Quer saber como manter o que é valioso para você muito bem protegido? Então você chegou no lugar certo.
Aqui você vai encontrar dicas especiais para manter as suas senhas seguras. E, de bônus, ainda vai aprender que, emprestar a conta corrente para que alguém possa receber algum crédito por ela, pode ser uma grande roubada.
Aliás, dica de ouro de segurança é só o que vai rolar por aqui nesta semana.
Isso porque começa hoje a 2ª edição da Semana da Segurança Digital 2021, uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que conta com o apoio do Banco Central e a participação de vários bancos.
E é claro que o BB não ia ficar fora dessa.
Segurança das Senhas
O uso de senhas já faz parte da vida das pessoas e é fundamental para garantir a segurança e a confidencialidade das transações bancárias, acesso a e-mails, notebooks e smartphones.
A senha bancária é como uma chave que abre portas para acesso a conta, para realizar os serviços e operações bancárias, como: consulta a saldos e extratos, pagamentos, aplicações, empréstimos, saques, transferências, entre outros.
Deste modo é fundamental ter alguns cuidados, tanto na escolha, quanto no uso da senha, para mantê-la sempre protegida.
A definição de uma senha forte é o primeiro passo para garantir que outras pessoas não acessem a sua conta e os seus dados pessoais.
Mas é o que é uma senha forte?
Senha forte é uma senha difícil de ser deduzida por outras pessoas.
Por isso, fique atento. Evite senhas que utilizem datas de nascimento, números de telefone, de documento de identidade, da residência, da placa do automóvel, palavras ou sequências de números, letras ou teclas.
Após o cadastramento de uma senha forte é essencial manter outros cuidados também.
• Lembre-se que a senha bancária é pessoal e secreta. Não deve ser compartilhada com terceiros, mesmo que sejam pessoas conhecidas ou funcionários do banco. Só você deve saber a sua senha.
• A senha deve ser preferencialmente memorizada. Caso seja necessário anotá-la, nunca mantenha a anotação junto com o cartão e não salve a senha no celular ou no computador.
• Não utilize a mesma senha bancária para outros tipos de serviço.
• Não utilize telefone de terceiros para acessar sua conta. Somente digite a sua senha de um aparelho próprio.
• Troque a senha periodicamente.
• Utilize a autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas) que inclui uma segunda camada de autenticação para garantir o acesso, como o BB Code.
• Nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos, internet banking ou a Central de Atendimento dos bancos.
• Ao utilizar os caixas eletrônicos, mantenha o corpo próximo ao terminal para evitar que outros possam ver a sua senha ou descobri-la pela movimentação dos dedos no teclado.
• O BB não solicita a digitação de senhas via SMS e e-mails.
• Não digite suas senhas ao receber uma ligação, mesmo quando informar que é do Banco. Se ficar na dúvida, desligue e retorne a ligação para o 4004-0001 de outro aparelho telefônico.
E lembre-se! Para reforçar a proteção da conta, o BB oferece diferentes soluções de segurança para deixar os dados, a conta e o dinheiro de seus clientes seguros, tais como:
Biometria: um dos modos mais seguros de autenticação de transações financeiras que utiliza a impressão digital para validar a sua identidade.
BB Code: agrega segurança ao utilizar a tecnologia QR Code para autorizar transações financeiras realizadas na Internet.
Cadastramento de dispositivos: fornece maior comodidade para movimentar a conta em computadores, tablets e smartphones.
Central de Senhas: permite mais agilidade para bloquear, desbloquear ou alterar as senhas pelo App BB.
SMS/Push: notifica e permite o acompanhamento das movimentações em conta.
Assim como a senha, a sua conta bancária é pessoal e não deve ser compartilhada com ninguém.
Pare e pense! Será que é golpe?
Alguém te aborda e pede sua conta bancária emprestada com o argumento de que tem um dinheiro a receber de um terceiro, e pergunta se você pode receber o crédito em sua conta e sacar para ele.
A princípio parece algo normal, não é mesmo? Mas fique atento! Você pode estar sendo usado como laranja.
Golpistas, utilizam laranjas para esconder transações ilícitas. Nem todo laranja percebe o que está acontecendo e que está fazendo parte de um esquema fraudulento.
Quando você empresta a sua conta para recebimento de crédito por alguém por exemplo, você se coloca em risco ao assumir a responsabilidade por aquela movimentação, em uma operação criminosa.
Outras vezes, no entanto, a pessoa foi vítima de uma fraude em sua conta e recebeu créditos de origem desconhecida.
O que fazer se receber créditos em conta de origem desconhecida?
Se a crédito recebido foi um equívoco, seja do banco ou de outro correntista, o valor não deve ser utilizado e o banco deve ser comunicado imediatamente.
A ocorrência de uma falha não permite que o receber do crédito se beneficie consciente ou inconscientemente.
Quando a transferência foi realizada pelo próprio banco, o estorno ocorre assim que a falha for identificada. No entanto, se o valor tiver sido creditado erroneamente por terceiros, o titular da conta deve autorizar a devolução. Caso não autorize, a devolução pode ser solicitada judicialmente pelo remetente do crédito.
Acompanhe mais dicas ao longo da Semana da Segurança Digital.
O tema de amanhã é Ligações Suspeitas (Falsa Central de Atendimento), e vem com dicas para importantíssimas para se prevenir contra esses golpes.
A informação é a melhor forma de prevenção a fraudes e golpes. Por isso participe, envie sugestões e comente. E claro, compartilhe as informações.
A gente faz de tudo para te alertar e te proteger.
Para mais orientações sobre segurança digital, acesse:
Página do BB
Página da Febraban
Comentários:
Carregando Comentários...