Uma floricultura encantadora, uma doceria de dar água na boca, uma pequena loja de quadros na esquina do bairro. Não importa. Se você for dono de uma empresa, o seu negócio muito provavelmente tem uma razão social e um nome fantasia

Apesar de andarem juntos, na hora de abrir uma empresa, os dois nomes costumam confundir empreendedores, já que seus significados e sua importância são diferentes. 

.

Mas afinal, o que é razão social?

A razão social nada mais é que o nome de registro da empresa junto aos órgãos do Governo. Ela será utilizada em documentos legais, contratos, notas fiscais, em escrituras, entre outros.

Ela também é conhecida como nome comercial, denominação social ou firma empresarial, e o seu registro é obrigatório na hora de abrir qualquer empresa, independentemente do ramo. 

A hora é agora: qual nome escolher para a razão social? 

Pode parecer complicado, mas se o empreendedor tiver as informações certas, a escolha do nome da razão social pode ser fácil. Aqui vão algumas dicas:

  • Busque conferir se existe alguma outra empresa com o nome escolhido. Lembre-se que é proibido por lei o registro de empresas com nomes ou marcas iguais.
  • A atividade da sua empresa pode ser um bom caminho para quem quiser associar o serviço prestado ao nome.
  • LTDA e S.A. são abreviações respectivamente de sociedade limitada e sociedade anônima. As siglas podem ser inseridas no nome da razão social, desde que a sua empresa possua sócios com responsabilidades “limitadas” dentro do negócio (LTDA) ou tenha o capital dividido em ações (S.A.). 

>

E nome fantasia, o que é?

O nome fantasia é a marca da sua empresa. Ela não é obrigatória, não segue tantas regras, mas é igualmente importante. 

Aqui, a criatividade para a escolha do nome é livre e o que vale é criar algo marcante, já que é ele que será por certo divulgado para clientes, público em geral, materiais de publicidade, entre outros. 

Lembre-se que o nome fantasia da sua empresa tem que ser único. Ou seja, nenhuma outra empresa, por lei, poderá ter o mesmo nome ou marca registrada. Caso contrário, ele não poderá ser usado. 

Marca registrada

A marca da sua empresa é a sua identidade visual e também precisa ser exclusiva. É ela quem vai apresentar ao mundo dos negócios a essência da sua empresa e o que ela representa.

.

Sou MEI. Posso ter nome fantasia? 

Sim, Microempreendedor Individual (MEI) pode igualmente registrar um nome fantasia para o seu negócio. 

Isso pode ser feito em dois momentos, tanto na hora de formalizar a sua empresa quanto depois, acessando o site do Governo na área de Atualização Cadastral de MEI.

Lembre-se que ser MEI tem diversos benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença, além da possibilidade de participar de licitações públicas.
Agora que você já sabe o que é razão social e nome fantasia, já pode começar a tirar seus planos do papel, formalizar a sua empresa e fazer grandes negócios.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...