O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, está prestes a entrar na segunda fase, a ser iniciada em 13/8, quando será possível realizar o compartilhamento dos dados cadastrais e das transações relacionadas a contas de depósito à vista, contas-poupança, contas pré-pagas, cartões de crédito e operações de crédito.

Sabemos que muitas dúvidas em relação ao assunto permanecem. Por isso, no Blog BB, você encontrará uma série de conteúdos e artigos de especialistas com uma visão bem completa sobre o assunto.

Agora, se acabou de chegar nesta conversa e quiser entender um pouco mais o que é o Open Banking e por que ele vai mudar muita coisa na sua vida, uma boa sugestão é começar por aqui.

E para ajudá-lo(a) a entender ainda mais essa novidade, respondemos às sete dúvidas mais frequentes acerca do Open Banking. Confira a seguir:

1) A adesão é automática?

Não. O compartilhamento dos dados só é feito mediante o seu consentimento. Essa é uma grande mudança trazida pelo Open Banking. Você se torna dono dos seus dados e escolhe se quer ou não compartilhá-los.

Publicidade

O poder também é seu para escolher com qual instituição deseja dividir as suas informações, para qual finalidade elas poderão ser usadas e por quanto tempo (o prazo máximo é de 12 meses).

2) Preciso pagar para usar o Open Banking?

Não. O serviço é totalmente gratuito, e nenhum valor será cobrado pelo compartilhamento de dados. 

3) Qual tipo de informação será compartilhada?

Na segunda fase, com início em 13/8, as informações compartilhadas serão os dados cadastrais dos clientes, das transações realizadas e das contas de depósito à vista, contas-poupança, contas de pagamento pré-pagas, cartões de crédito e operações de crédito.

Na próxima fase, com início em 30/8, será possível iniciar uma transação de pagamento entre as instituições participantes por meio de diversas plataformas (e não só pelo site do banco, como ocorre hoje).

Já na última fase prevista, com início em 15/12, será permitido o compartilhamento das informações de outros produtos, como investimentos, seguros, previdência privada e operações de câmbio.

4) Quando posso cancelar a minha autorização de compartilhamento de dados?

A qualquer momento! É possível pedir o cancelamento e/ou a revogação do compartilhamento dos seus dados tanto na instituição à qual você deu o consentimento (a instituição receptora, ou seja, quem recebe os seus dados) quanto na que transmitiu esses dados (a instituição transmissora, isto é, onde os seus dados foram originalmente gerados).

Cada uma delas indicará a maneira exata de revogar o consentimento, assim como os canais de atendimento disponíveis para efetivar o seu pedido.

Após a solicitação, o cancelamento será realizado na mesma hora ou, no caso da iniciação de pagamentos, em até um dia útil.

5) É seguro?

Sim! Todas as instituições participantes do Open Banking são reguladas pelo Banco Central, a autarquia responsável por elaborar normas e mecanismos no intuito de garantir a autenticidade e segurança das instituições participantes, que compartilharão os dados de forma criptografada.

Lembrando que o Open Banking já funciona em países da Europa e Austrália, onde é considerado um modelo seguro e de sucesso. Além disso, no Banco do Brasil, você está sempre seguro!

O BB dispõe de uma grande infraestrutura de proteção a fim de observar todos os aspectos do sigilo bancário e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Também seguiremos atentos às tentativas de golpe, alertando os nossos clientes, como sempre fazemos!

6) O Open Banking é um app? Um meio de pagamento? Um banco digital?

Nenhuma das alternativas anteriores. O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, é uma solução que permitirá o compartilhamento de dados sobre os produtos e as informações financeiras.

Isso será feito com base na integração das plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes e de outras empresas de serviços financeiros autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Na prática, o modelo do Open Banking coloca nas mãos do cliente o poder de compartilhar os seus dados de histórico financeiro com diversas instituições para, assim, obter uma oferta de produtos e serviços mais personalizada e diversificada, além de preços mais aderentes a cada perfil.

7) Se eu compartilhar os meus dados, todos poderão acessá-los?

Não! Fique tranquilo(a) quanto a isso. Somente as instituições da sua escolha terão acesso aos seus dados e, conforme dito anteriormente, você poderá revogar essa permissão quando quiser.

Descubra tudo sobre o Open Banking aqui no BB

Se deseja conhecer mais o Open Banking, continue nos acompanhando, pois ainda traremos muitas novidades e informações sobre essa revolução no sistema financeiro.

Este conteúdo foi útil

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...