembre-se de que as crianças aprendem observando os pais, por isso tente tornar esses momentos memoráveis.

Gilmara lembra que ações diárias de conscientização são essenciais pra mudança de comportamento e fortalecimento da educação financeira com as crianças. “É sobre tratar o coração pra criar e formar adultos fortes e equilibrados, e também trabalhar com a intencionalidade. Esse é o caminho”. 

Abra uma BB Cash 

Que tal dar mais um passo na educação financeira dos seus filhos e abrir uma conta digital pra eles?

A BB Cash é uma conta 100% digital e gratuita pra jovens entre 8 e 17 anos. Com ela, você pode acompanhar as movimentações bancárias dos seus filhos, ajudá-los a planejar o futuro e ainda ter acesso a conteúdos que vão apoiar você numa conversa com eles sobre dinheiro. Tudo isso com segurança e expertise do Banco do Brasil.

E, pros seus filhos, tem diversas vantagens, como Pix ilimitado, cartão de crébito, gift cards, descontos e vantagens na Loja BB, fundos de investimentos em renda simples pra começar a usar a partir de R$ 0,01 e muito mais. Clique aqui e veja como é simples e rápido abrir uma BB Cash.

Banner com fundo cinza. Do lado direito a atleta Raissa Leal sentada num skate, texto “100% digital e grátis”. No centro ‘Conta BB Cash” em grafite. Do lado esquerdo texto:
Conheça a BB Cash
Uma conta especial pra quem tem de 8 a 17 anos.
Botão: Bora ser cliente

Você tem alguma dica de como ensinar educação financeira às crianças? Deixe aqui nos comentários. E compartilhe este conteúdo com amigos e familiares.

Leia também: 

A importância de ensinar finanças aos filhos 

Mesada pros filhos: com quantos anos começar? 

O papel dos pais na educação financeira dos filhos

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...