“Você não tem o Módulo de Segurança instalado neste computador.” Se você usa o Internet Banking, é bem provável que já tenha se deparado com essa mensagem em algum momento.
Normalmente, quando isso acontece, há uma grande chance de que você nunca tenha feito isso antes, ou que não tenha mais a menor ideia de como foi que fez isso da última vez.
Se tudo o que você precisa nessa hora é encontrar um jeito descomplicado para aprender a instalar o Módulo de Segurança no seu computador, não precisa procurar mais. Aqui tem um passo a passo bem explicadinho, que vai ajudá-lo nessa hora.
O Módulo de Segurança é realmente necessário?
Pode ter certeza que sim.
No BB, o Módulo de Segurança é um software distribuído para os clientes, que deve ser instalado no computador para permitir o acesso seguro ao autoatendimento pela internet.
Internet banking é sinônimo de comodidade e facilidade. Dá para fazer empréstimos, pagamentos, transferências (até internacionais), tudo sem sair de casa para ir a uma agência ou um caixa automático. Ou seja, muito mais prático.
A questão é que, onde há dinheiro, há sempre um golpista de olho. É provável que você conheça alguém que já foi vítima de algum golpe. Por isso, é fundamental adotar estratégias para proteger o seu dinheiro, como usar senhas fortes, ativar software antivírus e atualizá-los com frequência.
O Módulo de Segurança é mais uma das ferramentas que ajudam você nessa tarefa, evitando que seus dados e senhas sejam comprometidos.
O sistema também avisa o BB quando é identificado algum tipo de risco à segurança de informações no computador ou em um site classificado como um risco potencial.
Na prática, ele age como uma barreira contra softwares e códigos maliciosos para que ninguém consiga invadir o seu computador e ter acesso a sua conta.
Uma coisa muito importante: o BB não telefona para realizar liberação ou atualização do Módulo de Segurança.
As atualizações são realizadas de forma automática, sem que ocorra abordagens ou qualquer tipo de contato.
Veja como instalar o Módulo de Segurança do BB
- Abra o seu navegador e acesse seg.bb.com.br
- A opção “Módulo de Segurança” surgirá na tela. Depois clique em “Instalar versão mais recente”.
- O programa estará localizado na pasta de downloads do seu computador com o nome: DiagnosticoBB.exe
- Se algum navegador estiver em execução, será exibida mensagem de alerta informando que todos os browsers devem ser encerrados. Clique em “Sim” para encerrar os navegadores e seguir com a instalação.
- Aguarde a instalação e verificação. Durante o processo, você verá, na tela do aplicativo, as ações que estão sendo tomadas.
- Caso a sua rede use um servidor proxy, será exibida uma tela solicitando usuário e senha. Informe as credenciais, clique em Ok e prossiga.
- Ao final do processo, você receberá uma mensagem indicando o fim da instalação e configuração. Clique em Ok para finalizar.
- Pronto, agora é só acessar o Autoatendimento BB na Internet.
Orientações sobre dúvidas frequentes, acesse seg.bb.com.br/duvidas.html
Mantenha-se seguro! Confira 10 dicas para proteger os seus dados bancários
1. NÃO COMPARTILHE a sua senha com ninguém
Ela é pessoal e intransferível e JAMAIS DEVE SER fornecida a alguém. Se deseja escrevê-la em algum papel, guarde-o em local seguro. O mais recomendado é tentar memorizá-la ou salvar o código em um gerenciador específico para isso (1Password, Bitwarden, entre outros).
2. ESCOLHA senhas de difícil dedução
Opte por caracteres difíceis de serem adivinhados. O ideal é uma senha complexa sem relação com você (dados pessoais, data de aniversário, nome dos pais, etc.). Sempre que possível, utilize números, letras e símbolos.
3. USE sempre o domínio oficial do BB
QUALQUER CONSULTA à sua conta bancária só deve ser feita por meio do site oficial do BB. Sempre que acessar, observe se a URL está correta: www.bb.com.br
4. DESCONFIE de links recebidos por e-mail, SMS e redes sociais
Mesmo que tenha sido enviado por alguém conhecido, não clique em links de procedência duvidosa enviados por e-mail, SMS ou redes sociais. Além disso, jamais compartilhe os códigos recebidos em seu celular.
5. EVITE usar redes Wi-Fi públicas ou serviços de VPN gratuitos
Wi-Fi público é mais propenso à vulnerabilidade, o que facilita a abertura para entrada de malware entre os dispositivos conectados. Se for necessário usar o Internet Banking fora de casa, use a internet de um dispositivo seguro, como o seu celular.
6. MANTENHA o antivírus instalado e atualizado
Com o uso de um bom antivírus, além do módulo de segurança, as ameaças serão identificadas e neutralizadas antes que atinjam você. Manter o antivírus atualizado é imprescindível, pois novos malwares surgem todos os dias.
7. BAIXE aplicativos apenas de lojas oficiais
Antes de baixar, confirme se os aplicativos são oficiais. Cheque opiniões de usuários também.
8. NÃO ENTREGUE o seu cartão para ninguém
NENHUMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA envia motoboy ou quem quer que seja para recolhimento de cartão. De modo algum isso acontece.
9. LIGUE E CONFIRME com a pessoa antes de emprestar dinheiro solicitado por mensagem
Precaução é a palavra de ordem! NUNCA FAÇA transferências ou pagamentos por solicitação feita apenas por mensagens, principalmente se o destinatário for uma terceira pessoa.
10. CONFIRA sempre o destinatário antes de fazer uma transferência ou um pagamento
Antes de confirmar a transação, confira os dados de quem vai receber a transferência.
Quer saber mais sobre como proteger os seus dados? Acesse o Podcast Segurança em Rede – Episódio 4 – Como evitar que roubem seus dados na internet.
Comentários:
Carregando Comentários...
LUIZ EDUARDO LARANJEIRA DA SILVA:
21/08/2024 11:30
Estou em Portugal e preciso acessar minha conta, pra isso, instalei o módulo de segurança BB. Ocorre que, quando tento acessar a conta, ao colocar Agência, conta e senha, aparece uma mensagem informando que o computador utilizado não está cadastrado na base de dados do BB. Pede que eu confirme meu telefone para o envio de um sms, para envio de um código. Ocorre que, como estou em Portugal, essa mensagem não chega. É possível o envio desse código pelo e-mail?
Bomfim:
06/08/2024 18:13
Abri conta recentemente, e ao tentar entrar na página fui levado para a rotina de instalação do diagnóstico. O problema é que ele não conclui a rotina com sucesso, dá erro na fase de certificados, depois o erro com mensagem “Ocorreu um problema durante o download”. Existe um passo-a-passo mais detalhado? É necessário desativar firewall ou antivírus?
Angela Marins S Moreira:
17/06/2024 11:15
Não consigo instalar o módulo de segurança. Não abre o site seg.bb.com.br.
BlogBB:
26/06/2024 14:47
Oi, Angela! Não identificamos indisponibilidade no link: seg.bb.com.br . Caso ainda tenha dificuldade em realizar o acesso, por favor, chame a gente pelas páginas oficiais do BB no Facebook (Messenger) ou Instagram (Direct), enviando #atendimentoBB, ou contate o SAC (0800 729 0722) para que possamos te auxiliar.
KEI:
14/06/2024 21:21
Estou usando o Windows 11, mas não consigo instalar o módulo de segurança.
BlogBB:
26/06/2024 14:14
Oi, KEI! Por favor, chame a gente pelas páginas oficiais do BB no Facebook (Messenger) ou Instagram (Direct), enviando #atendimentoBB, ou contate o SAC (0800 729 0722) para verificarmos melhor seu caso.
André:
14/05/2024 12:54
Acessar o website “seg.bb.com.br” através do navegador Mozilla Firefox (versão 126.0 (64-bit)) resulta em erro “SEC_ERROR_REVOKED_CERTIFICATE”. Favor revisar os certificados OCSP de segurança, se possível.
BlogBB:
24/05/2024 17:02
Olá, André. Encaminhamos pra área responsável verificar o que está acontecendo.👍
Pedro:
15/04/2024 20:49
O modulo de segurança é um componente extremamente invasivo, que instala componentes no kernel do sistema operacional, e causa travamentos e uso excessivo de recursos. Se o itaú é capaz de oferecer uma versão do site distribuida em um app desktop, porque o banco do brasil insiste em forçar os usuários a instalar essa porcaria de modulo?
Jaylor Gonçalves Junior:
31/12/2023 09:18
Saudações!
Por estar desatento, quase fui vítima de ‘phishing’: abri uma msg que começava com “BB…”, alertando-me para resgatar pontos, que sempre converti em $.
Convicto de que era do BBrasil cliquei no link. Na sucessão de telas informei a agência, n° conta, senha de 8 dígitos. Quando me pediram a senha de 6 dígitos foi que me dei de conta que era um golpe – para depósito não se informam as senhas.
Prontamente atendido pela minha Gerente de Conta, fui à agência, onde cadastrei novas senhas; isto foi rápido. Porém, todo o processo, incluindo a formatação do celular, reinstalação e recuperação de informações levou 3 dias(!).
Este comentário não tem nada a ver com a inserção do Módulo de Segurança, mas achei importante fazer este relato para destacar a importância de focarmos naquilo que vamos acessar no celular / computador, bem como destacar e agradecer o pronto atendimento que recebi por parte do banco.
Atenciosamente.
peterle:
31/03/2023 08:02
muito bom
VAMBERTO:
29/03/2023 13:08
LIBERAR TRANSFERENCIA
BlogBB:
30/03/2023 12:02
Olá, Vamberto! Após a instalação do módulo de segurança você já terá acesso à sua conta pelo site do BB! Para efetuar a liberação do equipamento para transações, como transferências, basta acessar Segurança > Liberação de computador – SMS > Solicitar código de liberação ou através de um TAA BB na opção Segurança e senhas> Autorizar computadores. Se tiver qualquer dúvida, nos chame através das redes sociais do BB: Messenger do facebook, Direct do Instagram ou DM do Twitter. Por lá é só enviar a hashtag #atendimentoBB que podemos auxiliar 😉
Denilson Bonfanti:
29/03/2023 12:48
positivo