Os novos modelos de trabalho são formas modernas de organizar e realizar as atividades profissionais, adaptando-se às mudanças sociais, tecnológicas, econômicas e culturais. Essas novas abordagens atendem às demandas de uma força de trabalho diversificada e às expectativas dos colaboradores sobre suas carreiras.
O trabalho flexível está ganhando destaque, impulsionado pela tecnologia, digitalização e pela pandemia de Covid-19. Além do trabalho flexível, há duas outras subtendências que podem impactar o mercado de trabalho. A primeira é a Gig Economy, que envolve serviços temporários e flexíveis, sem vínculos empregatícios tradicionais. A segunda é a saúde mental e bem-estar, focada em estratégias e programas para manter o equilíbrio emocional e a qualidade de vida dos colaboradores.
Nos últimos anos, os modelos de trabalho têm evoluído significativamente, impulsionados por avanços tecnológicos e mudanças nas expectativas dos trabalhadores. A adoção de práticas como o trabalho remoto, horários flexíveis e ambientes de trabalho híbridos tem se tornado cada vez mais comum. Essas mudanças não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos funcionários, mas também permitem que as empresas atraiam e retenham talentos de forma mais eficaz, como podem ser observados nos exemplos abaixo:
- Semana de 4 dias: Uma pesquisa de 2023 da empresa norte-americana Resume Builder, mostrou que 20% dos empregadores nos EUA já adotaram a semana de trabalho de quatro dias, e 41% planejam fazer o mesmo.
- Banco Efí: Primeiro no Brasil a adotar a semana de quatro dias, desde julho de 2022. Benefício permanente desde outubro de 2023 que aumentou a retenção de funcionários e o faturamento em 16%, além de reduzir pedidos de demissão em 74%.
- Trabalho remoto: Empresas como Citibank e Barclays oferecem opções de trabalho remoto parcial ou integral, dependendo da função e do acordo com o gestor.
- Santander Work Café: O Santander criou espaços de coworking dentro das agências bancárias. Lá, as pessoas podem trabalhar juntas de forma inovadora. Além disso, o banco implantou também o programa “Meu lugar: carreira Santander”, que permite aos funcionários mudarem de área dentro do banco, conforme seus interesses e habilidades.
- Rotação no Itaú: O Itaú oferece programas de trainee e estágio onde os jovens podem conhecer várias áreas do banco e participar de projetos importantes. Eles querem formar líderes com visão ampla e espírito empreendedor.
- Top Employers Brasil: o Banco do Brasil recebeu em 2022 uma certificação concedida pelo Top Employers Institute pelos quesitos avaliados, entre eles oportunidades contínuas de crescimento e capacitação para os funcionários. Este reconhecimento destaca o compromisso do BB em manter práticas de gestão de pessoas de alta qualidade e em promover um ambiente de trabalho que valoriza e desenvolve seus talentos.
Perspectivas
O trabalho remoto está se tornando cada vez mais comum, permitindo que os colaboradores realizem suas atividades profissionais fora do escritório tradicional. Estatísticas da Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua (PNAD) (2023) comprovam a crescente vantagem do trabalho remoto no Brasil: cerca de 9,5 milhões de pessoas trabalharam remotamente em 2022. Além disso, segundo o IPEA (2023), aproximadamente 20,5 milhões de pessoas estão em ocupações com potencial de serem realizadas de forma remota, o que representa 22,6% do total.
Nesse contexto, pesquisa da PwC e do PageGroup (2022) aponta que 71% dos colaboradores esperam que o ambiente de trabalho se torne mais informal ou flexível nos próximos anos. A Accenture (2022) também destaca que 83% dos colaboradores em todo mundo preferem um modelo de trabalho híbrido.
Por outro lado, o relatório da Korn Ferry sobre tendências de RH revela que a maioria dos empregadores espera que seus funcionários trabalhem de dois (61%) a três dias (27%) por semana presencialmente. As segundas e sextas-feiras são os dias geralmente escolhidos para trabalhar de casa, o que pode ser observado no trânsito das grandes cidades.
Além da remuneração, benefícios não financeiros são considerados tão importantes para 90% dos profissionais brasileiros, conforme mostra o estudo da Randstad de 2023. A flexibilidade é mais relevante para os trabalhadores brasileiros do que o plano de saúde, de acordo com levantamento efetuado em 2023 pela WeWork.
De acordo com o relatório Evolving Together, da consultoria BSI (2024), temas como flexibilidade, requalificação e foco na saúde e bem-estar serão fundamentais para as empresas manterem o engajamento de seus funcionários e potencializarem seus resultados.
Confira abaixo a pílula megatendências 2029 – Novos Modelos de Trabalho
Gostou do conteúdo? Acompanhe aqui no Blog BB a próxima Megatendência: Reskilling e Upskilling.
Leia também:
É profissional liberal? Conheça as vantagens exclusivas que só o BB oferece para você
Open Banking: mais confiança, menos burocracia
Comentários:
Carregando Comentários...