Conteúdo atualizado em 28 de fevereiro de 2023. 

Uma boa sugestão para quem quer controlar melhor o orçamento pessoal é conhecer os caminhos do seu dinheiro. Ou seja, como você gasta a sua renda.

Isso significa identificar as suas despesas fixas (aluguel, condomínio, mensalidades escolares, prestações de empréstimos) e tentar compreender, da melhor forma possível, os gastos que variam ao longo do ano. Alguns exemplos destes últimos são as idas ao cinema e aos restaurantes, a compra de roupas, acessórios e presentes.

Um olhar mais atento para essa relação entre renda e gastos, pode contribuir na hora de tomar decisões sobre o corte de despesas com maior segurança. O problema é que, muitas vezes, são diferentes contas, cartões e boletos administrados por você.

E aí entra uma das perguntas mais importantes de quem está querendo melhorar a sua gestão financeira: dá para ter esse controle de maneira descomplicada, prática e com olhar amplo? A resposta é: Dá, e é mais fácil do que você imagina.

.

Conheça o papel dos gerenciadores financeiros

A tecnologia é uma grande aliada nesse processo de gestão financeira pessoal. Claro, muita gente não abre mão do papel e da caneta, ou da sua planilha no computador, para registrar tudo que ganha e gasta.

Mas dá pra contar com outras soluções que podem ajudá-lo a controlar o orçamento de um jeito bem mais simples. E você nem precisa procurar por isso em outros lugares.

Minhas Finanças: Contas e cartões num só lugar 

No App BB, você pode contar com o Minhas Finanças. Lá você pode acompanhar o seu orçamento mensal, de forma fácil e visual. Todos os seus lançamentos da conta-corrente e dos cartões de crédito podem ser classificados em grupos de consumo, o que facilita a identificação do destino do seu dinheiro e, também, o gerenciamento da sua vida financeira direto no celular.

E não apenas do BB. Você pode consultar as suas contas em outras instituições financeiras no próprio aplicativo do Banco do Brasil, em uma visão integrada de tudo que recebe e paga. Essa é uma das inovações promovidas pelo Open Finance. Percebeu o quanto essa solução pode apoiá-lo na gestão do seu dinheiro? 

Além disso, você tem a Agenda Financeira integrada, para ver os seus compromissos em todos os bancos; Extrato Multibanco, com lançamentos e saldos de todas as suas contas; Perfil de Consumo, categorizado a fim de analisar melhor os seus hábitos de consumo nas instituições; e Planejamento Financeiro, centralizado com objetivo de definir as suas metas de gastos e controle de orçamento.

No Minhas Finanças, você ainda pode criar objetivos financeiros de curto, médio e longo prazos para o que desejar, como a viagem dos sonhos ou a troca de carro por um 0 km. Fica ao seu critério qual valor mensal pretende juntar para essa meta, bem como o dia preferido para débito direto na conta.  

Assim, fica muito mais fácil entender como você gasta o seu dinheiro e em que pode economizar.

Ainda não é cliente? Sem problemas. Dá pra abrir a sua conta direto no app, de um jeito rápido, simples e prático, e ficar preparado para aproveitar todas as vantagens que o Open Finance vai trazer à sua vida.

Leia também:  

Open Banking é Open Finance 

Financiamento: entenda como funciona o sistema de juros

Dados pessoais: veja dicas de como proteger as suas informações na internet 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...