Se você se preocupa para onde vai o seu lixo e de onde vêm os produtos que compra, também deve pensar no que é feito com o dinheiro que você investe.
Para isso, existem os investimentos ASG. Eles consideram fatores ambientais, sociais e de governança na hora de selecionar onde o recurso será aplicado.
É importante destacar que ASG é a sigla em português.
Então, como a tendência é mundial, não se espante se encontrar por aí a sigla ESG (Environmental, Social and Governance, no inglês) para tratar do mesmo assunto.
Partiu conhecer tudo sobre esses investimentos?
.
Por que investir em ASG
Os investimentos ASG são uma opção para quem deseja estimular um ambiente de negócios que considere resultados financeiros aliados a um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
Além da variedade, há opções para diferentes perfis, do mais conservador ao mais agressivo.
Os investidores, em especial as novas gerações, buscam se relacionar com empresas sustentáveis ou orientadas por propósitos.
Além disso, diversos estudos mostram que o nível de adequação às práticas ASG interferem diretamente no desempenho, na confiança do mercado e na reputação das corporações.
De acordo com o relatório “Better Business, Better World” da Comissão de Desenvolvimento Empresarial e Sustentável, organizações gerenciadas com abordagem ASG de longo prazo e foco claro na sustentabilidade têm desempenho financeiro melhor do que aquelas que não são.
.
Uma tendência real
Mundialmente, empresas listadas em índices de sustentabilidade costumam receber mais atenção dos analistas financeiros e apresentam aumento na porcentagem de ações detidas por investidores de longo prazo (também conhecida como estratégia buy and hold).
Essa informação indica que eles estão cada vez mais atentos às empresas que valorizam a sustentabilidade.
Segundo a McKinsey, no podcast Inside The Strategy Room, um quarto dos ativos disponíveis para investimentos nos Estados Unidos já obedecem a critérios ASG.
.
Como investir em ASG
A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) divide os produtos financeiros ASG em quatro grupos.
Ações
Há várias opções na bolsa de valores para quem quer colocar dinheiro em um negócio sustentável.
O investidor pode comprar ações de companhias com práticas ASG ou mesmo daquelas que oferecem produtos e serviços ambientais.
Debêntures
Emprestar dinheiro para empresas sustentáveis também é uma forma de investir em ASG. Nesse caso, por meio das debêntures emitidas por essas companhias.
E, claro, saberá que seu dinheiro foi usado para promover algo com preocupações socioambientais e de governança.
Fundos de Investimento
Outra opção de investir em renda variável com foco em ASG é por meio dos fundos.
O grande diferencial aqui é terceirizar as decisões para especialistas. É um gestor profissional que definirá a estratégia.
Há fundos de ações que adotam a estratégia ASG e investem em empresas que atendam a tais critérios.
Outra opção são os fundos de índices, os ETFS. Para seguir na linha ASG, eles replicam índices de sustentabilidade. Os resultados, então, vão refletir os indicadores.
Títulos verdes
Os títulos verdes, ou green bonds, são alternativas de investimento sustentável muito focadas nos valores ASG. São famosos nos Estados Unidos e estão ficando mais comuns no Brasil.
E nada mais são que títulos de renda fixa com os quais empresas captam recursos para o financiamento de projetos sustentáveis, como investimento em energia solar, otimização de processos produtivos industriais, uso de tecnologias verdes.
São emitidos tanto por empresas privadas quanto por negócios públicos, funcionando como títulos de dívida.
Os instrumentos financeiros mais usados nesse sentido são Letras Financeiras, os Certificados de Recebíveis, tanto os imobiliários (CRI), quanto os do Agronegócio (CRA).
.
Compromissos verdes do BB
Já imaginou ser reconhecido como o Banco mais sustentável do mundo? A gente já.
Em 2021, o BB foi reconhecido como o banco mais sustentável do mundo pelo ranking Global 100, da Corporate Knights.
Além disso, o BB faz parte de índices de sustentabilidade internacionais e nacionais, como o DJSI da Bolsa de Nova Iorque, o FTSE4 da Bolsa de Valores de Londres e o ISE da B3,e é avaliado com o “AA” pela Morgan Stanley Capital International (MSCI) ESG.
O BB também é pioneiro quando o assunto é investimentos ASG.
Um dos primeiros fundos com a temática no Brasil, o hoje chamado BB Ações Sustentabilidade, foi lançado em 2005.
Além disso, em 2018, foi lançado o primeiro fundo ligado à igualdade de gênero, o BB Ações Equidade. E, no final de junho deste ano, o Banco do Brasil reforçou seu portfólio ASG com o lançamento da BB LCA Verde.
O BB reconhece os desafios para o futuro e se propõe a exercer um papel transformador na sociedade, negócios e planeta. Por isso assumiu 10 compromissos para um mundo mais sustentável.
Que tal aproveitar que você já conhece tudo sobre os investimentos ASG e conhecer a família de investimentos ASG do Banco do Brasil?
Comentários:
Carregando Comentários...