Mais um ano se inicia, e você talvez esteja, neste exato momento, conferindo o último relatório de desempenho da sua carteira de investimentos, para saber como ela se comportou em 2021.

Se isso se aplica a você, significa que tem aplicações pelas quais zelar. Financeiramente falando, você está um passo à frente da maioria dos brasileiros.

Mas não é porque você tem uma reserva de emergência, e até aquela verba separada para um projeto importante (a viagem dos sonhos, a casa própria, a aposentadoria tranquila), que você tem que ficar parado: também é possível melhorar sua saúde financeira. Como? Diversificando!

Com a diversificação dos investimentos, é possível buscar melhores rentabilidades, com um risco controlado, que você esteja disposto a assumir.

Qual é o seu objetivo de vida?

Pra que você junta dinheiro?

A reserva de emergência dispensa explicações. Seu nome diz a que veio. E se você é um poupador, vamos partir da ideia de que sua reserva está separadinha nos ativos adequados para lançar mão quando for preciso.

E o dinheiro além das emergências? O que você quer fazer com o dinheiro que está guardando?

Ter objetivos claros é muito importante na hora de diversificar, porque vai determinar o tipo de investimento que você fará.

Para ajudá-lo na tarefa, existe o Robô Advisor do BB, chamado “Investir com um Objetivo”: uma solução que une inteligência artificial e a expertise dos nossos especialistas, com informações sobre você, as tendências do mercado e da economia, para construir uma carteira de investimentos personalizada para os seus objetivos.

E no app BB, é possível organizar os investimentos de acordo com cada meta, acompanhar a rentabilidade e fazer novas aplicações.

Como diversificar os investimentos?

A mecânica da diversificação não é complicada. O que você precisa ter em mente é uma palavra: equilíbrio. Equilibrar diferentes tipos de investimento, com riscos diferentes, para que se busque a melhor relação risco x retorno que você está disposto a encarar para atingir determinado objetivo. Já falamos sobre isso aqui no blog, explicando o que é volatilidade.

Na escala dos perfis de investidor, do conservador ao agressivo, não existe certo ou errado, somente o que combina melhor com você no momento de vida em que está. 

Por isso é tão importante se conhecer, saber o seu perfil de investidor, para que você possa ter em mente qual o seu estilo na hora de aplicar, e para que o Banco também possa oferecer os investimentos mais adequados ao que você precisa.  

E é aí que entra novamente o investir com um objetivo, o Robô Advisor do BB, de que falamos há pouco: com ele, é possível fazer a diversificação da sua carteira em poucos cliques, contando com a curadoria dos especialistas do Banco do Brasil para oferecer os investimentos mais adequados para cada um dos seus objetivos.

Lembrando que uma boa carteira de investimentos deve ser pensada em camadas: primeiro, o dinheiro para emergências; depois, para médio, longo e longuíssimo prazos.

E, independentemente do horizonte de seus objetivos, o comportamento mais importante a ser construído é a constância, o hábito de investir. Ao investir todos os meses, você facilitará o crescimento de seus investimentos.

Vale lembrar que com os juros compostos, quanto maior o capital investido, maior o valor de juros recebido, e esses valores (capital e juros) passam a ser a base para o cálculo de juros do mês seguinte. Isso é o que muitos educadores financeiros chamam de “mágica dos juros compostos”.

Quem deve diversificar?

A diversificação de investimentos é para todos.

O conservador pode dar um passo além e experimentar ativos com um pouco mais de risco, em busca de melhores retornos. Os moderados já costumam buscar uma carteira equilibrada e, consequentemente, mais diversificada.

Os investidores arrojados e agressivos, em contrapartida, podem recorrer à diversificação para tentar reduzir a volatilidade de suas carteiras de investimentos, proteger os recursos investidos para objetivos mais a curto prazo ou até mesmo buscar oportunidades em meio às oscilações do mercado, por exemplo.

Para saber mais sobre diversificação, vale conferir o InvesTalk do Banco do Brasil sobre o assunto, a seguir.

Essas dicas são ótimas, não é mesmo? E é importante você ter sempre uma coisa em mente: ao investir, você está entrando em uma maratona, não em uma corrida de fim de semana.

Movimentos de vai e vem do mercado são naturais e fazem parte do jogo. Por isso é tão importante se conhecer e ter foco nos seus objetivos.

Investir exige estratégia. Essa estratégia muda com o tempo. Sua experiência também. Tire proveito disso. E, qualquer dúvida, conte com o BB.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...